Análise estabilométrica pré e pós-exercícios fisioterapêuticos em crianças deficientes visuais
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fisioterapia em Movimento |
Texto Completo: | https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21473 |
Resumo: | Introdução: Crianças deficientes visuais congênitas apresentam deficit de equilíbrio estático e dinâmico quando comparadas a crianças de visão normal de mesma idade. Diante da falta de visão para fornecer as informações sensoriais que permitam um feedback postural, o equilíbrio torna-se difícil, por isso a importância de estimular as vias vestibulares e proprioceptivas por meio de exercícios. A estabilometria é um método de análise do equilíbrio postural pela quantificação das oscilações do corpo, por uma plataforma cujos deslocamentos nos eixos ântero-posteriores e latero-lateral são analisados em termos do centro de pressão. Objetivo: Verificar o equilíbrio, por meio da estabilometria, em crianças com deficiência visual entre 5 a 13 anos pré e pós-exercícios terapêuticos. Materiais e métodos: A amostra foi composta por dez crianças, duas crianças com deficiência visual total e oito crianças com deficiência visual subtotal. Após a avaliação pela estabilometria, as crianças foram submetidas a um protocolo de exercícios por um período de dois meses, e ao final foram avaliadas novamente. Resultados: A média de idade foi de 8,52 (± 2,33) anos, o valor de significância encontrado para velocidade do corpo foi de p = 0,0001 e para deslocamento do corpo foi de p = 0,016, o que configura uma melhora estatisticamente significativa na velocidade de oscilação e deslocamento do corpo das crianças. Conclusão: Com base nos resultados obtidos neste estudo, pode-se comprovar que os exercícios terapêuticos propostos influenciam na melhora do equilíbrio, verificando a importância da intervenção fisioterapêutica em crianças com deficiência visual. |
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Análise estabilométrica pré e pós-exercícios fisioterapêuticos em crianças deficientes visuaisIntrodução: Crianças deficientes visuais congênitas apresentam deficit de equilíbrio estático e dinâmico quando comparadas a crianças de visão normal de mesma idade. Diante da falta de visão para fornecer as informações sensoriais que permitam um feedback postural, o equilíbrio torna-se difícil, por isso a importância de estimular as vias vestibulares e proprioceptivas por meio de exercícios. A estabilometria é um método de análise do equilíbrio postural pela quantificação das oscilações do corpo, por uma plataforma cujos deslocamentos nos eixos ântero-posteriores e latero-lateral são analisados em termos do centro de pressão. Objetivo: Verificar o equilíbrio, por meio da estabilometria, em crianças com deficiência visual entre 5 a 13 anos pré e pós-exercícios terapêuticos. Materiais e métodos: A amostra foi composta por dez crianças, duas crianças com deficiência visual total e oito crianças com deficiência visual subtotal. Após a avaliação pela estabilometria, as crianças foram submetidas a um protocolo de exercícios por um período de dois meses, e ao final foram avaliadas novamente. Resultados: A média de idade foi de 8,52 (± 2,33) anos, o valor de significância encontrado para velocidade do corpo foi de p = 0,0001 e para deslocamento do corpo foi de p = 0,016, o que configura uma melhora estatisticamente significativa na velocidade de oscilação e deslocamento do corpo das crianças. Conclusão: Com base nos resultados obtidos neste estudo, pode-se comprovar que os exercícios terapêuticos propostos influenciam na melhora do equilíbrio, verificando a importância da intervenção fisioterapêutica em crianças com deficiência visual.Editora PUCPRESS2017-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/2147310.1590/S0103-51502012000400014Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 25 No. 4 (2012)Fisioterapia em Movimento; v. 25 n. 4 (2012)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21473/20579Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes de Sá, CarolinaBim, Cintia Raquel2022-03-07T19:00:40Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/21473Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T19:00:40Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false |
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