Estatuto da Cidade e seus instrumentos de combate às desigualdades socioterritoriais: o Plano Diretor Participativo de Palmas (TO)
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana |
Texto Completo: | https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/22030 |
Resumo: | Palmas, a última cidade planejada do século XX, foi implantada seguindo uma lógica excludente de produçãodo espaço urbano, na qual a gestão territorial, à revelia do planejamento inicial proposto, confinou a populaçãode baixa renda nas periferias da cidade, em áreas extremamente distantes do centro urbano, carentes de infraestruturae de serviços públicos. Com base nessa perspectiva, esse artigo apresenta a análise de como o PlanoDiretor Participativo de Palmas (PDPP), enquanto principal objeto de planejamento territorial, instituiu instrumentosde planejamento urbano voltados para reverter esse processo. Observou-se, na análise, que o PDPPapresentou conceitos e instrumentos voltados para reverter as desigualdades presentes no uso e na ocupaçãodo solo urbano. Contudo, o descompasso entre o saber técnico e a vontade política, aliado à grande influênciado capital imobiliário sobre as decisões políticas, reafirma as desigualdades socioterritoriais existentes nacidade, mantendo a lógica de segregação residencial da população de baixa renda. |
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Estatuto da Cidade e seus instrumentos de combate às desigualdades socioterritoriais: o Plano Diretor Participativo de Palmas (TO)Estatuto da CidadePlano diretor participativoPalmasDesigualdades socioterritoriaisGestão urbanaPalmas, a última cidade planejada do século XX, foi implantada seguindo uma lógica excludente de produçãodo espaço urbano, na qual a gestão territorial, à revelia do planejamento inicial proposto, confinou a populaçãode baixa renda nas periferias da cidade, em áreas extremamente distantes do centro urbano, carentes de infraestruturae de serviços públicos. Com base nessa perspectiva, esse artigo apresenta a análise de como o PlanoDiretor Participativo de Palmas (PDPP), enquanto principal objeto de planejamento territorial, instituiu instrumentosde planejamento urbano voltados para reverter esse processo. Observou-se, na análise, que o PDPPapresentou conceitos e instrumentos voltados para reverter as desigualdades presentes no uso e na ocupaçãodo solo urbano. Contudo, o descompasso entre o saber técnico e a vontade política, aliado à grande influênciado capital imobiliário sobre as decisões políticas, reafirma as desigualdades socioterritoriais existentes nacidade, mantendo a lógica de segregação residencial da população de baixa renda.Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR2017-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/22030Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 5 No. 2 (2013); 131-145Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 5 Núm. 2 (2013); 131-145Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 5 n. 2 (2013); 131-1452175-3369reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbanainstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/22030/21140Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbanainfo:eu-repo/semantics/openAccessPires Coriolano, GermanaRodrigues, Waldecyde Oliveira, Adão Francisco2017-10-27T18:18:01Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/22030Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2175-3369&lng=pt&nrm=isONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpurbe@pucpr.br2175-33692175-3369opendoar:2017-10-27T18:18:01Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false |
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