Realizando a Gestão de relacionamentos com os Cidadãos: proposição e avaliação de um modelo baseado no Citizen Relationship Management

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira Leite, Leonardo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Alcides Rezende, Denis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5371
Resumo: O atendimento efetivo dos cidadãos nos municípios desafia constantemente a gestão das prefeituras,que mostram dificuldades para adequar seus serviços com qualidade. O objetivo deste artigo é propore analisar na prática um modelo de gestão de relacionamentos com os cidadãos, adaptando alguns conceitosde Customer Relationship Management (CRM) para prefeituras. Este CRM, baseado na integração dosSistemas de Informação, promove a melhoria dos serviços públicos e a aproximação do gestor municipalao cidadão. O método utilizado foi de uma pesquisa bibliográfica exploratória e de estudo de caso em ummunicípio, utilizando a técnica de entrevista semiestruturada aliada a uma pesquisa documental. A conclusão, baseada nos resultados desta pesquisa, reitera que a gestão do relacionamento com os cidadãos permiteaos gestores municipais conhecer seus cidadãos, personalizando o atendimento, apoiando o processodecisório e melhorando a máquina pública para atender de forma mais efetiva a população.
id PUC_PR-27_64434b1172b2df61473f5ce6e31f1314
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/5371
network_acronym_str PUC_PR-27
network_name_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository_id_str
spelling Realizando a Gestão de relacionamentos com os Cidadãos: proposição e avaliação de um modelo baseado no Citizen Relationship ManagementGestão públicaGestão de Relacionamentos com CidadãosPublic Service OrientationO atendimento efetivo dos cidadãos nos municípios desafia constantemente a gestão das prefeituras,que mostram dificuldades para adequar seus serviços com qualidade. O objetivo deste artigo é propore analisar na prática um modelo de gestão de relacionamentos com os cidadãos, adaptando alguns conceitosde Customer Relationship Management (CRM) para prefeituras. Este CRM, baseado na integração dosSistemas de Informação, promove a melhoria dos serviços públicos e a aproximação do gestor municipalao cidadão. O método utilizado foi de uma pesquisa bibliográfica exploratória e de estudo de caso em ummunicípio, utilizando a técnica de entrevista semiestruturada aliada a uma pesquisa documental. A conclusão, baseada nos resultados desta pesquisa, reitera que a gestão do relacionamento com os cidadãos permiteaos gestores municipais conhecer seus cidadãos, personalizando o atendimento, apoiando o processodecisório e melhorando a máquina pública para atender de forma mais efetiva a população.Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR2017-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5371Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 2 No. 2 (2010); 247-258Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 2 Núm. 2 (2010); 247-258Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 2 n. 2 (2010); 247-2582175-3369reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbanainstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5371/20876Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbanainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira Leite, LeonardoAlcides Rezende, Denis2017-09-19T20:04:26Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/5371Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2175-3369&lng=pt&nrm=isONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpurbe@pucpr.br2175-33692175-3369opendoar:2017-09-19T20:04:26Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv Realizando a Gestão de relacionamentos com os Cidadãos: proposição e avaliação de um modelo baseado no Citizen Relationship Management
title Realizando a Gestão de relacionamentos com os Cidadãos: proposição e avaliação de um modelo baseado no Citizen Relationship Management
spellingShingle Realizando a Gestão de relacionamentos com os Cidadãos: proposição e avaliação de um modelo baseado no Citizen Relationship Management
de Oliveira Leite, Leonardo
Gestão pública
Gestão de Relacionamentos com Cidadãos
Public Service Orientation
title_short Realizando a Gestão de relacionamentos com os Cidadãos: proposição e avaliação de um modelo baseado no Citizen Relationship Management
title_full Realizando a Gestão de relacionamentos com os Cidadãos: proposição e avaliação de um modelo baseado no Citizen Relationship Management
title_fullStr Realizando a Gestão de relacionamentos com os Cidadãos: proposição e avaliação de um modelo baseado no Citizen Relationship Management
title_full_unstemmed Realizando a Gestão de relacionamentos com os Cidadãos: proposição e avaliação de um modelo baseado no Citizen Relationship Management
title_sort Realizando a Gestão de relacionamentos com os Cidadãos: proposição e avaliação de um modelo baseado no Citizen Relationship Management
author de Oliveira Leite, Leonardo
author_facet de Oliveira Leite, Leonardo
Alcides Rezende, Denis
author_role author
author2 Alcides Rezende, Denis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira Leite, Leonardo
Alcides Rezende, Denis
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão pública
Gestão de Relacionamentos com Cidadãos
Public Service Orientation
topic Gestão pública
Gestão de Relacionamentos com Cidadãos
Public Service Orientation
description O atendimento efetivo dos cidadãos nos municípios desafia constantemente a gestão das prefeituras,que mostram dificuldades para adequar seus serviços com qualidade. O objetivo deste artigo é propore analisar na prática um modelo de gestão de relacionamentos com os cidadãos, adaptando alguns conceitosde Customer Relationship Management (CRM) para prefeituras. Este CRM, baseado na integração dosSistemas de Informação, promove a melhoria dos serviços públicos e a aproximação do gestor municipalao cidadão. O método utilizado foi de uma pesquisa bibliográfica exploratória e de estudo de caso em ummunicípio, utilizando a técnica de entrevista semiestruturada aliada a uma pesquisa documental. A conclusão, baseada nos resultados desta pesquisa, reitera que a gestão do relacionamento com os cidadãos permiteaos gestores municipais conhecer seus cidadãos, personalizando o atendimento, apoiando o processodecisório e melhorando a máquina pública para atender de forma mais efetiva a população.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5371
url https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5371/20876
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 2 No. 2 (2010); 247-258
Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 2 Núm. 2 (2010); 247-258
Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 2 n. 2 (2010); 247-258
2175-3369
reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
collection Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository.name.fl_str_mv Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv urbe@pucpr.br
_version_ 1799125953807384576