Acessibilidade e crianças com paralisia cerebral: a visão do cuidador primário
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fisioterapia em Movimento |
Texto Completo: | https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21049 |
Resumo: | INTRODUÇAO: A Paralisia Cerebral (PC) é uma disfunção predominantemente sensório-motora que envolve distúrbios do tônus muscular, postura e movimentos voluntários, ocasionadas por lesões cerebrais não progressivas. Esta condição de saúde interfere de forma importante na interação da criança em contextos relevantes, que influencia a aquisição e o desempenho dos marcos motores básicos, bem como nas atividades da rotina diária. Assim, a acessibilidade é tema de fundamental importância na vida dessas crianças com PC, sendo o direito de todos para interagir com o meio e a construção de valores do indivíduo na sociedade, que elimina barreiras e comunicação destas com o mundo afora. OBJETIVO: Verificar as dificuldades de acessibilade, sob a ótica dos cuidadores primários, encontradas no cotidiano das crianças com PC. MÉTODO: Trata-se de um estudo qualitativo, de estudo de caso. Foram selecionados 03 cuidadores primários de crianças com PC que concordaram em realizar a entrevista e assinaram o TCLE. Os dados foram transcritos e categorizados. RESULTADOS E DISCUUSÃO: Verificou-se que a escassez de informações sobre as potencialidades da criança com PC, é comum na sociedade atual, o que contribui para existência de barreiras atitudinais, assim como para precaridade em acessibilidade geral destas pessoas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que é necessária inclusão de programas educativos nas escolas e maior apoio voltado aos cuidadores primários nas clínicas de reabilitação e outras instituições especializadas. pois mesmo diante das dificuldades as mães encontram formas e condições de cuidar e lutar por estas crianças. |
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Acessibilidade e crianças com paralisia cerebral: a visão do cuidador primárioINTRODUÇAO: A Paralisia Cerebral (PC) é uma disfunção predominantemente sensório-motora que envolve distúrbios do tônus muscular, postura e movimentos voluntários, ocasionadas por lesões cerebrais não progressivas. Esta condição de saúde interfere de forma importante na interação da criança em contextos relevantes, que influencia a aquisição e o desempenho dos marcos motores básicos, bem como nas atividades da rotina diária. Assim, a acessibilidade é tema de fundamental importância na vida dessas crianças com PC, sendo o direito de todos para interagir com o meio e a construção de valores do indivíduo na sociedade, que elimina barreiras e comunicação destas com o mundo afora. OBJETIVO: Verificar as dificuldades de acessibilade, sob a ótica dos cuidadores primários, encontradas no cotidiano das crianças com PC. MÉTODO: Trata-se de um estudo qualitativo, de estudo de caso. Foram selecionados 03 cuidadores primários de crianças com PC que concordaram em realizar a entrevista e assinaram o TCLE. Os dados foram transcritos e categorizados. RESULTADOS E DISCUUSÃO: Verificou-se que a escassez de informações sobre as potencialidades da criança com PC, é comum na sociedade atual, o que contribui para existência de barreiras atitudinais, assim como para precaridade em acessibilidade geral destas pessoas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que é necessária inclusão de programas educativos nas escolas e maior apoio voltado aos cuidadores primários nas clínicas de reabilitação e outras instituições especializadas. pois mesmo diante das dificuldades as mães encontram formas e condições de cuidar e lutar por estas crianças.Editora PUCPRESS2017-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/2104910.1590/S0103-51502011000200011Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 24 No. 2 (2011)Fisioterapia em Movimento; v. 24 n. 2 (2011)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21049/20199Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Luciane Maria FagundesCaribé, DanielaGuimarães, PedroMatsuda, Daniela2022-03-07T19:00:09Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/21049Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T19:00:09Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false |
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