MODELOS EXPERIMENTAIS DE INDUÇÃO À TENDINOSE POR ESFORÇO REPETITIVO - REVISÃO DE LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte Silva, Rafael
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Vasconcelos, Anílton Cesar, Castro Campos, Vinicius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19231
Resumo: Objetivo: Revisar os modelos experimentais que buscaram induzir a tendinose em animais através de esforços repetitivos (overuse). Materiais e métodos: Foi realizada uma busca exaustiva e sistematizada no Pubmed/Medline, Cochrane/Bireme e PEDro limitada ao período de 01/01/1950 à 15/03/2007, no idioma inglês, em experimento animal e utilizando associações das palavras chaves: tendinophaty, animal, tendon e overuse injury. Resultados: Nove artigos foram encontrados, sendo que quatro utilizaram modelos de indução através de contração induzida por eletro-estimulação e cinco utilizaram modelos de indução através contração ativa. Discussão: Os modelos que utilizaram contração induzida por eletro-estimulação apresentaram pouca similaridade à evolução da tendinose em humanos, uma vez que os animais estavam sob anestesia e todo o metabolismo se encontrava alterado. Por outro lado, os modelos que utilizaram contração ativa se assemelhavam, com maior fidedignidade, ao que realmente acontece no desenvolvimento clínico da tendinose, principalmente naqueles em que o tendão tem participação ativa durante a atividade imposta. Conclusão: Muito ainda falta para termos modelos experimentais padronizados e sistematizados para os diversos tendões. Futuros modelos devem levar em consideração à especificidade de cada tendão e procurar induzir a lesão da maneira similar ao que acontece em humanos.
id PUC_PR-26_aa91ad2591e43672bf6b439725350bad
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/19231
network_acronym_str PUC_PR-26
network_name_str Fisioterapia em Movimento
repository_id_str
spelling MODELOS EXPERIMENTAIS DE INDUÇÃO À TENDINOSE POR ESFORÇO REPETITIVO - REVISÃO DE LITERATURAObjetivo: Revisar os modelos experimentais que buscaram induzir a tendinose em animais através de esforços repetitivos (overuse). Materiais e métodos: Foi realizada uma busca exaustiva e sistematizada no Pubmed/Medline, Cochrane/Bireme e PEDro limitada ao período de 01/01/1950 à 15/03/2007, no idioma inglês, em experimento animal e utilizando associações das palavras chaves: tendinophaty, animal, tendon e overuse injury. Resultados: Nove artigos foram encontrados, sendo que quatro utilizaram modelos de indução através de contração induzida por eletro-estimulação e cinco utilizaram modelos de indução através contração ativa. Discussão: Os modelos que utilizaram contração induzida por eletro-estimulação apresentaram pouca similaridade à evolução da tendinose em humanos, uma vez que os animais estavam sob anestesia e todo o metabolismo se encontrava alterado. Por outro lado, os modelos que utilizaram contração ativa se assemelhavam, com maior fidedignidade, ao que realmente acontece no desenvolvimento clínico da tendinose, principalmente naqueles em que o tendão tem participação ativa durante a atividade imposta. Conclusão: Muito ainda falta para termos modelos experimentais padronizados e sistematizados para os diversos tendões. Futuros modelos devem levar em consideração à especificidade de cada tendão e procurar induzir a lesão da maneira similar ao que acontece em humanos.Editora PUCPRESS2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19231Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 21 No. 4 (2008)Fisioterapia em Movimento; v. 21 n. 4 (2008)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19231/18555Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte Silva, RafaelVasconcelos, Anílton CesarCastro Campos, Vinicius2022-03-07T18:59:36Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/19231Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T18:59:36Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv MODELOS EXPERIMENTAIS DE INDUÇÃO À TENDINOSE POR ESFORÇO REPETITIVO - REVISÃO DE LITERATURA
title MODELOS EXPERIMENTAIS DE INDUÇÃO À TENDINOSE POR ESFORÇO REPETITIVO - REVISÃO DE LITERATURA
spellingShingle MODELOS EXPERIMENTAIS DE INDUÇÃO À TENDINOSE POR ESFORÇO REPETITIVO - REVISÃO DE LITERATURA
Duarte Silva, Rafael
title_short MODELOS EXPERIMENTAIS DE INDUÇÃO À TENDINOSE POR ESFORÇO REPETITIVO - REVISÃO DE LITERATURA
title_full MODELOS EXPERIMENTAIS DE INDUÇÃO À TENDINOSE POR ESFORÇO REPETITIVO - REVISÃO DE LITERATURA
title_fullStr MODELOS EXPERIMENTAIS DE INDUÇÃO À TENDINOSE POR ESFORÇO REPETITIVO - REVISÃO DE LITERATURA
title_full_unstemmed MODELOS EXPERIMENTAIS DE INDUÇÃO À TENDINOSE POR ESFORÇO REPETITIVO - REVISÃO DE LITERATURA
title_sort MODELOS EXPERIMENTAIS DE INDUÇÃO À TENDINOSE POR ESFORÇO REPETITIVO - REVISÃO DE LITERATURA
author Duarte Silva, Rafael
author_facet Duarte Silva, Rafael
Vasconcelos, Anílton Cesar
Castro Campos, Vinicius
author_role author
author2 Vasconcelos, Anílton Cesar
Castro Campos, Vinicius
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte Silva, Rafael
Vasconcelos, Anílton Cesar
Castro Campos, Vinicius
description Objetivo: Revisar os modelos experimentais que buscaram induzir a tendinose em animais através de esforços repetitivos (overuse). Materiais e métodos: Foi realizada uma busca exaustiva e sistematizada no Pubmed/Medline, Cochrane/Bireme e PEDro limitada ao período de 01/01/1950 à 15/03/2007, no idioma inglês, em experimento animal e utilizando associações das palavras chaves: tendinophaty, animal, tendon e overuse injury. Resultados: Nove artigos foram encontrados, sendo que quatro utilizaram modelos de indução através de contração induzida por eletro-estimulação e cinco utilizaram modelos de indução através contração ativa. Discussão: Os modelos que utilizaram contração induzida por eletro-estimulação apresentaram pouca similaridade à evolução da tendinose em humanos, uma vez que os animais estavam sob anestesia e todo o metabolismo se encontrava alterado. Por outro lado, os modelos que utilizaram contração ativa se assemelhavam, com maior fidedignidade, ao que realmente acontece no desenvolvimento clínico da tendinose, principalmente naqueles em que o tendão tem participação ativa durante a atividade imposta. Conclusão: Muito ainda falta para termos modelos experimentais padronizados e sistematizados para os diversos tendões. Futuros modelos devem levar em consideração à especificidade de cada tendão e procurar induzir a lesão da maneira similar ao que acontece em humanos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19231
url https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19231/18555
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 21 No. 4 (2008)
Fisioterapia em Movimento; v. 21 n. 4 (2008)
1980-5918
reponame:Fisioterapia em Movimento
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Fisioterapia em Movimento
collection Fisioterapia em Movimento
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv rubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br
_version_ 1799138745217187840