Cuidado centrado na família em uma disciplina de fisioterapia: relato de casos
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Fisioterapia em Movimento |
Texto Completo: | https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/28880 |
Resumo: | Introdução: O Cuidado Centrado na Família (CCF) é uma filosofia que reconhece a família como parceira no processo de intervenção e, atualmente, constitui uma das práticas mais importantes na intervenção fisioterapêutica pediátrica. Por este motivo, o CCF deveria fazer parte da formação em fisioterapia pediátrica de maneira que futuros fisioterapeutas pudessem inseri-lo em sua prática clínica. Objetivo: Verificar a viabilidade da aplicação do CCF em uma disciplina da graduação em Fisioterapia, com foco na atividade de crianças com condições de saúde variadas. Métodos: Trata-se de um relato de casos, a partir de informações coletadas em prontuários, sobre um programa de intervenção realizado com cinco crianças e suas famílias no contexto domiciliar, uma vez por semana, durante sete semanas, por discentes da disciplina de fisioterapia em pediatria. Para a avaliação pré e pós-intervenção das crianças, utilizaram-se instrumentos padronizados: Avaliação da Função Motora Grossa (GMFM) e Escala Motora Infantil de Alberta (AIMS). Foram coletatos relatos das famílias e discentes quanto à experiência com o CCF. Resultados: As crianças com comprometimento neurológico aumentaram a pontuação na área-meta do GMFM em mais de 5%, indicando melhora clínica. Uma criança de risco biológico selecionada apresentou AIMS percentil pré de < 25 e pós de 50, enquanto outra criança com atraso no desenvolvimento não alterou seu percentil. Ao final da intervenção as famílias relataram maior confiança na realização de atividades com suas crianças e os discentes relataram a experiência como relevante na formação profissional. Conclusão: A aplicação prática do CCF mostrou-se promissora no contexto acadêmico da fisioterapia pediátrica. |
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Cuidado centrado na família em uma disciplina de fisioterapia: relato de casosCriança. Família. Ensino Superior. Fisioterapia.Introdução: O Cuidado Centrado na Família (CCF) é uma filosofia que reconhece a família como parceira no processo de intervenção e, atualmente, constitui uma das práticas mais importantes na intervenção fisioterapêutica pediátrica. Por este motivo, o CCF deveria fazer parte da formação em fisioterapia pediátrica de maneira que futuros fisioterapeutas pudessem inseri-lo em sua prática clínica. Objetivo: Verificar a viabilidade da aplicação do CCF em uma disciplina da graduação em Fisioterapia, com foco na atividade de crianças com condições de saúde variadas. Métodos: Trata-se de um relato de casos, a partir de informações coletadas em prontuários, sobre um programa de intervenção realizado com cinco crianças e suas famílias no contexto domiciliar, uma vez por semana, durante sete semanas, por discentes da disciplina de fisioterapia em pediatria. Para a avaliação pré e pós-intervenção das crianças, utilizaram-se instrumentos padronizados: Avaliação da Função Motora Grossa (GMFM) e Escala Motora Infantil de Alberta (AIMS). Foram coletatos relatos das famílias e discentes quanto à experiência com o CCF. Resultados: As crianças com comprometimento neurológico aumentaram a pontuação na área-meta do GMFM em mais de 5%, indicando melhora clínica. Uma criança de risco biológico selecionada apresentou AIMS percentil pré de < 25 e pós de 50, enquanto outra criança com atraso no desenvolvimento não alterou seu percentil. Ao final da intervenção as famílias relataram maior confiança na realização de atividades com suas crianças e os discentes relataram a experiência como relevante na formação profissional. Conclusão: A aplicação prática do CCF mostrou-se promissora no contexto acadêmico da fisioterapia pediátrica.Editora PUCPRESS2021-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/2888010.1590/fm.2022.35301 Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 35 (2022): n. cont.Fisioterapia em Movimento; v. 35 (2022): n. cont.1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRengporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/28880/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/28880/25502Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Cunha, Romana Francthesk MendesCosta, Karine BeatrizMorais, Rosane Luzia de Souza2022-10-07T13:31:55Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/28880Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-10-07T13:31:55Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false |
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