A eficiência de algoritmos matemáticos para avaliação do ruído urbano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana |
Texto Completo: | https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/20749 |
Resumo: | A paisagem sonora das cidades, sejam de médio ou grande porte, em algumas situações específicas pode não ser favorável ao conforto da população e até mesmo para sua saúde. O tráfego de veículos é uma das principais causas dessa condição, fato agravado pelo descontrole da ocupação urbana, que vem eliminando recuos frontais, praças e jardins, que possibilitariam uma maior dispersão da energia sonora. O planejamento urbano requer ferramentas que lhe permitam estimar a emissão de energia sonora de vias de tráfego. No mercado existem softwares comerciais que fazem tal previsão, mas possuem um custo elevado. A opção é a utilização de algoritmos matemáticos disponíveis na literatura, sem custo, mas que foram desenvolvidos para uma realidade diferente da brasileira. O objetivo deste trabalho é avaliar a precisão desses algoritmos para a realidade brasileira. Para isso foram executadas medidas de nível de pressão sonora em uma via de tráfego. Durante as medições foi realizada a contagem do fluxo de veículos, para alimentar os algoritmos selecionados e assim comparar o valor medido e o simulado. O resultado indica que há uma boa correlação nos valores obtidos, mas o ruído emitido pelos veículos em circulação precisa ainda ser melhor estudado para se buscarem resultados mais precisos. |
id |
PUC_PR-27_93962c8904c8a2e7ca943fce5d02b6d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/20749 |
network_acronym_str |
PUC_PR-27 |
network_name_str |
Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana |
repository_id_str |
|
spelling |
A eficiência de algoritmos matemáticos para avaliação do ruído urbanoRuído de tráfegoplanejamento urbanoruído urbanoA paisagem sonora das cidades, sejam de médio ou grande porte, em algumas situações específicas pode não ser favorável ao conforto da população e até mesmo para sua saúde. O tráfego de veículos é uma das principais causas dessa condição, fato agravado pelo descontrole da ocupação urbana, que vem eliminando recuos frontais, praças e jardins, que possibilitariam uma maior dispersão da energia sonora. O planejamento urbano requer ferramentas que lhe permitam estimar a emissão de energia sonora de vias de tráfego. No mercado existem softwares comerciais que fazem tal previsão, mas possuem um custo elevado. A opção é a utilização de algoritmos matemáticos disponíveis na literatura, sem custo, mas que foram desenvolvidos para uma realidade diferente da brasileira. O objetivo deste trabalho é avaliar a precisão desses algoritmos para a realidade brasileira. Para isso foram executadas medidas de nível de pressão sonora em uma via de tráfego. Durante as medições foi realizada a contagem do fluxo de veículos, para alimentar os algoritmos selecionados e assim comparar o valor medido e o simulado. O resultado indica que há uma boa correlação nos valores obtidos, mas o ruído emitido pelos veículos em circulação precisa ainda ser melhor estudado para se buscarem resultados mais precisos.Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR2018-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/20749Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 10 No. 1 (2018)Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 10 Núm. 1 (2018)Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 10 n. 1 (2018)2175-3369reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbanainstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/20749/22552Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbanainfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Luiz Antonio Perrone Ferreira deCarvalho Junior, João BatistaDellamônica Toledo, Vitória2018-01-29T19:26:00Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/20749Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2175-3369&lng=pt&nrm=isONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpurbe@pucpr.br2175-33692175-3369opendoar:2018-01-29T19:26Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A eficiência de algoritmos matemáticos para avaliação do ruído urbano |
title |
A eficiência de algoritmos matemáticos para avaliação do ruído urbano |
spellingShingle |
A eficiência de algoritmos matemáticos para avaliação do ruído urbano Brito, Luiz Antonio Perrone Ferreira de Ruído de tráfego planejamento urbano ruído urbano |
title_short |
A eficiência de algoritmos matemáticos para avaliação do ruído urbano |
title_full |
A eficiência de algoritmos matemáticos para avaliação do ruído urbano |
title_fullStr |
A eficiência de algoritmos matemáticos para avaliação do ruído urbano |
title_full_unstemmed |
A eficiência de algoritmos matemáticos para avaliação do ruído urbano |
title_sort |
A eficiência de algoritmos matemáticos para avaliação do ruído urbano |
author |
Brito, Luiz Antonio Perrone Ferreira de |
author_facet |
Brito, Luiz Antonio Perrone Ferreira de Carvalho Junior, João Batista Dellamônica Toledo, Vitória |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho Junior, João Batista Dellamônica Toledo, Vitória |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Luiz Antonio Perrone Ferreira de Carvalho Junior, João Batista Dellamônica Toledo, Vitória |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ruído de tráfego planejamento urbano ruído urbano |
topic |
Ruído de tráfego planejamento urbano ruído urbano |
description |
A paisagem sonora das cidades, sejam de médio ou grande porte, em algumas situações específicas pode não ser favorável ao conforto da população e até mesmo para sua saúde. O tráfego de veículos é uma das principais causas dessa condição, fato agravado pelo descontrole da ocupação urbana, que vem eliminando recuos frontais, praças e jardins, que possibilitariam uma maior dispersão da energia sonora. O planejamento urbano requer ferramentas que lhe permitam estimar a emissão de energia sonora de vias de tráfego. No mercado existem softwares comerciais que fazem tal previsão, mas possuem um custo elevado. A opção é a utilização de algoritmos matemáticos disponíveis na literatura, sem custo, mas que foram desenvolvidos para uma realidade diferente da brasileira. O objetivo deste trabalho é avaliar a precisão desses algoritmos para a realidade brasileira. Para isso foram executadas medidas de nível de pressão sonora em uma via de tráfego. Durante as medições foi realizada a contagem do fluxo de veículos, para alimentar os algoritmos selecionados e assim comparar o valor medido e o simulado. O resultado indica que há uma boa correlação nos valores obtidos, mas o ruído emitido pelos veículos em circulação precisa ainda ser melhor estudado para se buscarem resultados mais precisos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/20749 |
url |
https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/20749 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/20749/22552 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbana info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbana |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 10 No. 1 (2018) Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 10 Núm. 1 (2018) Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 10 n. 1 (2018) 2175-3369 reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) instacron:PUC_PR |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) |
instacron_str |
PUC_PR |
institution |
PUC_PR |
reponame_str |
Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana |
collection |
Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana |
repository.name.fl_str_mv |
Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) |
repository.mail.fl_str_mv |
urbe@pucpr.br |
_version_ |
1799125954215280640 |