Participação e necessidade de assistência na realização de tarefas escolares em crianças com paralisia cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá de Souza, Edifrance
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Camargos, Ana Cristina Resende, de Ávila, Niníea Cristina Inês, Siqueira, Flaviane Mara da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21075
Resumo: Introdução: A educação é um bem-estar relacionado à saúde. Acredita-se que no ambiente escolar as crianças com necessidades especiais podem alcançar o mais completo progresso educacional e de integração social. Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar a participação e a necessidade de assistência na realização de tarefas escolares em crianças com paralisia cerebral (PC). Materiais e métodos: Trinta crianças com PC foram avaliadas por meio do School Function Assessment (SFA). A análise estatística foi realizada por meio do teste Mann Whitney, do coeficiente de correlação de Spearman e da análise de regressão múltipla stepwise backward. Resultados: Foram encontradas diferenças significativas entre os grupos em todas as partes do SFA. Houve correlação negativa entre o nível de comprometimento motor e as partes I e II do SFA e correlação positiva entre as partes I e II do SFA. Conclusão: A inserção das crianças com PC em um meio coletivo e de participação é dificultada, muitas vezes, pelos múltiplos comprometimentos da criança. O grau de comprometimento motor e a necessidade de assistência na realização de tarefas físicas e cognitivas/comportamentais juntos explicaram 89% da variabilidade da participação escolar em crianças com PC. A necessidade de assistência na realização de tarefas físicas foi o fator que representou maior influência à restrição na participação escolar.
id PUC_PR-26_7d75a6cd94f9144bfb8dd7e67b062e7d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/21075
network_acronym_str PUC_PR-26
network_name_str Fisioterapia em Movimento
repository_id_str
spelling Participação e necessidade de assistência na realização de tarefas escolares em crianças com paralisia cerebralIntrodução: A educação é um bem-estar relacionado à saúde. Acredita-se que no ambiente escolar as crianças com necessidades especiais podem alcançar o mais completo progresso educacional e de integração social. Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar a participação e a necessidade de assistência na realização de tarefas escolares em crianças com paralisia cerebral (PC). Materiais e métodos: Trinta crianças com PC foram avaliadas por meio do School Function Assessment (SFA). A análise estatística foi realizada por meio do teste Mann Whitney, do coeficiente de correlação de Spearman e da análise de regressão múltipla stepwise backward. Resultados: Foram encontradas diferenças significativas entre os grupos em todas as partes do SFA. Houve correlação negativa entre o nível de comprometimento motor e as partes I e II do SFA e correlação positiva entre as partes I e II do SFA. Conclusão: A inserção das crianças com PC em um meio coletivo e de participação é dificultada, muitas vezes, pelos múltiplos comprometimentos da criança. O grau de comprometimento motor e a necessidade de assistência na realização de tarefas físicas e cognitivas/comportamentais juntos explicaram 89% da variabilidade da participação escolar em crianças com PC. A necessidade de assistência na realização de tarefas físicas foi o fator que representou maior influência à restrição na participação escolar.Editora PUCPRESS2017-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/2107510.1590/S0103-51502011000300005Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 24 No. 3 (2011)Fisioterapia em Movimento; v. 24 n. 3 (2011)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21075/20221Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSá de Souza, EdifranceCamargos, Ana Cristina Resendede Ávila, Niníea Cristina InêsSiqueira, Flaviane Mara da Silva2022-03-07T19:00:11Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/21075Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T19:00:11Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv Participação e necessidade de assistência na realização de tarefas escolares em crianças com paralisia cerebral
title Participação e necessidade de assistência na realização de tarefas escolares em crianças com paralisia cerebral
spellingShingle Participação e necessidade de assistência na realização de tarefas escolares em crianças com paralisia cerebral
Sá de Souza, Edifrance
title_short Participação e necessidade de assistência na realização de tarefas escolares em crianças com paralisia cerebral
title_full Participação e necessidade de assistência na realização de tarefas escolares em crianças com paralisia cerebral
title_fullStr Participação e necessidade de assistência na realização de tarefas escolares em crianças com paralisia cerebral
title_full_unstemmed Participação e necessidade de assistência na realização de tarefas escolares em crianças com paralisia cerebral
title_sort Participação e necessidade de assistência na realização de tarefas escolares em crianças com paralisia cerebral
author Sá de Souza, Edifrance
author_facet Sá de Souza, Edifrance
Camargos, Ana Cristina Resende
de Ávila, Niníea Cristina Inês
Siqueira, Flaviane Mara da Silva
author_role author
author2 Camargos, Ana Cristina Resende
de Ávila, Niníea Cristina Inês
Siqueira, Flaviane Mara da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá de Souza, Edifrance
Camargos, Ana Cristina Resende
de Ávila, Niníea Cristina Inês
Siqueira, Flaviane Mara da Silva
description Introdução: A educação é um bem-estar relacionado à saúde. Acredita-se que no ambiente escolar as crianças com necessidades especiais podem alcançar o mais completo progresso educacional e de integração social. Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar a participação e a necessidade de assistência na realização de tarefas escolares em crianças com paralisia cerebral (PC). Materiais e métodos: Trinta crianças com PC foram avaliadas por meio do School Function Assessment (SFA). A análise estatística foi realizada por meio do teste Mann Whitney, do coeficiente de correlação de Spearman e da análise de regressão múltipla stepwise backward. Resultados: Foram encontradas diferenças significativas entre os grupos em todas as partes do SFA. Houve correlação negativa entre o nível de comprometimento motor e as partes I e II do SFA e correlação positiva entre as partes I e II do SFA. Conclusão: A inserção das crianças com PC em um meio coletivo e de participação é dificultada, muitas vezes, pelos múltiplos comprometimentos da criança. O grau de comprometimento motor e a necessidade de assistência na realização de tarefas físicas e cognitivas/comportamentais juntos explicaram 89% da variabilidade da participação escolar em crianças com PC. A necessidade de assistência na realização de tarefas físicas foi o fator que representou maior influência à restrição na participação escolar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21075
10.1590/S0103-51502011000300005
url https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21075
identifier_str_mv 10.1590/S0103-51502011000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21075/20221
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 24 No. 3 (2011)
Fisioterapia em Movimento; v. 24 n. 3 (2011)
1980-5918
reponame:Fisioterapia em Movimento
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Fisioterapia em Movimento
collection Fisioterapia em Movimento
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv rubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br
_version_ 1799138745775030272