PERFIL PSICOMOTOR DE ESCOLARES: quanto ao gênero, à idade gestacional e ao aspecto físico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fisioterapia em Movimento |
Texto Completo: | https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19017 |
Resumo: | O estudo objetiva caracterizar o perfil psicomotor de escolares da primeira série do ensino fundamental de um colégio particular quanto ao gênero, à idade gestacional e ao aspecto físico. Participaram 37 escolares com média de sete anos e dois meses (±0,4), caracterizados quanto ao gênero (20 meninos e 17 meninas), a idade gestacional (30 a termo e sete pré-termo) e ao aspecto físico (21 ectomorfos, dez mesomorfos e seis endomorfos). Após o consentimento dos pais, os escolares foram avaliados uma única vez. Pela Bateria Psicomotora de Fonseca, avaliou-se o perfil psicomotor nos 7 fatores: Tonicidade, Equilibração, Lateralização, Noção do Corpo, Estruturação Espaço-temporal, Praxia Global e Praxia Fina. Tais fatores são pontuados de um a quatro (perfil apráxico; dispráxico, eupráxico e hiperpráxico, respectivamente). Os dados foram analisados pelos testes ANOVA (p£0,05) e pos hoc de Duncan. Os gêneros não apresentaram diferença significativa (p=0,848) em seus desempenhos. Os nascidos a termo apresentaram desempenho significativo (p=0,047) na Praxia Fina em relação aos nascidos pré-termo. Os mesomorfos são significativamente superiores aos ectomorfos na Tonicidade (p=0,013). Os mesomorfos também foram significativamente superiores aos ectomorfos e endomorfos na Equilibraçã (p=0,050). Os endomorfos foram significativamente superiores (p=0,018) aos ectomorfos e mesomorfos na Praxia Global. O perfil psicomotor dos escolares quanto ao gênero, à idade gestacional e ao aspecto físico foi predominantemente eupráxico, nos fatores Tonicidade, Equilibração e Lateralização; predominante hiperpráxico na Estruturação Espaço-temporal. Na Praxia Global e Fina houve variabilidade entre os perfis apráxico, dispráxico e eupráxico. |
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PERFIL PSICOMOTOR DE ESCOLARES: quanto ao gênero, à idade gestacional e ao aspecto físicoO estudo objetiva caracterizar o perfil psicomotor de escolares da primeira série do ensino fundamental de um colégio particular quanto ao gênero, à idade gestacional e ao aspecto físico. Participaram 37 escolares com média de sete anos e dois meses (±0,4), caracterizados quanto ao gênero (20 meninos e 17 meninas), a idade gestacional (30 a termo e sete pré-termo) e ao aspecto físico (21 ectomorfos, dez mesomorfos e seis endomorfos). Após o consentimento dos pais, os escolares foram avaliados uma única vez. Pela Bateria Psicomotora de Fonseca, avaliou-se o perfil psicomotor nos 7 fatores: Tonicidade, Equilibração, Lateralização, Noção do Corpo, Estruturação Espaço-temporal, Praxia Global e Praxia Fina. Tais fatores são pontuados de um a quatro (perfil apráxico; dispráxico, eupráxico e hiperpráxico, respectivamente). Os dados foram analisados pelos testes ANOVA (p£0,05) e pos hoc de Duncan. Os gêneros não apresentaram diferença significativa (p=0,848) em seus desempenhos. Os nascidos a termo apresentaram desempenho significativo (p=0,047) na Praxia Fina em relação aos nascidos pré-termo. Os mesomorfos são significativamente superiores aos ectomorfos na Tonicidade (p=0,013). Os mesomorfos também foram significativamente superiores aos ectomorfos e endomorfos na Equilibraçã (p=0,050). Os endomorfos foram significativamente superiores (p=0,018) aos ectomorfos e mesomorfos na Praxia Global. O perfil psicomotor dos escolares quanto ao gênero, à idade gestacional e ao aspecto físico foi predominantemente eupráxico, nos fatores Tonicidade, Equilibração e Lateralização; predominante hiperpráxico na Estruturação Espaço-temporal. Na Praxia Global e Fina houve variabilidade entre os perfis apráxico, dispráxico e eupráxico.Editora PUCPRESS2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19017Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 21 No. 1 (2008)Fisioterapia em Movimento; v. 21 n. 1 (2008)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19017/18365Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, KarinaTudella, Eloisa2022-03-07T18:59:26Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/19017Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T18:59:26Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false |
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