Limitações na interpretação das normas tributárias com base no formalismo normativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kronbauer, Eduardo Luís
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Direito Econômico e Socioambiental
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/direitoeconomico/article/view/6155
Resumo: O presente trabalho tem por objeto a análise crítica da influência do positivismo – em sua dimensão extremamente formalista – sobre o Direito Tributário. Inicia-se pelo breve estudo do normativismo como Teoria Geral do Direito para, posteriormente, verificar o seu impacto na Ciência do Direito Tributário. Este formalismo clássico defende que o papel do teórico do Direito se limita à descrição do direito posto, e, assim, o conteúdo pré-existente à produção da norma não pode ser considerado pelo intérprete. Para ser Ciência, o Direito deve ater-se somente à estrutura semântica e sintática do texto normativo. Após esse primeiro estudo, passa-se a demonstrar a deficiência na aplicação deste formato de interpretação, apontando problemas em decisões proferidas pelo Supremo Tribunal Federal. Essa limitação a discussões e alterações de conteúdos meramente semânticos pode acarretar em justificações ambíguas e incertas, em virtude da complexidade e diversidade de significados que a linguagem apresenta. Por fim, aponta-se para a busca de um novo paradigma que não esteja limitado à interpretação do Direito com base apenas na lógica semântica, sintática e pragmática da linguagem jurídica.
id PUC_PR-28_0c69b972e602e521124db77935f69a12
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/6155
network_acronym_str PUC_PR-28
network_name_str Revista de Direito Econômico e Socioambiental
repository_id_str
spelling Limitações na interpretação das normas tributárias com base no formalismo normativoDireito Tributário. Formalismo Normativo. Positivismo Jurídico. Corte Epis- temológico. Redução de Complexidades. Filosofia da Linguagem.O presente trabalho tem por objeto a análise crítica da influência do positivismo – em sua dimensão extremamente formalista – sobre o Direito Tributário. Inicia-se pelo breve estudo do normativismo como Teoria Geral do Direito para, posteriormente, verificar o seu impacto na Ciência do Direito Tributário. Este formalismo clássico defende que o papel do teórico do Direito se limita à descrição do direito posto, e, assim, o conteúdo pré-existente à produção da norma não pode ser considerado pelo intérprete. Para ser Ciência, o Direito deve ater-se somente à estrutura semântica e sintática do texto normativo. Após esse primeiro estudo, passa-se a demonstrar a deficiência na aplicação deste formato de interpretação, apontando problemas em decisões proferidas pelo Supremo Tribunal Federal. Essa limitação a discussões e alterações de conteúdos meramente semânticos pode acarretar em justificações ambíguas e incertas, em virtude da complexidade e diversidade de significados que a linguagem apresenta. Por fim, aponta-se para a busca de um novo paradigma que não esteja limitado à interpretação do Direito com base apenas na lógica semântica, sintática e pragmática da linguagem jurídica.Editora Universitária Champagnat - PUCPRess2015-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/direitoeconomico/article/view/615510.7213/rev.dir.econ.socioambienta.06.001.AO07Revista de Direito Econômico e Socioambiental; Vol. 6 No. 1 (2015): January/June; 159-194Revista de Direito Econômico e Socioambiental; Vol. 6 Núm. 1 (2015): enero/junio; 159-194Revista de Direito Econômico e Socioambiental; v. 6 n. 1 (2015): janeiro/junho; 159-1942179-82142179-345X10.7213/rev.dir.econ.soc.v6i1reponame:Revista de Direito Econômico e Socioambientalinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/direitoeconomico/article/view/6155/6071Copyright (c) 2017 Revista de Direito Econômico e Socioambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessKronbauer, Eduardo Luís2018-05-09T18:31:01Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/6155Revistahttps://periodicos.pucpr.br/direitoeconomicoONGhttps://periodicos.pucpr.br/direitoeconomico/oai||nicolasadd@outlook.com|| revista.direito@pucpr.br2179-82142179-345Xopendoar:2018-05-09T18:31:01Revista de Direito Econômico e Socioambiental - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv Limitações na interpretação das normas tributárias com base no formalismo normativo
title Limitações na interpretação das normas tributárias com base no formalismo normativo
spellingShingle Limitações na interpretação das normas tributárias com base no formalismo normativo
Kronbauer, Eduardo Luís
Direito Tributário. Formalismo Normativo. Positivismo Jurídico. Corte Epis- temológico. Redução de Complexidades. Filosofia da Linguagem.
title_short Limitações na interpretação das normas tributárias com base no formalismo normativo
title_full Limitações na interpretação das normas tributárias com base no formalismo normativo
title_fullStr Limitações na interpretação das normas tributárias com base no formalismo normativo
title_full_unstemmed Limitações na interpretação das normas tributárias com base no formalismo normativo
title_sort Limitações na interpretação das normas tributárias com base no formalismo normativo
author Kronbauer, Eduardo Luís
author_facet Kronbauer, Eduardo Luís
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kronbauer, Eduardo Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Direito Tributário. Formalismo Normativo. Positivismo Jurídico. Corte Epis- temológico. Redução de Complexidades. Filosofia da Linguagem.
topic Direito Tributário. Formalismo Normativo. Positivismo Jurídico. Corte Epis- temológico. Redução de Complexidades. Filosofia da Linguagem.
description O presente trabalho tem por objeto a análise crítica da influência do positivismo – em sua dimensão extremamente formalista – sobre o Direito Tributário. Inicia-se pelo breve estudo do normativismo como Teoria Geral do Direito para, posteriormente, verificar o seu impacto na Ciência do Direito Tributário. Este formalismo clássico defende que o papel do teórico do Direito se limita à descrição do direito posto, e, assim, o conteúdo pré-existente à produção da norma não pode ser considerado pelo intérprete. Para ser Ciência, o Direito deve ater-se somente à estrutura semântica e sintática do texto normativo. Após esse primeiro estudo, passa-se a demonstrar a deficiência na aplicação deste formato de interpretação, apontando problemas em decisões proferidas pelo Supremo Tribunal Federal. Essa limitação a discussões e alterações de conteúdos meramente semânticos pode acarretar em justificações ambíguas e incertas, em virtude da complexidade e diversidade de significados que a linguagem apresenta. Por fim, aponta-se para a busca de um novo paradigma que não esteja limitado à interpretação do Direito com base apenas na lógica semântica, sintática e pragmática da linguagem jurídica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/direitoeconomico/article/view/6155
10.7213/rev.dir.econ.socioambienta.06.001.AO07
url https://periodicos.pucpr.br/direitoeconomico/article/view/6155
identifier_str_mv 10.7213/rev.dir.econ.socioambienta.06.001.AO07
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/direitoeconomico/article/view/6155/6071
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Direito Econômico e Socioambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Direito Econômico e Socioambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Champagnat - PUCPRess
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Champagnat - PUCPRess
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Direito Econômico e Socioambiental; Vol. 6 No. 1 (2015): January/June; 159-194
Revista de Direito Econômico e Socioambiental; Vol. 6 Núm. 1 (2015): enero/junio; 159-194
Revista de Direito Econômico e Socioambiental; v. 6 n. 1 (2015): janeiro/junho; 159-194
2179-8214
2179-345X
10.7213/rev.dir.econ.soc.v6i1
reponame:Revista de Direito Econômico e Socioambiental
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Revista de Direito Econômico e Socioambiental
collection Revista de Direito Econômico e Socioambiental
repository.name.fl_str_mv Revista de Direito Econômico e Socioambiental - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv ||nicolasadd@outlook.com|| revista.direito@pucpr.br
_version_ 1798321243621949440