Cuidado centrado na família em uma disciplina de fisioterapia: relato de casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Cunha, Romana Francthesk Mendes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costa, Karine Beatriz, Morais, Rosane Luzia de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/28880
Resumo: Introdução: O Cuidado Centrado na Família (CCF) é uma filosofia que reconhece a família como parceira no processo de intervenção e, atualmente, constitui uma das práticas mais importantes na intervenção fisioterapêutica pediátrica. Por este motivo, o CCF deveria fazer parte da formação em fisioterapia pediátrica de maneira que futuros fisioterapeutas pudessem inseri-lo em sua prática clínica. Objetivo: Verificar a viabilidade da aplicação do CCF em uma disciplina da graduação em Fisioterapia, com foco na atividade de crianças com condições de saúde variadas. Métodos: Trata-se de um relato de casos, a partir de informações coletadas em prontuários, sobre um programa de intervenção realizado com cinco crianças e suas famílias no contexto domiciliar, uma vez por semana, durante sete semanas, por discentes da disciplina de fisioterapia em pediatria. Para a avaliação pré e pós-intervenção das crianças, utilizaram-se instrumentos padronizados: Avaliação da Função Motora Grossa (GMFM) e Escala Motora Infantil de Alberta (AIMS). Foram coletatos relatos das famílias e discentes quanto à experiência com o CCF. Resultados: As crianças com comprometimento neurológico aumentaram a pontuação na área-meta do GMFM em mais de 5%, indicando melhora clínica. Uma criança de risco biológico selecionada apresentou AIMS percentil pré de < 25 e pós de 50, enquanto outra criança com atraso no desenvolvimento não alterou seu percentil. Ao final da intervenção as famílias relataram maior confiança na realização de atividades com suas crianças e os discentes relataram a experiência como relevante na formação profissional. Conclusão: A aplicação prática do CCF mostrou-se promissora no contexto acadêmico da fisioterapia pediátrica.
id PUC_PR-26_9a8c87cfa374b15cf7079f03716c58c7
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/28880
network_acronym_str PUC_PR-26
network_name_str Fisioterapia em Movimento
repository_id_str
spelling Cuidado centrado na família em uma disciplina de fisioterapia: relato de casosCriança. Família. Ensino Superior. Fisioterapia.Introdução: O Cuidado Centrado na Família (CCF) é uma filosofia que reconhece a família como parceira no processo de intervenção e, atualmente, constitui uma das práticas mais importantes na intervenção fisioterapêutica pediátrica. Por este motivo, o CCF deveria fazer parte da formação em fisioterapia pediátrica de maneira que futuros fisioterapeutas pudessem inseri-lo em sua prática clínica. Objetivo: Verificar a viabilidade da aplicação do CCF em uma disciplina da graduação em Fisioterapia, com foco na atividade de crianças com condições de saúde variadas. Métodos: Trata-se de um relato de casos, a partir de informações coletadas em prontuários, sobre um programa de intervenção realizado com cinco crianças e suas famílias no contexto domiciliar, uma vez por semana, durante sete semanas, por discentes da disciplina de fisioterapia em pediatria. Para a avaliação pré e pós-intervenção das crianças, utilizaram-se instrumentos padronizados: Avaliação da Função Motora Grossa (GMFM) e Escala Motora Infantil de Alberta (AIMS). Foram coletatos relatos das famílias e discentes quanto à experiência com o CCF. Resultados: As crianças com comprometimento neurológico aumentaram a pontuação na área-meta do GMFM em mais de 5%, indicando melhora clínica. Uma criança de risco biológico selecionada apresentou AIMS percentil pré de < 25 e pós de 50, enquanto outra criança com atraso no desenvolvimento não alterou seu percentil. Ao final da intervenção as famílias relataram maior confiança na realização de atividades com suas crianças e os discentes relataram a experiência como relevante na formação profissional. Conclusão: A aplicação prática do CCF mostrou-se promissora no contexto acadêmico da fisioterapia pediátrica.Editora PUCPRESS2021-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/2888010.1590/fm.2022.35301 Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 35 (2022): n. cont.Fisioterapia em Movimento; v. 35 (2022): n. cont.1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRengporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/28880/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/28880/25502Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Cunha, Romana Francthesk MendesCosta, Karine BeatrizMorais, Rosane Luzia de Souza2022-10-07T13:31:55Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/28880Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-10-07T13:31:55Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv Cuidado centrado na família em uma disciplina de fisioterapia: relato de casos
title Cuidado centrado na família em uma disciplina de fisioterapia: relato de casos
spellingShingle Cuidado centrado na família em uma disciplina de fisioterapia: relato de casos
da Cunha, Romana Francthesk Mendes
Criança. Família. Ensino Superior. Fisioterapia.
title_short Cuidado centrado na família em uma disciplina de fisioterapia: relato de casos
title_full Cuidado centrado na família em uma disciplina de fisioterapia: relato de casos
title_fullStr Cuidado centrado na família em uma disciplina de fisioterapia: relato de casos
title_full_unstemmed Cuidado centrado na família em uma disciplina de fisioterapia: relato de casos
title_sort Cuidado centrado na família em uma disciplina de fisioterapia: relato de casos
author da Cunha, Romana Francthesk Mendes
author_facet da Cunha, Romana Francthesk Mendes
Costa, Karine Beatriz
Morais, Rosane Luzia de Souza
author_role author
author2 Costa, Karine Beatriz
Morais, Rosane Luzia de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Cunha, Romana Francthesk Mendes
Costa, Karine Beatriz
Morais, Rosane Luzia de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Criança. Família. Ensino Superior. Fisioterapia.
topic Criança. Família. Ensino Superior. Fisioterapia.
description Introdução: O Cuidado Centrado na Família (CCF) é uma filosofia que reconhece a família como parceira no processo de intervenção e, atualmente, constitui uma das práticas mais importantes na intervenção fisioterapêutica pediátrica. Por este motivo, o CCF deveria fazer parte da formação em fisioterapia pediátrica de maneira que futuros fisioterapeutas pudessem inseri-lo em sua prática clínica. Objetivo: Verificar a viabilidade da aplicação do CCF em uma disciplina da graduação em Fisioterapia, com foco na atividade de crianças com condições de saúde variadas. Métodos: Trata-se de um relato de casos, a partir de informações coletadas em prontuários, sobre um programa de intervenção realizado com cinco crianças e suas famílias no contexto domiciliar, uma vez por semana, durante sete semanas, por discentes da disciplina de fisioterapia em pediatria. Para a avaliação pré e pós-intervenção das crianças, utilizaram-se instrumentos padronizados: Avaliação da Função Motora Grossa (GMFM) e Escala Motora Infantil de Alberta (AIMS). Foram coletatos relatos das famílias e discentes quanto à experiência com o CCF. Resultados: As crianças com comprometimento neurológico aumentaram a pontuação na área-meta do GMFM em mais de 5%, indicando melhora clínica. Uma criança de risco biológico selecionada apresentou AIMS percentil pré de < 25 e pós de 50, enquanto outra criança com atraso no desenvolvimento não alterou seu percentil. Ao final da intervenção as famílias relataram maior confiança na realização de atividades com suas crianças e os discentes relataram a experiência como relevante na formação profissional. Conclusão: A aplicação prática do CCF mostrou-se promissora no contexto acadêmico da fisioterapia pediátrica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/28880
10.1590/fm.2022.35301
url https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/28880
identifier_str_mv 10.1590/fm.2022.35301
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/28880/pdf
https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/28880/25502
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 35 (2022): n. cont.
Fisioterapia em Movimento; v. 35 (2022): n. cont.
1980-5918
reponame:Fisioterapia em Movimento
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Fisioterapia em Movimento
collection Fisioterapia em Movimento
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv rubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br
_version_ 1799138749583458304