EFICIÊNCIA DO TREINO DE EQUILÍBRIO NA ESCLEROSE MÚLTIPLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Sara RM
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bensuaski, Karina, Cacho, Enio Walker Azevedo, Oberg, Telma Dagmar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18867
Resumo: A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crônica e progressiva, de causa desconhecida, que acomete adulto jovem, levando ao aparecimento de diversos sintomas e sinais neurológicos. O déficit de equilíbrio é um dos sintomas mais comuns, incapacitando os indivíduos a deambular e podendo levar a quedas. O objetivo do presente estudo foi avaliar a eficiência do treino de equilíbrio em pacientes com EM. Foram selecionados 10 pacientes, aleatoriamente, do Serviço de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Unicamp, de ambos os sexos, na fase surto-remissão, entre 28 e 53 anos. As avaliações foram realizadas no início e no final do tratamento, por meio dos instrumentos de mensuração: Escala de Equilíbrio de Berg, Dizziness Handicap Inventory, Equiscale, Medida de Independência Funcional e Escala de Estado de Deficiência Expandida. A amostra foi dividida em dois grupos de cinco indivíduos: o grupo controle e o grupo de treinamento. A pesquisa revelou que não houve diferença estatística entre os grupos estudados, ocorrendo uma elevação nas pontuações médias de ambos os grupos. Porém foi possível a constatação clínica de melhora qualitativa no equilíbrio e atividades funcionais do grupo submetido ao treinamento de equilíbrio.
id PUC_PR-26_739e66d15a12972c726595abc1ef8751
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/18867
network_acronym_str PUC_PR-26
network_name_str Fisioterapia em Movimento
repository_id_str
spelling EFICIÊNCIA DO TREINO DE EQUILÍBRIO NA ESCLEROSE MÚLTIPLAA Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crônica e progressiva, de causa desconhecida, que acomete adulto jovem, levando ao aparecimento de diversos sintomas e sinais neurológicos. O déficit de equilíbrio é um dos sintomas mais comuns, incapacitando os indivíduos a deambular e podendo levar a quedas. O objetivo do presente estudo foi avaliar a eficiência do treino de equilíbrio em pacientes com EM. Foram selecionados 10 pacientes, aleatoriamente, do Serviço de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Unicamp, de ambos os sexos, na fase surto-remissão, entre 28 e 53 anos. As avaliações foram realizadas no início e no final do tratamento, por meio dos instrumentos de mensuração: Escala de Equilíbrio de Berg, Dizziness Handicap Inventory, Equiscale, Medida de Independência Funcional e Escala de Estado de Deficiência Expandida. A amostra foi dividida em dois grupos de cinco indivíduos: o grupo controle e o grupo de treinamento. A pesquisa revelou que não houve diferença estatística entre os grupos estudados, ocorrendo uma elevação nas pontuações médias de ambos os grupos. Porém foi possível a constatação clínica de melhora qualitativa no equilíbrio e atividades funcionais do grupo submetido ao treinamento de equilíbrio.Editora PUCPRESS2017-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18867Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 20 No. 2 (2007)Fisioterapia em Movimento; v. 20 n. 2 (2007)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18867/18249Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Sara RMBensuaski, KarinaCacho, Enio Walker AzevedoOberg, Telma Dagmar2022-03-07T18:59:15Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/18867Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T18:59:15Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv EFICIÊNCIA DO TREINO DE EQUILÍBRIO NA ESCLEROSE MÚLTIPLA
title EFICIÊNCIA DO TREINO DE EQUILÍBRIO NA ESCLEROSE MÚLTIPLA
spellingShingle EFICIÊNCIA DO TREINO DE EQUILÍBRIO NA ESCLEROSE MÚLTIPLA
Almeida, Sara RM
title_short EFICIÊNCIA DO TREINO DE EQUILÍBRIO NA ESCLEROSE MÚLTIPLA
title_full EFICIÊNCIA DO TREINO DE EQUILÍBRIO NA ESCLEROSE MÚLTIPLA
title_fullStr EFICIÊNCIA DO TREINO DE EQUILÍBRIO NA ESCLEROSE MÚLTIPLA
title_full_unstemmed EFICIÊNCIA DO TREINO DE EQUILÍBRIO NA ESCLEROSE MÚLTIPLA
title_sort EFICIÊNCIA DO TREINO DE EQUILÍBRIO NA ESCLEROSE MÚLTIPLA
author Almeida, Sara RM
author_facet Almeida, Sara RM
Bensuaski, Karina
Cacho, Enio Walker Azevedo
Oberg, Telma Dagmar
author_role author
author2 Bensuaski, Karina
Cacho, Enio Walker Azevedo
Oberg, Telma Dagmar
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Sara RM
Bensuaski, Karina
Cacho, Enio Walker Azevedo
Oberg, Telma Dagmar
description A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crônica e progressiva, de causa desconhecida, que acomete adulto jovem, levando ao aparecimento de diversos sintomas e sinais neurológicos. O déficit de equilíbrio é um dos sintomas mais comuns, incapacitando os indivíduos a deambular e podendo levar a quedas. O objetivo do presente estudo foi avaliar a eficiência do treino de equilíbrio em pacientes com EM. Foram selecionados 10 pacientes, aleatoriamente, do Serviço de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Unicamp, de ambos os sexos, na fase surto-remissão, entre 28 e 53 anos. As avaliações foram realizadas no início e no final do tratamento, por meio dos instrumentos de mensuração: Escala de Equilíbrio de Berg, Dizziness Handicap Inventory, Equiscale, Medida de Independência Funcional e Escala de Estado de Deficiência Expandida. A amostra foi dividida em dois grupos de cinco indivíduos: o grupo controle e o grupo de treinamento. A pesquisa revelou que não houve diferença estatística entre os grupos estudados, ocorrendo uma elevação nas pontuações médias de ambos os grupos. Porém foi possível a constatação clínica de melhora qualitativa no equilíbrio e atividades funcionais do grupo submetido ao treinamento de equilíbrio.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18867
url https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18867/18249
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 20 No. 2 (2007)
Fisioterapia em Movimento; v. 20 n. 2 (2007)
1980-5918
reponame:Fisioterapia em Movimento
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Fisioterapia em Movimento
collection Fisioterapia em Movimento
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv rubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br
_version_ 1799138744797757440