A representação política nos Conselhos Gestores de Políticas Públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Julian
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Hahn Lüchmann, Lígia Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5365
Resumo: Uma das transformações das democracias contemporâneas diz respeito ao fenômeno da “pluralizaçãoda representação” (LAVALLE; HOUTZAGER; CASTELLO, 2006). Novos atores e novas instituiçõestêm impactado a configuração tradicional dos regimes democráticos. Nesse novo contexto,associações civis, movimentos sociais e ONGs são atores que têm buscado legitimidade na representação de interessese demandas perante o Estado. Instituições como os Conselhos Gestores de Políticas Públicase Orçamentos Participativos são consideradas espaços de participação – ou exemplos de democraciaparticipativa – onde esses novos atores desempenham atividades representativas. Diante desse cenário,o presente trabalho pretende analisar como se materializa o exercício da representação no interior dessasnovas institucionalidades. Tomando como referência empírica os diferentes Conselhos Gestores dePolíticas Públicas de alguns municípios do Estado de Santa Catarina, Brasil, o foco analítico do trabalhoestá voltado para a avaliação da qualidade e dos tipos de representação exercidos nesses fóruns, tendocomo parâmetro os seguintes critérios: a) o perfil destes representantes; b) os mecanismos de autorização,c) os mecanismos de prestação de contas, e d) a pretensão de legitimidade dos representantesnestes espaços.
id PUC_PR-27_eadf2760da467bde532402fc7cbbdb30
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/5365
network_acronym_str PUC_PR-27
network_name_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository_id_str
spelling A representação política nos Conselhos Gestores de Políticas PúblicasRepresentaçãoParticipaçãoConselhos gestoresUma das transformações das democracias contemporâneas diz respeito ao fenômeno da “pluralizaçãoda representação” (LAVALLE; HOUTZAGER; CASTELLO, 2006). Novos atores e novas instituiçõestêm impactado a configuração tradicional dos regimes democráticos. Nesse novo contexto,associações civis, movimentos sociais e ONGs são atores que têm buscado legitimidade na representação de interessese demandas perante o Estado. Instituições como os Conselhos Gestores de Políticas Públicase Orçamentos Participativos são consideradas espaços de participação – ou exemplos de democraciaparticipativa – onde esses novos atores desempenham atividades representativas. Diante desse cenário,o presente trabalho pretende analisar como se materializa o exercício da representação no interior dessasnovas institucionalidades. Tomando como referência empírica os diferentes Conselhos Gestores dePolíticas Públicas de alguns municípios do Estado de Santa Catarina, Brasil, o foco analítico do trabalhoestá voltado para a avaliação da qualidade e dos tipos de representação exercidos nesses fóruns, tendocomo parâmetro os seguintes critérios: a) o perfil destes representantes; b) os mecanismos de autorização,c) os mecanismos de prestação de contas, e d) a pretensão de legitimidade dos representantesnestes espaços.Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR2017-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5365Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 2 No. 2 (2010); 229-246Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 2 Núm. 2 (2010); 229-246Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 2 n. 2 (2010); 229-2462175-3369reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbanainstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5365/20875Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbanainfo:eu-repo/semantics/openAccessBorba, JulianHahn Lüchmann, Lígia Helena2017-09-19T20:04:26Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/5365Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2175-3369&lng=pt&nrm=isONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpurbe@pucpr.br2175-33692175-3369opendoar:2017-09-19T20:04:26Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv A representação política nos Conselhos Gestores de Políticas Públicas
title A representação política nos Conselhos Gestores de Políticas Públicas
spellingShingle A representação política nos Conselhos Gestores de Políticas Públicas
Borba, Julian
Representação
Participação
Conselhos gestores
title_short A representação política nos Conselhos Gestores de Políticas Públicas
title_full A representação política nos Conselhos Gestores de Políticas Públicas
title_fullStr A representação política nos Conselhos Gestores de Políticas Públicas
title_full_unstemmed A representação política nos Conselhos Gestores de Políticas Públicas
title_sort A representação política nos Conselhos Gestores de Políticas Públicas
author Borba, Julian
author_facet Borba, Julian
Hahn Lüchmann, Lígia Helena
author_role author
author2 Hahn Lüchmann, Lígia Helena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, Julian
Hahn Lüchmann, Lígia Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Representação
Participação
Conselhos gestores
topic Representação
Participação
Conselhos gestores
description Uma das transformações das democracias contemporâneas diz respeito ao fenômeno da “pluralizaçãoda representação” (LAVALLE; HOUTZAGER; CASTELLO, 2006). Novos atores e novas instituiçõestêm impactado a configuração tradicional dos regimes democráticos. Nesse novo contexto,associações civis, movimentos sociais e ONGs são atores que têm buscado legitimidade na representação de interessese demandas perante o Estado. Instituições como os Conselhos Gestores de Políticas Públicase Orçamentos Participativos são consideradas espaços de participação – ou exemplos de democraciaparticipativa – onde esses novos atores desempenham atividades representativas. Diante desse cenário,o presente trabalho pretende analisar como se materializa o exercício da representação no interior dessasnovas institucionalidades. Tomando como referência empírica os diferentes Conselhos Gestores dePolíticas Públicas de alguns municípios do Estado de Santa Catarina, Brasil, o foco analítico do trabalhoestá voltado para a avaliação da qualidade e dos tipos de representação exercidos nesses fóruns, tendocomo parâmetro os seguintes critérios: a) o perfil destes representantes; b) os mecanismos de autorização,c) os mecanismos de prestação de contas, e d) a pretensão de legitimidade dos representantesnestes espaços.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5365
url https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5365/20875
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 2 No. 2 (2010); 229-246
Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 2 Núm. 2 (2010); 229-246
Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 2 n. 2 (2010); 229-246
2175-3369
reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
collection Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository.name.fl_str_mv Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv urbe@pucpr.br
_version_ 1799125953806336000