Estatuto da Cidade e seus instrumentos de combate às desigualdades socioterritoriais: o Plano Diretor Participativo de Palmas (TO)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires Coriolano, Germana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rodrigues, Waldecy, de Oliveira, Adão Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/22030
Resumo: Palmas, a última cidade planejada do século XX, foi implantada seguindo uma lógica excludente de produçãodo espaço urbano, na qual a gestão territorial, à revelia do planejamento inicial proposto, confinou a populaçãode baixa renda nas periferias da cidade, em áreas extremamente distantes do centro urbano, carentes de infraestruturae de serviços públicos. Com base nessa perspectiva, esse artigo apresenta a análise de como o PlanoDiretor Participativo de Palmas (PDPP), enquanto principal objeto de planejamento territorial, instituiu instrumentosde planejamento urbano voltados para reverter esse processo. Observou-se, na análise, que o PDPPapresentou conceitos e instrumentos voltados para reverter as desigualdades presentes no uso e na ocupaçãodo solo urbano. Contudo, o descompasso entre o saber técnico e a vontade política, aliado à grande influênciado capital imobiliário sobre as decisões políticas, reafirma as desigualdades socioterritoriais existentes nacidade, mantendo a lógica de segregação residencial da população de baixa renda.
id PUC_PR-27_1a98a64d871cac59904896603fb993ad
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/22030
network_acronym_str PUC_PR-27
network_name_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository_id_str
spelling Estatuto da Cidade e seus instrumentos de combate às desigualdades socioterritoriais: o Plano Diretor Participativo de Palmas (TO)Estatuto da CidadePlano diretor participativoPalmasDesigualdades socioterritoriaisGestão urbanaPalmas, a última cidade planejada do século XX, foi implantada seguindo uma lógica excludente de produçãodo espaço urbano, na qual a gestão territorial, à revelia do planejamento inicial proposto, confinou a populaçãode baixa renda nas periferias da cidade, em áreas extremamente distantes do centro urbano, carentes de infraestruturae de serviços públicos. Com base nessa perspectiva, esse artigo apresenta a análise de como o PlanoDiretor Participativo de Palmas (PDPP), enquanto principal objeto de planejamento territorial, instituiu instrumentosde planejamento urbano voltados para reverter esse processo. Observou-se, na análise, que o PDPPapresentou conceitos e instrumentos voltados para reverter as desigualdades presentes no uso e na ocupaçãodo solo urbano. Contudo, o descompasso entre o saber técnico e a vontade política, aliado à grande influênciado capital imobiliário sobre as decisões políticas, reafirma as desigualdades socioterritoriais existentes nacidade, mantendo a lógica de segregação residencial da população de baixa renda.Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR2017-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/22030Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 5 No. 2 (2013); 131-145Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 5 Núm. 2 (2013); 131-145Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 5 n. 2 (2013); 131-1452175-3369reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbanainstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/22030/21140Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbanainfo:eu-repo/semantics/openAccessPires Coriolano, GermanaRodrigues, Waldecyde Oliveira, Adão Francisco2017-10-27T18:18:01Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/22030Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2175-3369&lng=pt&nrm=isONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpurbe@pucpr.br2175-33692175-3369opendoar:2017-10-27T18:18:01Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv Estatuto da Cidade e seus instrumentos de combate às desigualdades socioterritoriais: o Plano Diretor Participativo de Palmas (TO)
title Estatuto da Cidade e seus instrumentos de combate às desigualdades socioterritoriais: o Plano Diretor Participativo de Palmas (TO)
spellingShingle Estatuto da Cidade e seus instrumentos de combate às desigualdades socioterritoriais: o Plano Diretor Participativo de Palmas (TO)
Pires Coriolano, Germana
Estatuto da Cidade
Plano diretor participativo
Palmas
Desigualdades socioterritoriais
Gestão urbana
title_short Estatuto da Cidade e seus instrumentos de combate às desigualdades socioterritoriais: o Plano Diretor Participativo de Palmas (TO)
title_full Estatuto da Cidade e seus instrumentos de combate às desigualdades socioterritoriais: o Plano Diretor Participativo de Palmas (TO)
title_fullStr Estatuto da Cidade e seus instrumentos de combate às desigualdades socioterritoriais: o Plano Diretor Participativo de Palmas (TO)
title_full_unstemmed Estatuto da Cidade e seus instrumentos de combate às desigualdades socioterritoriais: o Plano Diretor Participativo de Palmas (TO)
title_sort Estatuto da Cidade e seus instrumentos de combate às desigualdades socioterritoriais: o Plano Diretor Participativo de Palmas (TO)
author Pires Coriolano, Germana
author_facet Pires Coriolano, Germana
Rodrigues, Waldecy
de Oliveira, Adão Francisco
author_role author
author2 Rodrigues, Waldecy
de Oliveira, Adão Francisco
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires Coriolano, Germana
Rodrigues, Waldecy
de Oliveira, Adão Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Estatuto da Cidade
Plano diretor participativo
Palmas
Desigualdades socioterritoriais
Gestão urbana
topic Estatuto da Cidade
Plano diretor participativo
Palmas
Desigualdades socioterritoriais
Gestão urbana
description Palmas, a última cidade planejada do século XX, foi implantada seguindo uma lógica excludente de produçãodo espaço urbano, na qual a gestão territorial, à revelia do planejamento inicial proposto, confinou a populaçãode baixa renda nas periferias da cidade, em áreas extremamente distantes do centro urbano, carentes de infraestruturae de serviços públicos. Com base nessa perspectiva, esse artigo apresenta a análise de como o PlanoDiretor Participativo de Palmas (PDPP), enquanto principal objeto de planejamento territorial, instituiu instrumentosde planejamento urbano voltados para reverter esse processo. Observou-se, na análise, que o PDPPapresentou conceitos e instrumentos voltados para reverter as desigualdades presentes no uso e na ocupaçãodo solo urbano. Contudo, o descompasso entre o saber técnico e a vontade política, aliado à grande influênciado capital imobiliário sobre as decisões políticas, reafirma as desigualdades socioterritoriais existentes nacidade, mantendo a lógica de segregação residencial da população de baixa renda.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/22030
url https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/22030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/22030/21140
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 5 No. 2 (2013); 131-145
Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 5 Núm. 2 (2013); 131-145
Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 5 n. 2 (2013); 131-145
2175-3369
reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
collection Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository.name.fl_str_mv Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv urbe@pucpr.br
_version_ 1799125954259320832