A eficiência de algoritmos matemáticos para avaliação do ruído urbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Luiz Antonio Perrone Ferreira de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Carvalho Junior, João Batista, Dellamônica Toledo, Vitória
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/20749
Resumo: A paisagem sonora das cidades, sejam de médio ou grande porte, em algumas situações específicas pode não ser favorável ao conforto da população e até mesmo para sua saúde. O tráfego de veículos é uma das principais causas dessa condição, fato agravado pelo descontrole da ocupação urbana, que vem eliminando recuos frontais, praças e jardins, que possibilitariam uma maior dispersão da energia sonora. O planejamento urbano requer ferramentas que lhe permitam estimar a emissão de energia sonora de vias de tráfego. No mercado existem softwares comerciais que fazem tal previsão, mas possuem um custo elevado. A opção é a utilização de algoritmos matemáticos disponíveis na literatura, sem custo, mas que foram desenvolvidos para uma realidade diferente da brasileira. O objetivo deste trabalho é avaliar a precisão desses algoritmos para a realidade brasileira. Para isso foram executadas medidas de nível de pressão sonora em uma via de tráfego. Durante as medições foi realizada a contagem do fluxo de veículos, para alimentar os algoritmos selecionados e assim comparar o valor medido e o simulado. O resultado indica que há uma boa correlação nos valores obtidos, mas o ruído emitido pelos veículos em circulação precisa ainda ser melhor estudado para se buscarem resultados mais precisos.
id PUC_PR-27_93962c8904c8a2e7ca943fce5d02b6d3
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/20749
network_acronym_str PUC_PR-27
network_name_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository_id_str
spelling A eficiência de algoritmos matemáticos para avaliação do ruído urbanoRuído de tráfegoplanejamento urbanoruído urbanoA paisagem sonora das cidades, sejam de médio ou grande porte, em algumas situações específicas pode não ser favorável ao conforto da população e até mesmo para sua saúde. O tráfego de veículos é uma das principais causas dessa condição, fato agravado pelo descontrole da ocupação urbana, que vem eliminando recuos frontais, praças e jardins, que possibilitariam uma maior dispersão da energia sonora. O planejamento urbano requer ferramentas que lhe permitam estimar a emissão de energia sonora de vias de tráfego. No mercado existem softwares comerciais que fazem tal previsão, mas possuem um custo elevado. A opção é a utilização de algoritmos matemáticos disponíveis na literatura, sem custo, mas que foram desenvolvidos para uma realidade diferente da brasileira. O objetivo deste trabalho é avaliar a precisão desses algoritmos para a realidade brasileira. Para isso foram executadas medidas de nível de pressão sonora em uma via de tráfego. Durante as medições foi realizada a contagem do fluxo de veículos, para alimentar os algoritmos selecionados e assim comparar o valor medido e o simulado. O resultado indica que há uma boa correlação nos valores obtidos, mas o ruído emitido pelos veículos em circulação precisa ainda ser melhor estudado para se buscarem resultados mais precisos.Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR2018-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/20749Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 10 No. 1 (2018)Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 10 Núm. 1 (2018)Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 10 n. 1 (2018)2175-3369reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbanainstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/20749/22552Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbanainfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Luiz Antonio Perrone Ferreira deCarvalho Junior, João BatistaDellamônica Toledo, Vitória2018-01-29T19:26:00Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/20749Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2175-3369&lng=pt&nrm=isONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpurbe@pucpr.br2175-33692175-3369opendoar:2018-01-29T19:26Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv A eficiência de algoritmos matemáticos para avaliação do ruído urbano
title A eficiência de algoritmos matemáticos para avaliação do ruído urbano
spellingShingle A eficiência de algoritmos matemáticos para avaliação do ruído urbano
Brito, Luiz Antonio Perrone Ferreira de
Ruído de tráfego
planejamento urbano
ruído urbano
title_short A eficiência de algoritmos matemáticos para avaliação do ruído urbano
title_full A eficiência de algoritmos matemáticos para avaliação do ruído urbano
title_fullStr A eficiência de algoritmos matemáticos para avaliação do ruído urbano
title_full_unstemmed A eficiência de algoritmos matemáticos para avaliação do ruído urbano
title_sort A eficiência de algoritmos matemáticos para avaliação do ruído urbano
author Brito, Luiz Antonio Perrone Ferreira de
author_facet Brito, Luiz Antonio Perrone Ferreira de
Carvalho Junior, João Batista
Dellamônica Toledo, Vitória
author_role author
author2 Carvalho Junior, João Batista
Dellamônica Toledo, Vitória
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Luiz Antonio Perrone Ferreira de
Carvalho Junior, João Batista
Dellamônica Toledo, Vitória
dc.subject.por.fl_str_mv Ruído de tráfego
planejamento urbano
ruído urbano
topic Ruído de tráfego
planejamento urbano
ruído urbano
description A paisagem sonora das cidades, sejam de médio ou grande porte, em algumas situações específicas pode não ser favorável ao conforto da população e até mesmo para sua saúde. O tráfego de veículos é uma das principais causas dessa condição, fato agravado pelo descontrole da ocupação urbana, que vem eliminando recuos frontais, praças e jardins, que possibilitariam uma maior dispersão da energia sonora. O planejamento urbano requer ferramentas que lhe permitam estimar a emissão de energia sonora de vias de tráfego. No mercado existem softwares comerciais que fazem tal previsão, mas possuem um custo elevado. A opção é a utilização de algoritmos matemáticos disponíveis na literatura, sem custo, mas que foram desenvolvidos para uma realidade diferente da brasileira. O objetivo deste trabalho é avaliar a precisão desses algoritmos para a realidade brasileira. Para isso foram executadas medidas de nível de pressão sonora em uma via de tráfego. Durante as medições foi realizada a contagem do fluxo de veículos, para alimentar os algoritmos selecionados e assim comparar o valor medido e o simulado. O resultado indica que há uma boa correlação nos valores obtidos, mas o ruído emitido pelos veículos em circulação precisa ainda ser melhor estudado para se buscarem resultados mais precisos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/20749
url https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/20749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/20749/22552
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 10 No. 1 (2018)
Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 10 Núm. 1 (2018)
Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 10 n. 1 (2018)
2175-3369
reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
collection Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository.name.fl_str_mv Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv urbe@pucpr.br
_version_ 1799125954215280640