Regularização Fundiária em conjuntos habitacionais de Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Thaís Frota Ferreira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lima Neto, João de Campos, Lima, Daniela de Freitas, Sousa Junior, Almir Mariano de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/30236
Resumo: O processo desordenado de urbanização do Brasil resultou em problemáticas que persistem até o século XXI, como é o caso da irregularidade fundiária. Essa irregularidade está presente até mesmo em conjuntos habitacionais edificados a partir do poder público, a exemplo de parte dos construídos pela Companhia de Habitação Popular do Rio Grande do Norte (COHAB-RN) em Natal. Este trabalho investiga a contribuição da parceria entre o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, a partir da Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano (CEHAB), e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) para a superação da irregularidade fundiária de conjuntos habitacionais implantados pela COHAB em Natal/RN. Para tanto, analisaram-se os produtos desta colaboração entre 2018 e abril de 2022. Esta parceria resultou na emissão de títulos do conjunto Eldorado em 2021, do Gramoré e do Nova Natal em 2022, transformando o quadro de irregularidade fundiária contido nestes desde as décadas de 1980 e 1990. A regularização fundiária coopera para a efetivação do direito à cidade e da moradia adequada, à medida que possibilita acesso a recursos, garante segurança jurídica, propicia planejamento e destinação de ações de melhoria da qualidade de vida e ambiental.
id PUC_PR-27_ad9ec10138da10ddc752e0e89d1c9684
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/30236
network_acronym_str PUC_PR-27
network_name_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository_id_str
spelling Regularização Fundiária em conjuntos habitacionais de Natal/RN O processo desordenado de urbanização do Brasil resultou em problemáticas que persistem até o século XXI, como é o caso da irregularidade fundiária. Essa irregularidade está presente até mesmo em conjuntos habitacionais edificados a partir do poder público, a exemplo de parte dos construídos pela Companhia de Habitação Popular do Rio Grande do Norte (COHAB-RN) em Natal. Este trabalho investiga a contribuição da parceria entre o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, a partir da Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano (CEHAB), e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) para a superação da irregularidade fundiária de conjuntos habitacionais implantados pela COHAB em Natal/RN. Para tanto, analisaram-se os produtos desta colaboração entre 2018 e abril de 2022. Esta parceria resultou na emissão de títulos do conjunto Eldorado em 2021, do Gramoré e do Nova Natal em 2022, transformando o quadro de irregularidade fundiária contido nestes desde as décadas de 1980 e 1990. A regularização fundiária coopera para a efetivação do direito à cidade e da moradia adequada, à medida que possibilita acesso a recursos, garante segurança jurídica, propicia planejamento e destinação de ações de melhoria da qualidade de vida e ambiental.Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR2023-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/30236Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 15 (2023)Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 15 (2023)Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 15 (2023)2175-3369reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbanainstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/30236/26262Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Gestão Urbanahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCavalcante, Thaís Frota Ferreira Lima Neto, João de CamposLima, Daniela de Freitas Sousa Junior, Almir Mariano de 2023-08-18T13:40:07Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/30236Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2175-3369&lng=pt&nrm=isONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpurbe@pucpr.br2175-33692175-3369opendoar:2023-08-18T13:40:07Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv Regularização Fundiária em conjuntos habitacionais de Natal/RN
title Regularização Fundiária em conjuntos habitacionais de Natal/RN
spellingShingle Regularização Fundiária em conjuntos habitacionais de Natal/RN
Cavalcante, Thaís Frota Ferreira
title_short Regularização Fundiária em conjuntos habitacionais de Natal/RN
title_full Regularização Fundiária em conjuntos habitacionais de Natal/RN
title_fullStr Regularização Fundiária em conjuntos habitacionais de Natal/RN
title_full_unstemmed Regularização Fundiária em conjuntos habitacionais de Natal/RN
title_sort Regularização Fundiária em conjuntos habitacionais de Natal/RN
author Cavalcante, Thaís Frota Ferreira
author_facet Cavalcante, Thaís Frota Ferreira
Lima Neto, João de Campos
Lima, Daniela de Freitas
Sousa Junior, Almir Mariano de
author_role author
author2 Lima Neto, João de Campos
Lima, Daniela de Freitas
Sousa Junior, Almir Mariano de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Thaís Frota Ferreira
Lima Neto, João de Campos
Lima, Daniela de Freitas
Sousa Junior, Almir Mariano de
description O processo desordenado de urbanização do Brasil resultou em problemáticas que persistem até o século XXI, como é o caso da irregularidade fundiária. Essa irregularidade está presente até mesmo em conjuntos habitacionais edificados a partir do poder público, a exemplo de parte dos construídos pela Companhia de Habitação Popular do Rio Grande do Norte (COHAB-RN) em Natal. Este trabalho investiga a contribuição da parceria entre o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, a partir da Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano (CEHAB), e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) para a superação da irregularidade fundiária de conjuntos habitacionais implantados pela COHAB em Natal/RN. Para tanto, analisaram-se os produtos desta colaboração entre 2018 e abril de 2022. Esta parceria resultou na emissão de títulos do conjunto Eldorado em 2021, do Gramoré e do Nova Natal em 2022, transformando o quadro de irregularidade fundiária contido nestes desde as décadas de 1980 e 1990. A regularização fundiária coopera para a efetivação do direito à cidade e da moradia adequada, à medida que possibilita acesso a recursos, garante segurança jurídica, propicia planejamento e destinação de ações de melhoria da qualidade de vida e ambiental.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/30236
url https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/30236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/30236/26262
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Gestão Urbana
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Gestão Urbana
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 15 (2023)
Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 15 (2023)
Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 15 (2023)
2175-3369
reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
collection Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository.name.fl_str_mv Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv urbe@pucpr.br
_version_ 1799125956402610176