Efeitos imediatos do alongamento em diferentes posicionamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro,Igor de Matos
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Góes,Ana Lúcia Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-51502010000400010
Resumo: INTRODUÇÃO: Exercícios de alongamento aumentam a extensibilidade dos tecidos moles e restauram o comprimento muscular. O alongamento produz efeitos imediatos e uma única sessão é capaz de melhorar a extensibilidade muscular e mobilidade articular. A técnica de alongamento e o posicionamento influenciam no nível de tensão muscular. OBJETIVO: O objetivo geral deste estudo foi determinar os efeitos imediatos do alongamento na flexibilidade do músculo iliopsoas em diferentes posicionamentos, em uma única sessão, identificando máxima tensão desta musculatura e relacionando o alongamento com alterações comuns do alinhamento lombo-pélvico no plano sagital. METODOLOGIA: Trata-se de um ensaio clínico controlado randomizado unicego. A população compreendeu estudantes com encurtamento do músculo iliopsoas. Foi realizada uma sessão de alongamento estático por um minuto com a extensão da articulação do quadril nos posicionamentos decúbito dorsal, semiflexão de joelhos, decúbito ventral e decúbito lateral. Para análise pareada das posições para o alongamento, foi utilizado o teste Wilcoxon (α < 0,01). RESULTADOS: Participaram do estudo 40 estudantes, divididos em grupos compostos por dez indivíduos. A média da idade foi de 22 ± 1,7 anos. A maioria dos participantes era do sexo feminino (77,5%) e 75% relataram episódio de dor lombar em alguma fase da vida. Observou-se, como efeitos imediatos do alongamento, um ganho na flexibilidade muscular nos posicionamentos decúbito dorsal, semiflexão de joelhos e decúbito lateral. Observou-se também tendência à retroversão e neutralização da pelve. CONCLUSÃO: Os diferentes posicionamentos fornecem maior variabilidade de posições, permitindo ao fisioterapeuta escolher qual a mais adequada para cada indivíduo.
id PUC_PR-26_8a81dedd6bc238117dd94be702d1357b
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-51502010000400010
network_acronym_str PUC_PR-26
network_name_str Fisioterapia em Movimento
repository_id_str
spelling Efeitos imediatos do alongamento em diferentes posicionamentosExercícios de alongamento muscularMúsculo psoasColuna vertebralINTRODUÇÃO: Exercícios de alongamento aumentam a extensibilidade dos tecidos moles e restauram o comprimento muscular. O alongamento produz efeitos imediatos e uma única sessão é capaz de melhorar a extensibilidade muscular e mobilidade articular. A técnica de alongamento e o posicionamento influenciam no nível de tensão muscular. OBJETIVO: O objetivo geral deste estudo foi determinar os efeitos imediatos do alongamento na flexibilidade do músculo iliopsoas em diferentes posicionamentos, em uma única sessão, identificando máxima tensão desta musculatura e relacionando o alongamento com alterações comuns do alinhamento lombo-pélvico no plano sagital. METODOLOGIA: Trata-se de um ensaio clínico controlado randomizado unicego. A população compreendeu estudantes com encurtamento do músculo iliopsoas. Foi realizada uma sessão de alongamento estático por um minuto com a extensão da articulação do quadril nos posicionamentos decúbito dorsal, semiflexão de joelhos, decúbito ventral e decúbito lateral. Para análise pareada das posições para o alongamento, foi utilizado o teste Wilcoxon (α < 0,01). RESULTADOS: Participaram do estudo 40 estudantes, divididos em grupos compostos por dez indivíduos. A média da idade foi de 22 ± 1,7 anos. A maioria dos participantes era do sexo feminino (77,5%) e 75% relataram episódio de dor lombar em alguma fase da vida. Observou-se, como efeitos imediatos do alongamento, um ganho na flexibilidade muscular nos posicionamentos decúbito dorsal, semiflexão de joelhos e decúbito lateral. Observou-se também tendência à retroversão e neutralização da pelve. CONCLUSÃO: Os diferentes posicionamentos fornecem maior variabilidade de posições, permitindo ao fisioterapeuta escolher qual a mais adequada para cada indivíduo.Pontifícia Universidade Católica do Paraná2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-51502010000400010Fisioterapia em Movimento v.23 n.4 2010reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PR10.1590/S0103-51502010000400010info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro,Igor de MatosGóes,Ana Lúcia Barbosapor2010-11-17T00:00:00Zoai:scielo:S0103-51502010000400010Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPUBhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2010-11-17T00:00Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos imediatos do alongamento em diferentes posicionamentos
title Efeitos imediatos do alongamento em diferentes posicionamentos
spellingShingle Efeitos imediatos do alongamento em diferentes posicionamentos
Pinheiro,Igor de Matos
Exercícios de alongamento muscular
Músculo psoas
Coluna vertebral
title_short Efeitos imediatos do alongamento em diferentes posicionamentos
title_full Efeitos imediatos do alongamento em diferentes posicionamentos
title_fullStr Efeitos imediatos do alongamento em diferentes posicionamentos
title_full_unstemmed Efeitos imediatos do alongamento em diferentes posicionamentos
title_sort Efeitos imediatos do alongamento em diferentes posicionamentos
author Pinheiro,Igor de Matos
author_facet Pinheiro,Igor de Matos
Góes,Ana Lúcia Barbosa
author_role author
author2 Góes,Ana Lúcia Barbosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro,Igor de Matos
Góes,Ana Lúcia Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Exercícios de alongamento muscular
Músculo psoas
Coluna vertebral
topic Exercícios de alongamento muscular
Músculo psoas
Coluna vertebral
description INTRODUÇÃO: Exercícios de alongamento aumentam a extensibilidade dos tecidos moles e restauram o comprimento muscular. O alongamento produz efeitos imediatos e uma única sessão é capaz de melhorar a extensibilidade muscular e mobilidade articular. A técnica de alongamento e o posicionamento influenciam no nível de tensão muscular. OBJETIVO: O objetivo geral deste estudo foi determinar os efeitos imediatos do alongamento na flexibilidade do músculo iliopsoas em diferentes posicionamentos, em uma única sessão, identificando máxima tensão desta musculatura e relacionando o alongamento com alterações comuns do alinhamento lombo-pélvico no plano sagital. METODOLOGIA: Trata-se de um ensaio clínico controlado randomizado unicego. A população compreendeu estudantes com encurtamento do músculo iliopsoas. Foi realizada uma sessão de alongamento estático por um minuto com a extensão da articulação do quadril nos posicionamentos decúbito dorsal, semiflexão de joelhos, decúbito ventral e decúbito lateral. Para análise pareada das posições para o alongamento, foi utilizado o teste Wilcoxon (α < 0,01). RESULTADOS: Participaram do estudo 40 estudantes, divididos em grupos compostos por dez indivíduos. A média da idade foi de 22 ± 1,7 anos. A maioria dos participantes era do sexo feminino (77,5%) e 75% relataram episódio de dor lombar em alguma fase da vida. Observou-se, como efeitos imediatos do alongamento, um ganho na flexibilidade muscular nos posicionamentos decúbito dorsal, semiflexão de joelhos e decúbito lateral. Observou-se também tendência à retroversão e neutralização da pelve. CONCLUSÃO: Os diferentes posicionamentos fornecem maior variabilidade de posições, permitindo ao fisioterapeuta escolher qual a mais adequada para cada indivíduo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-51502010000400010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-51502010000400010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-51502010000400010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento v.23 n.4 2010
reponame:Fisioterapia em Movimento
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Fisioterapia em Movimento
collection Fisioterapia em Movimento
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv rubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br
_version_ 1752128632428429312