PERFIL PSICOMOTOR DE ESCOLARES: quanto ao gênero, à idade gestacional e ao aspecto físico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Karina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Tudella, Eloisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19017
Resumo: O estudo objetiva caracterizar o perfil psicomotor de escolares da primeira série do ensino fundamental de um colégio particular quanto ao gênero, à idade gestacional e ao aspecto físico. Participaram 37 escolares com média de sete anos e dois meses (±0,4), caracterizados quanto ao gênero (20 meninos e 17 meninas), a idade gestacional (30 a termo e sete pré-termo) e ao aspecto físico (21 ectomorfos, dez mesomorfos e seis endomorfos). Após o consentimento dos pais, os escolares foram avaliados uma única vez. Pela Bateria Psicomotora de Fonseca, avaliou-se o perfil psicomotor nos 7 fatores: Tonicidade, Equilibração, Lateralização, Noção do Corpo, Estruturação Espaço-temporal, Praxia Global e Praxia Fina. Tais fatores são pontuados de um a quatro (perfil apráxico; dispráxico, eupráxico e hiperpráxico, respectivamente). Os dados foram analisados pelos testes ANOVA (p£0,05) e pos hoc de Duncan. Os gêneros não apresentaram diferença significativa (p=0,848) em seus desempenhos. Os nascidos a termo apresentaram desempenho significativo (p=0,047) na Praxia Fina em relação aos nascidos pré-termo. Os mesomorfos são significativamente superiores aos ectomorfos na Tonicidade (p=0,013). Os mesomorfos também foram significativamente superiores aos ectomorfos e endomorfos na Equilibraçã (p=0,050). Os endomorfos foram significativamente superiores (p=0,018) aos ectomorfos e mesomorfos na Praxia Global. O perfil psicomotor dos escolares quanto ao gênero, à idade gestacional e ao aspecto físico foi predominantemente eupráxico, nos fatores Tonicidade, Equilibração e Lateralização; predominante hiperpráxico na Estruturação Espaço-temporal. Na Praxia Global e Fina houve variabilidade entre os perfis apráxico, dispráxico e eupráxico.
id PUC_PR-26_26b9944b778405289915fa061405fb55
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/19017
network_acronym_str PUC_PR-26
network_name_str Fisioterapia em Movimento
repository_id_str
spelling PERFIL PSICOMOTOR DE ESCOLARES: quanto ao gênero, à idade gestacional e ao aspecto físicoO estudo objetiva caracterizar o perfil psicomotor de escolares da primeira série do ensino fundamental de um colégio particular quanto ao gênero, à idade gestacional e ao aspecto físico. Participaram 37 escolares com média de sete anos e dois meses (±0,4), caracterizados quanto ao gênero (20 meninos e 17 meninas), a idade gestacional (30 a termo e sete pré-termo) e ao aspecto físico (21 ectomorfos, dez mesomorfos e seis endomorfos). Após o consentimento dos pais, os escolares foram avaliados uma única vez. Pela Bateria Psicomotora de Fonseca, avaliou-se o perfil psicomotor nos 7 fatores: Tonicidade, Equilibração, Lateralização, Noção do Corpo, Estruturação Espaço-temporal, Praxia Global e Praxia Fina. Tais fatores são pontuados de um a quatro (perfil apráxico; dispráxico, eupráxico e hiperpráxico, respectivamente). Os dados foram analisados pelos testes ANOVA (p£0,05) e pos hoc de Duncan. Os gêneros não apresentaram diferença significativa (p=0,848) em seus desempenhos. Os nascidos a termo apresentaram desempenho significativo (p=0,047) na Praxia Fina em relação aos nascidos pré-termo. Os mesomorfos são significativamente superiores aos ectomorfos na Tonicidade (p=0,013). Os mesomorfos também foram significativamente superiores aos ectomorfos e endomorfos na Equilibraçã (p=0,050). Os endomorfos foram significativamente superiores (p=0,018) aos ectomorfos e mesomorfos na Praxia Global. O perfil psicomotor dos escolares quanto ao gênero, à idade gestacional e ao aspecto físico foi predominantemente eupráxico, nos fatores Tonicidade, Equilibração e Lateralização; predominante hiperpráxico na Estruturação Espaço-temporal. Na Praxia Global e Fina houve variabilidade entre os perfis apráxico, dispráxico e eupráxico.Editora PUCPRESS2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19017Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 21 No. 1 (2008)Fisioterapia em Movimento; v. 21 n. 1 (2008)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19017/18365Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, KarinaTudella, Eloisa2022-03-07T18:59:26Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/19017Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T18:59:26Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv PERFIL PSICOMOTOR DE ESCOLARES: quanto ao gênero, à idade gestacional e ao aspecto físico
title PERFIL PSICOMOTOR DE ESCOLARES: quanto ao gênero, à idade gestacional e ao aspecto físico
spellingShingle PERFIL PSICOMOTOR DE ESCOLARES: quanto ao gênero, à idade gestacional e ao aspecto físico
Pereira, Karina
title_short PERFIL PSICOMOTOR DE ESCOLARES: quanto ao gênero, à idade gestacional e ao aspecto físico
title_full PERFIL PSICOMOTOR DE ESCOLARES: quanto ao gênero, à idade gestacional e ao aspecto físico
title_fullStr PERFIL PSICOMOTOR DE ESCOLARES: quanto ao gênero, à idade gestacional e ao aspecto físico
title_full_unstemmed PERFIL PSICOMOTOR DE ESCOLARES: quanto ao gênero, à idade gestacional e ao aspecto físico
title_sort PERFIL PSICOMOTOR DE ESCOLARES: quanto ao gênero, à idade gestacional e ao aspecto físico
author Pereira, Karina
author_facet Pereira, Karina
Tudella, Eloisa
author_role author
author2 Tudella, Eloisa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Karina
Tudella, Eloisa
description O estudo objetiva caracterizar o perfil psicomotor de escolares da primeira série do ensino fundamental de um colégio particular quanto ao gênero, à idade gestacional e ao aspecto físico. Participaram 37 escolares com média de sete anos e dois meses (±0,4), caracterizados quanto ao gênero (20 meninos e 17 meninas), a idade gestacional (30 a termo e sete pré-termo) e ao aspecto físico (21 ectomorfos, dez mesomorfos e seis endomorfos). Após o consentimento dos pais, os escolares foram avaliados uma única vez. Pela Bateria Psicomotora de Fonseca, avaliou-se o perfil psicomotor nos 7 fatores: Tonicidade, Equilibração, Lateralização, Noção do Corpo, Estruturação Espaço-temporal, Praxia Global e Praxia Fina. Tais fatores são pontuados de um a quatro (perfil apráxico; dispráxico, eupráxico e hiperpráxico, respectivamente). Os dados foram analisados pelos testes ANOVA (p£0,05) e pos hoc de Duncan. Os gêneros não apresentaram diferença significativa (p=0,848) em seus desempenhos. Os nascidos a termo apresentaram desempenho significativo (p=0,047) na Praxia Fina em relação aos nascidos pré-termo. Os mesomorfos são significativamente superiores aos ectomorfos na Tonicidade (p=0,013). Os mesomorfos também foram significativamente superiores aos ectomorfos e endomorfos na Equilibraçã (p=0,050). Os endomorfos foram significativamente superiores (p=0,018) aos ectomorfos e mesomorfos na Praxia Global. O perfil psicomotor dos escolares quanto ao gênero, à idade gestacional e ao aspecto físico foi predominantemente eupráxico, nos fatores Tonicidade, Equilibração e Lateralização; predominante hiperpráxico na Estruturação Espaço-temporal. Na Praxia Global e Fina houve variabilidade entre os perfis apráxico, dispráxico e eupráxico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19017
url https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19017/18365
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 21 No. 1 (2008)
Fisioterapia em Movimento; v. 21 n. 1 (2008)
1980-5918
reponame:Fisioterapia em Movimento
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Fisioterapia em Movimento
collection Fisioterapia em Movimento
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv rubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br
_version_ 1799138744871157760