O EQUILÍBRIO DE UM MÚSICO COM E SEM O TRANSPORTE DO INSTRUMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Clarissa Stefani
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Kothe, Fausto, Bolli Mota, Carlos, Felden Pereira, Érico
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19341
Resumo: INTRODUÇÃO: A integridade do sistema locomotor pode ser comprometida pelo transporte de determinados objetos principalmente quando é realizado de forma inadequada. O transporte de instrumentos musicais, devido a seu peso e tamanho, pode contribuir para o surgimento de disfunções corporais nos músicos que necessitam realizá-lo com frequência, influenciando o equilíbrio e postura corporal. Logo, buscou-se investigar o equilíbrio de um músico com e sem o transporte de seu instrumento e possíveis assimetrias do corpo por meio da força vertical de reação do solo. MATERIAIS e MÉTODOS: Para aquisição dos dados cinéticos do equilíbrio foram utilizadas duas plataformas de força AMTI (Advanced Mechanical Technologies, Inc.). Para a comparação dos dados foi utilizado o teste t de Student com nível de probabilidade de significância de 5%. O indivíduo totalizou 40 tentativas: 20 sem o transporte do instrumento e 20 com o transporte do instrumento. RESULTADOS: O transporte da carga (7,75% do peso corporal do músico) causou alterações no aparelho locomotor. A variável força de reação vertical do solo, durante o equilíbrio estático, apresentou diferenças estatisticamente significativas (p<0,001) quando o músico transportou o instrumento. CONCLUSÃO: Portanto, foram identificadas assimetrias, indicando compensação para as diferentes sobrecargas em ambos os hemisférios corporais.
id PUC_PR-26_7b850199965cdf4e5c9ca429947f3ce8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/19341
network_acronym_str PUC_PR-26
network_name_str Fisioterapia em Movimento
repository_id_str
spelling O EQUILÍBRIO DE UM MÚSICO COM E SEM O TRANSPORTE DO INSTRUMENTOINTRODUÇÃO: A integridade do sistema locomotor pode ser comprometida pelo transporte de determinados objetos principalmente quando é realizado de forma inadequada. O transporte de instrumentos musicais, devido a seu peso e tamanho, pode contribuir para o surgimento de disfunções corporais nos músicos que necessitam realizá-lo com frequência, influenciando o equilíbrio e postura corporal. Logo, buscou-se investigar o equilíbrio de um músico com e sem o transporte de seu instrumento e possíveis assimetrias do corpo por meio da força vertical de reação do solo. MATERIAIS e MÉTODOS: Para aquisição dos dados cinéticos do equilíbrio foram utilizadas duas plataformas de força AMTI (Advanced Mechanical Technologies, Inc.). Para a comparação dos dados foi utilizado o teste t de Student com nível de probabilidade de significância de 5%. O indivíduo totalizou 40 tentativas: 20 sem o transporte do instrumento e 20 com o transporte do instrumento. RESULTADOS: O transporte da carga (7,75% do peso corporal do músico) causou alterações no aparelho locomotor. A variável força de reação vertical do solo, durante o equilíbrio estático, apresentou diferenças estatisticamente significativas (p<0,001) quando o músico transportou o instrumento. CONCLUSÃO: Portanto, foram identificadas assimetrias, indicando compensação para as diferentes sobrecargas em ambos os hemisférios corporais.Editora PUCPRESS2017-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19341Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 22 No. 1 (2009)Fisioterapia em Movimento; v. 22 n. 1 (2009)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19341/18689Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Clarissa StefaniKothe, FaustoBolli Mota, CarlosFelden Pereira, Érico2022-03-07T18:59:39Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/19341Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T18:59:39Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv O EQUILÍBRIO DE UM MÚSICO COM E SEM O TRANSPORTE DO INSTRUMENTO
title O EQUILÍBRIO DE UM MÚSICO COM E SEM O TRANSPORTE DO INSTRUMENTO
spellingShingle O EQUILÍBRIO DE UM MÚSICO COM E SEM O TRANSPORTE DO INSTRUMENTO
Teixeira, Clarissa Stefani
title_short O EQUILÍBRIO DE UM MÚSICO COM E SEM O TRANSPORTE DO INSTRUMENTO
title_full O EQUILÍBRIO DE UM MÚSICO COM E SEM O TRANSPORTE DO INSTRUMENTO
title_fullStr O EQUILÍBRIO DE UM MÚSICO COM E SEM O TRANSPORTE DO INSTRUMENTO
title_full_unstemmed O EQUILÍBRIO DE UM MÚSICO COM E SEM O TRANSPORTE DO INSTRUMENTO
title_sort O EQUILÍBRIO DE UM MÚSICO COM E SEM O TRANSPORTE DO INSTRUMENTO
author Teixeira, Clarissa Stefani
author_facet Teixeira, Clarissa Stefani
Kothe, Fausto
Bolli Mota, Carlos
Felden Pereira, Érico
author_role author
author2 Kothe, Fausto
Bolli Mota, Carlos
Felden Pereira, Érico
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Clarissa Stefani
Kothe, Fausto
Bolli Mota, Carlos
Felden Pereira, Érico
description INTRODUÇÃO: A integridade do sistema locomotor pode ser comprometida pelo transporte de determinados objetos principalmente quando é realizado de forma inadequada. O transporte de instrumentos musicais, devido a seu peso e tamanho, pode contribuir para o surgimento de disfunções corporais nos músicos que necessitam realizá-lo com frequência, influenciando o equilíbrio e postura corporal. Logo, buscou-se investigar o equilíbrio de um músico com e sem o transporte de seu instrumento e possíveis assimetrias do corpo por meio da força vertical de reação do solo. MATERIAIS e MÉTODOS: Para aquisição dos dados cinéticos do equilíbrio foram utilizadas duas plataformas de força AMTI (Advanced Mechanical Technologies, Inc.). Para a comparação dos dados foi utilizado o teste t de Student com nível de probabilidade de significância de 5%. O indivíduo totalizou 40 tentativas: 20 sem o transporte do instrumento e 20 com o transporte do instrumento. RESULTADOS: O transporte da carga (7,75% do peso corporal do músico) causou alterações no aparelho locomotor. A variável força de reação vertical do solo, durante o equilíbrio estático, apresentou diferenças estatisticamente significativas (p<0,001) quando o músico transportou o instrumento. CONCLUSÃO: Portanto, foram identificadas assimetrias, indicando compensação para as diferentes sobrecargas em ambos os hemisférios corporais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19341
url https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19341/18689
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 22 No. 1 (2009)
Fisioterapia em Movimento; v. 22 n. 1 (2009)
1980-5918
reponame:Fisioterapia em Movimento
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Fisioterapia em Movimento
collection Fisioterapia em Movimento
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv rubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br
_version_ 1799138745232916480