O EQUILÍBRIO ESTÁTICO EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fisioterapia em Movimento |
Texto Completo: | https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18603 |
Resumo: | O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) representa uma preocupação importante, uma vez que está presente em um número significativo de crianças em idade escolar, acarretando-lhes uma sériede dificuldades, inclusive motoras. O objetivo da pesquisa foi avaliar se existe alteração do equilíbrio estático em crianças com diagnóstico clínico de TDAH. Utilizou-se o subteste do equilíbrio estático da Escala de Avaliação Motora de Rosa Neto para determinar o Quociente Motor 3 (QM3) de 15 crianças com TDAH e 15 crianças sem TDAH. O grupo de crianças com TDAH obteve uma média de 69,42, enquanto o grupo sem TDAH obteve uma média de 97,38. As crianças com TDAH da amostra analisada apresentam alteração importante do equilíbrio. Isto torna necessária a intervenção dos profissionais de saúde, principalmente fisioterapeutas e educadores físicos. |
id |
PUC_PR-26_ec1052c028854df4d5044f21d8b65395 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/18603 |
network_acronym_str |
PUC_PR-26 |
network_name_str |
Fisioterapia em Movimento |
repository_id_str |
|
spelling |
O EQUILÍBRIO ESTÁTICO EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADEO Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) representa uma preocupação importante, uma vez que está presente em um número significativo de crianças em idade escolar, acarretando-lhes uma sériede dificuldades, inclusive motoras. O objetivo da pesquisa foi avaliar se existe alteração do equilíbrio estático em crianças com diagnóstico clínico de TDAH. Utilizou-se o subteste do equilíbrio estático da Escala de Avaliação Motora de Rosa Neto para determinar o Quociente Motor 3 (QM3) de 15 crianças com TDAH e 15 crianças sem TDAH. O grupo de crianças com TDAH obteve uma média de 69,42, enquanto o grupo sem TDAH obteve uma média de 97,38. As crianças com TDAH da amostra analisada apresentam alteração importante do equilíbrio. Isto torna necessária a intervenção dos profissionais de saúde, principalmente fisioterapeutas e educadores físicos.Editora PUCPRESS2017-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18603Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 18 No. 3 (2005)Fisioterapia em Movimento; v. 18 n. 3 (2005)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18603/18039Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSuzuki, SimoneGugelmim, Márcia Regina GarciaSoares, Antonio Vinicius2022-03-07T18:58:59Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/18603Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T18:58:59Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O EQUILÍBRIO ESTÁTICO EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE |
title |
O EQUILÍBRIO ESTÁTICO EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE |
spellingShingle |
O EQUILÍBRIO ESTÁTICO EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE Suzuki, Simone |
title_short |
O EQUILÍBRIO ESTÁTICO EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE |
title_full |
O EQUILÍBRIO ESTÁTICO EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE |
title_fullStr |
O EQUILÍBRIO ESTÁTICO EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE |
title_full_unstemmed |
O EQUILÍBRIO ESTÁTICO EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE |
title_sort |
O EQUILÍBRIO ESTÁTICO EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE |
author |
Suzuki, Simone |
author_facet |
Suzuki, Simone Gugelmim, Márcia Regina Garcia Soares, Antonio Vinicius |
author_role |
author |
author2 |
Gugelmim, Márcia Regina Garcia Soares, Antonio Vinicius |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Suzuki, Simone Gugelmim, Márcia Regina Garcia Soares, Antonio Vinicius |
description |
O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) representa uma preocupação importante, uma vez que está presente em um número significativo de crianças em idade escolar, acarretando-lhes uma sériede dificuldades, inclusive motoras. O objetivo da pesquisa foi avaliar se existe alteração do equilíbrio estático em crianças com diagnóstico clínico de TDAH. Utilizou-se o subteste do equilíbrio estático da Escala de Avaliação Motora de Rosa Neto para determinar o Quociente Motor 3 (QM3) de 15 crianças com TDAH e 15 crianças sem TDAH. O grupo de crianças com TDAH obteve uma média de 69,42, enquanto o grupo sem TDAH obteve uma média de 97,38. As crianças com TDAH da amostra analisada apresentam alteração importante do equilíbrio. Isto torna necessária a intervenção dos profissionais de saúde, principalmente fisioterapeutas e educadores físicos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18603 |
url |
https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18603 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18603/18039 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 PUCPRESS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 PUCPRESS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUCPRESS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUCPRESS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 18 No. 3 (2005) Fisioterapia em Movimento; v. 18 n. 3 (2005) 1980-5918 reponame:Fisioterapia em Movimento instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) instacron:PUC_PR |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) |
instacron_str |
PUC_PR |
institution |
PUC_PR |
reponame_str |
Fisioterapia em Movimento |
collection |
Fisioterapia em Movimento |
repository.name.fl_str_mv |
Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) |
repository.mail.fl_str_mv |
rubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br |
_version_ |
1799138744441241600 |