Análise da verticalização urbana no eixo estruturador de Passo Fundo – RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Evanisa Fátima Reginato Quevedo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Matana Júnior, Sidnei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/27273
Resumo: O processo de verticalização das cidades produz impactos que beneficiam ou prejudicam a qualidade do espaço urbano, sendo assim, analisar os seus desdobramentos constitui uma ferramenta no planejamento das cidades. O objetivo do estudo foi analisar o processo de verticalização no eixo estruturador da cidade de Passo Fundo, no norte do Rio Grande do Sul. O estudo compreendeu a análise de um trecho de 7,62km, sendo os levantamentos in loco realizados em duas etapas, a primeira em 2013 e a segunda em 2018. Os dados coletados são referentes ao gabarito de altura e à presença ou ausência de recuos prediais nas edificações. Os levantamentos apontaram o crescimento no número de edificações, em especial as edificações com mais de 13 pavimentos, cerca de 78%; também foi apontado o crescimento de 17% das edificações com recuos frontais e/ou laterais, em relação ao primeiro levantamento. A Avenida Brasil segue sua tendência histórica de verticalização, induzida pelos instrumentos de planejamento e pelo setor imobiliário, ao substituir tipologias de gabarito baixo e sem recuos por gabaritos altos com presença de recuos, mantendo a característica comercial e retomando a característica residencial através de edificações de uso misto, contribuindo assim com a criação de uma cidade compacta.
id PUC_PR-27_9d0c703bcca4bcec8ffc5b7c9cbd6827
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/27273
network_acronym_str PUC_PR-27
network_name_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository_id_str
spelling Análise da verticalização urbana no eixo estruturador de Passo Fundo – RSVerticalização. Densidade urbana. Plano Diretor. Morfologia UrbanaO processo de verticalização das cidades produz impactos que beneficiam ou prejudicam a qualidade do espaço urbano, sendo assim, analisar os seus desdobramentos constitui uma ferramenta no planejamento das cidades. O objetivo do estudo foi analisar o processo de verticalização no eixo estruturador da cidade de Passo Fundo, no norte do Rio Grande do Sul. O estudo compreendeu a análise de um trecho de 7,62km, sendo os levantamentos in loco realizados em duas etapas, a primeira em 2013 e a segunda em 2018. Os dados coletados são referentes ao gabarito de altura e à presença ou ausência de recuos prediais nas edificações. Os levantamentos apontaram o crescimento no número de edificações, em especial as edificações com mais de 13 pavimentos, cerca de 78%; também foi apontado o crescimento de 17% das edificações com recuos frontais e/ou laterais, em relação ao primeiro levantamento. A Avenida Brasil segue sua tendência histórica de verticalização, induzida pelos instrumentos de planejamento e pelo setor imobiliário, ao substituir tipologias de gabarito baixo e sem recuos por gabaritos altos com presença de recuos, mantendo a característica comercial e retomando a característica residencial através de edificações de uso misto, contribuindo assim com a criação de uma cidade compacta.Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/27273Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 12 (2020)Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 12 (2020)Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 12 (2020)2175-3369reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbanainstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/27273/24575Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Gestão Urbanainfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Evanisa Fátima Reginato QuevedoMatana Júnior, Sidnei2020-10-30T18:29:35Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/27273Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2175-3369&lng=pt&nrm=isONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpurbe@pucpr.br2175-33692175-3369opendoar:2020-10-30T18:29:35Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da verticalização urbana no eixo estruturador de Passo Fundo – RS
title Análise da verticalização urbana no eixo estruturador de Passo Fundo – RS
spellingShingle Análise da verticalização urbana no eixo estruturador de Passo Fundo – RS
Melo, Evanisa Fátima Reginato Quevedo
Verticalização. Densidade urbana. Plano Diretor. Morfologia Urbana
title_short Análise da verticalização urbana no eixo estruturador de Passo Fundo – RS
title_full Análise da verticalização urbana no eixo estruturador de Passo Fundo – RS
title_fullStr Análise da verticalização urbana no eixo estruturador de Passo Fundo – RS
title_full_unstemmed Análise da verticalização urbana no eixo estruturador de Passo Fundo – RS
title_sort Análise da verticalização urbana no eixo estruturador de Passo Fundo – RS
author Melo, Evanisa Fátima Reginato Quevedo
author_facet Melo, Evanisa Fátima Reginato Quevedo
Matana Júnior, Sidnei
author_role author
author2 Matana Júnior, Sidnei
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Evanisa Fátima Reginato Quevedo
Matana Júnior, Sidnei
dc.subject.por.fl_str_mv Verticalização. Densidade urbana. Plano Diretor. Morfologia Urbana
topic Verticalização. Densidade urbana. Plano Diretor. Morfologia Urbana
description O processo de verticalização das cidades produz impactos que beneficiam ou prejudicam a qualidade do espaço urbano, sendo assim, analisar os seus desdobramentos constitui uma ferramenta no planejamento das cidades. O objetivo do estudo foi analisar o processo de verticalização no eixo estruturador da cidade de Passo Fundo, no norte do Rio Grande do Sul. O estudo compreendeu a análise de um trecho de 7,62km, sendo os levantamentos in loco realizados em duas etapas, a primeira em 2013 e a segunda em 2018. Os dados coletados são referentes ao gabarito de altura e à presença ou ausência de recuos prediais nas edificações. Os levantamentos apontaram o crescimento no número de edificações, em especial as edificações com mais de 13 pavimentos, cerca de 78%; também foi apontado o crescimento de 17% das edificações com recuos frontais e/ou laterais, em relação ao primeiro levantamento. A Avenida Brasil segue sua tendência histórica de verticalização, induzida pelos instrumentos de planejamento e pelo setor imobiliário, ao substituir tipologias de gabarito baixo e sem recuos por gabaritos altos com presença de recuos, mantendo a característica comercial e retomando a característica residencial através de edificações de uso misto, contribuindo assim com a criação de uma cidade compacta.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/27273
url https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/27273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/27273/24575
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Gestão Urbana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Gestão Urbana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 12 (2020)
Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 12 (2020)
Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 12 (2020)
2175-3369
reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
collection Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository.name.fl_str_mv Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv urbe@pucpr.br
_version_ 1799125955716841472