Mineração de Dados aplicada à fisioterapia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro Carvalho, Deborah
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Duarte Moser, Auristela, Andrade da Silva, Verônica, Dallagassa, Marcelo Rosano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21421
Resumo: Introdução: Com o aumento da quantidade de dados armazenados na prática da Fisioterapia e da área de saúde em geral, amplia-se, também, a possibilidade de obtenção de informações importantes no apoio ao processo decisório dos profissionais de saúde. Porém, muitas vezes, o volume de dados gerados é tão grande que dificulta sua utilização, demandando processos mais sofisticados para a manipulação de tais dados. Objetivo: Este artigo se propõe a apresentar e discutir o potencial de utilização do processo KDD sobre um conjunto de dados de acompanhamento fisioterapêutico de pacientes, bem como sua utilidade na tomada de decisões terapêuticas ou profiláticas. Metodologia: Selecionou-se um subconjunto de dados, referentes a prontuários disponíveis em uma clínica de fisioterapia, do qual foram extraídos três grandes grupos-alvo de tarefas de Mineração de Dados: associação, classificação e agrupamento, explicitados no texto. Resultados: Foram extraídos padrões a partir dos dados, de tal forma que se permitisse ao leitor entender passo a passo o processo, ampliando sua compreensão dos resultados obtidos. Foram descobertos padrões em diversos formatos, os quais evidenciaram as possíveis relações entre as variáveis disponíveis. Em seguida, não apenas os padrões foram discutidos, mas, também, a importância da qualidade dos dados coletados. Conclusões: Fisioter Mov. 2012 jul/set;25(3):595-605 Carvalho DR, Moser AD, da Silva VA, Dallagassa MR. 596 As etapas de classificação, descoberta de regras de associação e agrupamento dos dados oportunizou melhor entendimento das especificidades de pacientes atendidos pela clínica em questão, ampliando, assim, o conhecimento do profissional na identificação das condutas a serem adotadas.
id PUC_PR-26_11d3979761f868b4ccc0fcce1ab164c1
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/21421
network_acronym_str PUC_PR-26
network_name_str Fisioterapia em Movimento
repository_id_str
spelling Mineração de Dados aplicada à fisioterapiaIntrodução: Com o aumento da quantidade de dados armazenados na prática da Fisioterapia e da área de saúde em geral, amplia-se, também, a possibilidade de obtenção de informações importantes no apoio ao processo decisório dos profissionais de saúde. Porém, muitas vezes, o volume de dados gerados é tão grande que dificulta sua utilização, demandando processos mais sofisticados para a manipulação de tais dados. Objetivo: Este artigo se propõe a apresentar e discutir o potencial de utilização do processo KDD sobre um conjunto de dados de acompanhamento fisioterapêutico de pacientes, bem como sua utilidade na tomada de decisões terapêuticas ou profiláticas. Metodologia: Selecionou-se um subconjunto de dados, referentes a prontuários disponíveis em uma clínica de fisioterapia, do qual foram extraídos três grandes grupos-alvo de tarefas de Mineração de Dados: associação, classificação e agrupamento, explicitados no texto. Resultados: Foram extraídos padrões a partir dos dados, de tal forma que se permitisse ao leitor entender passo a passo o processo, ampliando sua compreensão dos resultados obtidos. Foram descobertos padrões em diversos formatos, os quais evidenciaram as possíveis relações entre as variáveis disponíveis. Em seguida, não apenas os padrões foram discutidos, mas, também, a importância da qualidade dos dados coletados. Conclusões: Fisioter Mov. 2012 jul/set;25(3):595-605 Carvalho DR, Moser AD, da Silva VA, Dallagassa MR. 596 As etapas de classificação, descoberta de regras de associação e agrupamento dos dados oportunizou melhor entendimento das especificidades de pacientes atendidos pela clínica em questão, ampliando, assim, o conhecimento do profissional na identificação das condutas a serem adotadas.Editora PUCPRESS2017-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/2142110.1590/S0103-51502012000300015Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 25 No. 3 (2012)Fisioterapia em Movimento; v. 25 n. 3 (2012)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21421/20523Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro Carvalho, DeborahDuarte Moser, AuristelaAndrade da Silva, VerônicaDallagassa, Marcelo Rosano2022-03-07T19:00:35Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/21421Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T19:00:35Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv Mineração de Dados aplicada à fisioterapia
title Mineração de Dados aplicada à fisioterapia
spellingShingle Mineração de Dados aplicada à fisioterapia
Ribeiro Carvalho, Deborah
title_short Mineração de Dados aplicada à fisioterapia
title_full Mineração de Dados aplicada à fisioterapia
title_fullStr Mineração de Dados aplicada à fisioterapia
title_full_unstemmed Mineração de Dados aplicada à fisioterapia
title_sort Mineração de Dados aplicada à fisioterapia
author Ribeiro Carvalho, Deborah
author_facet Ribeiro Carvalho, Deborah
Duarte Moser, Auristela
Andrade da Silva, Verônica
Dallagassa, Marcelo Rosano
author_role author
author2 Duarte Moser, Auristela
Andrade da Silva, Verônica
Dallagassa, Marcelo Rosano
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro Carvalho, Deborah
Duarte Moser, Auristela
Andrade da Silva, Verônica
Dallagassa, Marcelo Rosano
description Introdução: Com o aumento da quantidade de dados armazenados na prática da Fisioterapia e da área de saúde em geral, amplia-se, também, a possibilidade de obtenção de informações importantes no apoio ao processo decisório dos profissionais de saúde. Porém, muitas vezes, o volume de dados gerados é tão grande que dificulta sua utilização, demandando processos mais sofisticados para a manipulação de tais dados. Objetivo: Este artigo se propõe a apresentar e discutir o potencial de utilização do processo KDD sobre um conjunto de dados de acompanhamento fisioterapêutico de pacientes, bem como sua utilidade na tomada de decisões terapêuticas ou profiláticas. Metodologia: Selecionou-se um subconjunto de dados, referentes a prontuários disponíveis em uma clínica de fisioterapia, do qual foram extraídos três grandes grupos-alvo de tarefas de Mineração de Dados: associação, classificação e agrupamento, explicitados no texto. Resultados: Foram extraídos padrões a partir dos dados, de tal forma que se permitisse ao leitor entender passo a passo o processo, ampliando sua compreensão dos resultados obtidos. Foram descobertos padrões em diversos formatos, os quais evidenciaram as possíveis relações entre as variáveis disponíveis. Em seguida, não apenas os padrões foram discutidos, mas, também, a importância da qualidade dos dados coletados. Conclusões: Fisioter Mov. 2012 jul/set;25(3):595-605 Carvalho DR, Moser AD, da Silva VA, Dallagassa MR. 596 As etapas de classificação, descoberta de regras de associação e agrupamento dos dados oportunizou melhor entendimento das especificidades de pacientes atendidos pela clínica em questão, ampliando, assim, o conhecimento do profissional na identificação das condutas a serem adotadas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21421
10.1590/S0103-51502012000300015
url https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21421
identifier_str_mv 10.1590/S0103-51502012000300015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21421/20523
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 25 No. 3 (2012)
Fisioterapia em Movimento; v. 25 n. 3 (2012)
1980-5918
reponame:Fisioterapia em Movimento
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Fisioterapia em Movimento
collection Fisioterapia em Movimento
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv rubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br
_version_ 1799138746229063680