Acessibilidade e crianças com paralisia cerebral: a visão do cuidador primário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Luciane Maria Fagundes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Caribé, Daniela, Guimarães, Pedro, Matsuda, Daniela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21049
Resumo: INTRODUÇAO: A Paralisia Cerebral (PC) é uma disfunção predominantemente sensório-motora que envolve distúrbios do tônus muscular, postura e movimentos voluntários, ocasionadas por lesões cerebrais não progressivas. Esta condição de saúde interfere de forma importante na interação da criança em contextos relevantes, que influencia a aquisição e o desempenho dos marcos motores básicos, bem como nas atividades da rotina diária. Assim, a acessibilidade é tema de fundamental importância na vida dessas crianças com PC, sendo o direito de todos para interagir com o meio e a construção de valores do indivíduo na sociedade, que elimina barreiras e comunicação destas com o mundo afora. OBJETIVO: Verificar as dificuldades de acessibilade, sob a ótica dos cuidadores primários, encontradas no cotidiano das crianças com PC. MÉTODO: Trata-se de um estudo qualitativo, de estudo de caso. Foram selecionados 03 cuidadores primários de crianças com PC que concordaram em realizar a entrevista e assinaram o TCLE. Os dados foram transcritos e categorizados. RESULTADOS E DISCUUSÃO: Verificou-se que a escassez de informações sobre as potencialidades da criança com PC, é comum na sociedade atual, o que contribui para existência de barreiras atitudinais, assim como para precaridade em acessibilidade geral destas pessoas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que é necessária inclusão de programas educativos nas escolas e maior apoio voltado aos cuidadores primários nas clínicas de reabilitação e outras instituições especializadas. pois mesmo diante das dificuldades as mães encontram formas e condições de cuidar e lutar por estas crianças.
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