A eficiência de algoritmos matemáticos para avaliação do ruído urbano
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UNITAU |
Texto Completo: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1466 |
Resumo: | Resumo A paisagem sonora das cidades, sejam de médio ou grande porte, em algumas situações específicas pode não ser favorável ao conforto da população e até mesmo para sua saúde. O tráfego de veículos é uma das principais causas dessa condição, fato agravado pelo descontrole da ocupação urbana, que vem eliminando recuos frontais, praças e jardins, que possibilitariam uma maior dispersão da energia sonora. O planejamento urbano requer ferramentas que lhe permitam estimar a emissão de energia sonora de vias de tráfego. No mercado existem softwares comerciais que fazem tal previsão, mas possuem um custo elevado. A opção é a utilização de algoritmos matemáticos disponíveis na literatura, sem custo, mas que foram desenvolvidos para uma realidade diferente da brasileira. O objetivo deste trabalho é avaliar a precisão desses algoritmos para a realidade brasileira. Para isso foram executadas medidas de nível de pressão sonora em uma via de tráfego. Durante as medições foi realizada a contagem do fluxo de veículos, para alimentar os algoritmos selecionados e assim comparar o valor medido e o simulado. O resultado indica que há uma boa correlação nos valores obtidos, mas o ruído emitido pelos veículos em circulação precisa ainda ser melhor estudado para se buscarem resultados mais precisos. |
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Brito, Luiz Antonio Perrone Ferreira deCarvalho Junior, João BatistaToledo, Vitória Dellamônica2019-09-11T20:58:33Z2019-09-11T20:58:33Z2018101223510.1590/2175-3369.010.001.ao032175-3369http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1466SCIELO:S2175-33692018000100022Resumo A paisagem sonora das cidades, sejam de médio ou grande porte, em algumas situações específicas pode não ser favorável ao conforto da população e até mesmo para sua saúde. O tráfego de veículos é uma das principais causas dessa condição, fato agravado pelo descontrole da ocupação urbana, que vem eliminando recuos frontais, praças e jardins, que possibilitariam uma maior dispersão da energia sonora. O planejamento urbano requer ferramentas que lhe permitam estimar a emissão de energia sonora de vias de tráfego. No mercado existem softwares comerciais que fazem tal previsão, mas possuem um custo elevado. A opção é a utilização de algoritmos matemáticos disponíveis na literatura, sem custo, mas que foram desenvolvidos para uma realidade diferente da brasileira. O objetivo deste trabalho é avaliar a precisão desses algoritmos para a realidade brasileira. Para isso foram executadas medidas de nível de pressão sonora em uma via de tráfego. Durante as medições foi realizada a contagem do fluxo de veículos, para alimentar os algoritmos selecionados e assim comparar o valor medido e o simulado. O resultado indica que há uma boa correlação nos valores obtidos, mas o ruído emitido pelos veículos em circulação precisa ainda ser melhor estudado para se buscarem resultados mais precisos.Abstract The soundscape of cities in general, whether medium or large size, may not be favorable to the comfort of the population and even to the health of people. Vehicle traffic is one of the main causes of this problem, further worsened by uncontrolled urban growth which eliminates front setbacks, squares and gardens that could enable a better dispersion of sound energy. Urban planning requires tools that allow it to estimate sound energy emission from traffic flow. There are softwares in the market that make this prediction, but they have a high cost. The other option is the use of mathematical algorithms available cost-free in the literature, but that have been developed for a reality different from the Brazilian. The objective of this work is to evaluate the accuracy of these algorithms to the Brazilian reality. Sound pressure level measures were made in a traffic lane. During the measurements, the number of vehicles was counted to feed the selected algorithm in order to compare the measured and the simulated values. The results indicated a good correlation between the values obtained, but the noise emitted by vehicles in circulation need to be better studied in order to obtain more accurate results.Made available in DSpace on 2019-09-11T20:58:33Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2018[Brito, Luiz Antonio Perrone Ferreira de; Carvalho Junior, João Batista; Toledo, Vitória Dellamônica] Universidade de Taubaté, BrazilPontifícia Universidade Católica do Paranáurbe. Revista Brasileira de Gestão Urbanahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScieloreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUTraffic noiseUrban planningUrban noiseRuído de tráfegoPlanejamento urbanoRuído urbanoUrban StudiesUrban StudiesA eficiência de algoritmos matemáticos para avaliação do ruído urbanoThe efficiency of mathematical algorithms for urban noise evaluationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporORIGINALS2175-33692018000100022.pdfS2175-33692018000100022.pdfapplication/pdf1756395http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1466/1/S2175-33692018000100022.pdfe4a7a7cd78ea2cb2c6edaea19bcafce3MD5120.500.11874/14662019-09-15 01:44:29.449oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1466Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-15T04:44:29Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
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