Exercício resistido em idosos frágeis: uma revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caseri Câmara, Lucas
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Corrêa Bastos, Carina, Fernandes Tinoco Volpe, Esther
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21375
Resumo: Introdução: A síndrome da fragilidade, bastante comum em pessoas de idade avançada, consiste em um conjunto de sinais e sintomas no qual estão presentes critérios como perda de peso corporal não intencional em um ano (aproximadamente 5%), diminuição na velocidade da marcha, níveis baixos de atividade física,exaustão subjetiva e diminuição de força muscular. Os consequentes efeitos dessas mudanças relacionadas à idade, que incluem sarcopenia, disfunção imunológica e desregulação neuroendócrina, aumentam a vulnerabilidade do organismo ao estresse, reduzindo a habilidade de adaptar, compensar ou modular esses estímulos.Diferentes intervenções têm sido propostas para atenuar esse processo, sendo o exercício resistido(ER) uma das opções estudadas. Objetivo: Realizar uma revisão bibliográfica averiguando os efeitos dos ER na fisiopatologia da síndrome da fragilidade. Materiais e métodos: Foi realizada uma revisão bibliográfica do período de 2004 a 2010, por meio das bases de dados LILACS, MEDLINE e PubMed. Resultados: Por meio das análises dos estudos, foram observadas alterações nos sistemas hormonal e imune, atuando de forma sistêmica na reversão ou minimização dos efeitos da sarcopenia exercendo influência positiva na síndrome da fragilidade. Conclusão: O ER deve ser indicado como opção terapêutica para idosos frágeis ou pré-frágeis que não apresentem contra indicações para realização desta modalidade de exercício.
id PUC_PR-26_78cc565007745e17ff3a22ac82a3bc4a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/21375
network_acronym_str PUC_PR-26
network_name_str Fisioterapia em Movimento
repository_id_str
spelling Exercício resistido em idosos frágeis: uma revisão da literaturaIntrodução: A síndrome da fragilidade, bastante comum em pessoas de idade avançada, consiste em um conjunto de sinais e sintomas no qual estão presentes critérios como perda de peso corporal não intencional em um ano (aproximadamente 5%), diminuição na velocidade da marcha, níveis baixos de atividade física,exaustão subjetiva e diminuição de força muscular. Os consequentes efeitos dessas mudanças relacionadas à idade, que incluem sarcopenia, disfunção imunológica e desregulação neuroendócrina, aumentam a vulnerabilidade do organismo ao estresse, reduzindo a habilidade de adaptar, compensar ou modular esses estímulos.Diferentes intervenções têm sido propostas para atenuar esse processo, sendo o exercício resistido(ER) uma das opções estudadas. Objetivo: Realizar uma revisão bibliográfica averiguando os efeitos dos ER na fisiopatologia da síndrome da fragilidade. Materiais e métodos: Foi realizada uma revisão bibliográfica do período de 2004 a 2010, por meio das bases de dados LILACS, MEDLINE e PubMed. Resultados: Por meio das análises dos estudos, foram observadas alterações nos sistemas hormonal e imune, atuando de forma sistêmica na reversão ou minimização dos efeitos da sarcopenia exercendo influência positiva na síndrome da fragilidade. Conclusão: O ER deve ser indicado como opção terapêutica para idosos frágeis ou pré-frágeis que não apresentem contra indicações para realização desta modalidade de exercício.Editora PUCPRESS2017-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/2137510.1590/S0103-51502012000200021Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 25 No. 2 (2012)Fisioterapia em Movimento; v. 25 n. 2 (2012)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21375/20483Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaseri Câmara, LucasCorrêa Bastos, CarinaFernandes Tinoco Volpe, Esther2022-03-07T19:00:30Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/21375Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T19:00:30Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv Exercício resistido em idosos frágeis: uma revisão da literatura
title Exercício resistido em idosos frágeis: uma revisão da literatura
spellingShingle Exercício resistido em idosos frágeis: uma revisão da literatura
Caseri Câmara, Lucas
title_short Exercício resistido em idosos frágeis: uma revisão da literatura
title_full Exercício resistido em idosos frágeis: uma revisão da literatura
title_fullStr Exercício resistido em idosos frágeis: uma revisão da literatura
title_full_unstemmed Exercício resistido em idosos frágeis: uma revisão da literatura
title_sort Exercício resistido em idosos frágeis: uma revisão da literatura
author Caseri Câmara, Lucas
author_facet Caseri Câmara, Lucas
Corrêa Bastos, Carina
Fernandes Tinoco Volpe, Esther
author_role author
author2 Corrêa Bastos, Carina
Fernandes Tinoco Volpe, Esther
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caseri Câmara, Lucas
Corrêa Bastos, Carina
Fernandes Tinoco Volpe, Esther
description Introdução: A síndrome da fragilidade, bastante comum em pessoas de idade avançada, consiste em um conjunto de sinais e sintomas no qual estão presentes critérios como perda de peso corporal não intencional em um ano (aproximadamente 5%), diminuição na velocidade da marcha, níveis baixos de atividade física,exaustão subjetiva e diminuição de força muscular. Os consequentes efeitos dessas mudanças relacionadas à idade, que incluem sarcopenia, disfunção imunológica e desregulação neuroendócrina, aumentam a vulnerabilidade do organismo ao estresse, reduzindo a habilidade de adaptar, compensar ou modular esses estímulos.Diferentes intervenções têm sido propostas para atenuar esse processo, sendo o exercício resistido(ER) uma das opções estudadas. Objetivo: Realizar uma revisão bibliográfica averiguando os efeitos dos ER na fisiopatologia da síndrome da fragilidade. Materiais e métodos: Foi realizada uma revisão bibliográfica do período de 2004 a 2010, por meio das bases de dados LILACS, MEDLINE e PubMed. Resultados: Por meio das análises dos estudos, foram observadas alterações nos sistemas hormonal e imune, atuando de forma sistêmica na reversão ou minimização dos efeitos da sarcopenia exercendo influência positiva na síndrome da fragilidade. Conclusão: O ER deve ser indicado como opção terapêutica para idosos frágeis ou pré-frágeis que não apresentem contra indicações para realização desta modalidade de exercício.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21375
10.1590/S0103-51502012000200021
url https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21375
identifier_str_mv 10.1590/S0103-51502012000200021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21375/20483
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 25 No. 2 (2012)
Fisioterapia em Movimento; v. 25 n. 2 (2012)
1980-5918
reponame:Fisioterapia em Movimento
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Fisioterapia em Movimento
collection Fisioterapia em Movimento
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv rubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br
_version_ 1799138746198654976