Infraestrutura portuária: análise do impacto regional do novo marco regulatório no Estado do Espírito Santo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mauricio Junior, Alceu
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Basílio de Moraes, Francisco de Assis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Direito Econômico e Socioambiental
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/direitoeconomico/article/view/23481
Resumo: O Brasil aprovou um novo quadro regulatório para o setor portuário em 2013, buscando atrair investimentos privados para modernizar e melhorar a competitividade de seus portos. A questão, no entanto, é se esta nova Lei dos Portos é capaz de atender a essa expectativa e fornecer um quadro regulatório eficiente, permitindo investimentos privados e a necessária modernização dos portos brasileiros. Neste artigo, abordamos essa questão e propomos um novo método para a análise de risco regulatório utilizando Redes Bayesianas. Para atingir esse objetivo, primeiro avaliamos a relevância da infraestrutura portuária e as formas pelas quais o Estado pode intervir na economia no Brasil. Então, após analisarmos o desenvolvimento do novo quadro regulatório para o setor portuário, propomos um modelo de Análise de Impacto Regulatório usando Redes Bayesianas, aplicando esse modelo aos dados coletados em uma pesquisa com especialistas do setor portuário no estado do Espírito Santo. Concluímos que o risco de falta de eficácia no novo quadro regulatório é maior quando comparado à Lei dos Portos anterior.
id PUC_PR-28_aa99533f1a7f50ff95784d076875fe10
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/23481
network_acronym_str PUC_PR-28
network_name_str Revista de Direito Econômico e Socioambiental
repository_id_str
spelling Infraestrutura portuária: análise do impacto regional do novo marco regulatório no Estado do Espírito Santoanálise de risco regulatórioredes bayesianasportosDireito PortuárioDireito Econômico.Regulação PortuáriaO Brasil aprovou um novo quadro regulatório para o setor portuário em 2013, buscando atrair investimentos privados para modernizar e melhorar a competitividade de seus portos. A questão, no entanto, é se esta nova Lei dos Portos é capaz de atender a essa expectativa e fornecer um quadro regulatório eficiente, permitindo investimentos privados e a necessária modernização dos portos brasileiros. Neste artigo, abordamos essa questão e propomos um novo método para a análise de risco regulatório utilizando Redes Bayesianas. Para atingir esse objetivo, primeiro avaliamos a relevância da infraestrutura portuária e as formas pelas quais o Estado pode intervir na economia no Brasil. Então, após analisarmos o desenvolvimento do novo quadro regulatório para o setor portuário, propomos um modelo de Análise de Impacto Regulatório usando Redes Bayesianas, aplicando esse modelo aos dados coletados em uma pesquisa com especialistas do setor portuário no estado do Espírito Santo. Concluímos que o risco de falta de eficácia no novo quadro regulatório é maior quando comparado à Lei dos Portos anterior.Editora Universitária Champagnat - PUCPRess2019-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/direitoeconomico/article/view/2348110.7213/rev.dir.econ.soc.v10i1.23481Revista de Direito Econômico e Socioambiental; Vol. 10 No. 1 (2019): January/April; 231-266Revista de Direito Econômico e Socioambiental; Vol. 10 Núm. 1 (2019): enero/abril; 231-266Revista de Direito Econômico e Socioambiental; v. 10 n. 1 (2019): janeiro/abril; 231-2662179-82142179-345X10.7213/rev.dir.econ.soc.v10i1reponame:Revista de Direito Econômico e Socioambientalinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/direitoeconomico/article/view/23481/23738Copyright (c) 2019 Alceu Mauricio Junior, Francisco de Assis Basílio de Moraesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMauricio Junior, AlceuBasílio de Moraes, Francisco de Assis2020-05-24T20:47:31Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/23481Revistahttps://periodicos.pucpr.br/direitoeconomicoONGhttps://periodicos.pucpr.br/direitoeconomico/oai||nicolasadd@outlook.com|| revista.direito@pucpr.br2179-82142179-345Xopendoar:2020-05-24T20:47:31Revista de Direito Econômico e Socioambiental - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv Infraestrutura portuária: análise do impacto regional do novo marco regulatório no Estado do Espírito Santo
title Infraestrutura portuária: análise do impacto regional do novo marco regulatório no Estado do Espírito Santo
spellingShingle Infraestrutura portuária: análise do impacto regional do novo marco regulatório no Estado do Espírito Santo
Mauricio Junior, Alceu
análise de risco regulatório
redes bayesianas
portos
Direito Portuário
Direito Econômico.
Regulação Portuária
title_short Infraestrutura portuária: análise do impacto regional do novo marco regulatório no Estado do Espírito Santo
title_full Infraestrutura portuária: análise do impacto regional do novo marco regulatório no Estado do Espírito Santo
title_fullStr Infraestrutura portuária: análise do impacto regional do novo marco regulatório no Estado do Espírito Santo
title_full_unstemmed Infraestrutura portuária: análise do impacto regional do novo marco regulatório no Estado do Espírito Santo
title_sort Infraestrutura portuária: análise do impacto regional do novo marco regulatório no Estado do Espírito Santo
author Mauricio Junior, Alceu
author_facet Mauricio Junior, Alceu
Basílio de Moraes, Francisco de Assis
author_role author
author2 Basílio de Moraes, Francisco de Assis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mauricio Junior, Alceu
Basílio de Moraes, Francisco de Assis
dc.subject.por.fl_str_mv análise de risco regulatório
redes bayesianas
portos
Direito Portuário
Direito Econômico.
Regulação Portuária
topic análise de risco regulatório
redes bayesianas
portos
Direito Portuário
Direito Econômico.
Regulação Portuária
description O Brasil aprovou um novo quadro regulatório para o setor portuário em 2013, buscando atrair investimentos privados para modernizar e melhorar a competitividade de seus portos. A questão, no entanto, é se esta nova Lei dos Portos é capaz de atender a essa expectativa e fornecer um quadro regulatório eficiente, permitindo investimentos privados e a necessária modernização dos portos brasileiros. Neste artigo, abordamos essa questão e propomos um novo método para a análise de risco regulatório utilizando Redes Bayesianas. Para atingir esse objetivo, primeiro avaliamos a relevância da infraestrutura portuária e as formas pelas quais o Estado pode intervir na economia no Brasil. Então, após analisarmos o desenvolvimento do novo quadro regulatório para o setor portuário, propomos um modelo de Análise de Impacto Regulatório usando Redes Bayesianas, aplicando esse modelo aos dados coletados em uma pesquisa com especialistas do setor portuário no estado do Espírito Santo. Concluímos que o risco de falta de eficácia no novo quadro regulatório é maior quando comparado à Lei dos Portos anterior.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/direitoeconomico/article/view/23481
10.7213/rev.dir.econ.soc.v10i1.23481
url https://periodicos.pucpr.br/direitoeconomico/article/view/23481
identifier_str_mv 10.7213/rev.dir.econ.soc.v10i1.23481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/direitoeconomico/article/view/23481/23738
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Alceu Mauricio Junior, Francisco de Assis Basílio de Moraes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Alceu Mauricio Junior, Francisco de Assis Basílio de Moraes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Champagnat - PUCPRess
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Champagnat - PUCPRess
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Direito Econômico e Socioambiental; Vol. 10 No. 1 (2019): January/April; 231-266
Revista de Direito Econômico e Socioambiental; Vol. 10 Núm. 1 (2019): enero/abril; 231-266
Revista de Direito Econômico e Socioambiental; v. 10 n. 1 (2019): janeiro/abril; 231-266
2179-8214
2179-345X
10.7213/rev.dir.econ.soc.v10i1
reponame:Revista de Direito Econômico e Socioambiental
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Revista de Direito Econômico e Socioambiental
collection Revista de Direito Econômico e Socioambiental
repository.name.fl_str_mv Revista de Direito Econômico e Socioambiental - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv ||nicolasadd@outlook.com|| revista.direito@pucpr.br
_version_ 1798321244142043136