AVANT-GARDE TRANSGRESSION AND SUBVERSION OF VULGARITY: THE CASES OF CARLOS REICHENBACH AND ALBERTO FISCHERMAN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANIEL PECEGO VIEIRA CAETANO
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30210@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30210@2
Resumo: Este projeto se propõe a estudar o percurso feito por dois realizadores de cinema – um brasileiro, Carlos Reichenbach, e um argentino, Alberto Fischerman. Ambos partiram dos movimentos da chamada contracultura dos anos 60 e 70 e, poucos anos mais tarde, estiveram envolvidos com produções de pretensões notadamente comerciais e de forte apelo popular. Portanto, o estudo trata dos contextos em que essa produção se realizou e se estende à recepção crítica tida pelos filmes. Ao observar estes filmes e sua crítica, o estudo propõe duas questões. Primeiro: em que medida estes realizadores, mesmo realizando obras inseridas no esquema de produção mercantil da indústria de cinema, trouxeram aos filmes marcas de seu percurso, adicionando doses de transgressão e ironia aos contextos francamente vulgares. Em seguida, analisar como se deu o movimento da crítica diante destas obras apelativas e transgressoras. Para isso, a comparação entre os contextos de dois diferentes países pode enriquecer a análise.
id PUC_RIO-1_021a55a29882a49afd7af6eb48204647
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:30210
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAVANT-GARDE TRANSGRESSION AND SUBVERSION OF VULGARITY: THE CASES OF CARLOS REICHENBACH AND ALBERTO FISCHERMANENTRE A TRANSGRESSÃO VANGUARDISTA E A SUBVERSÃO DA VULGARIDADE: OS CASOS DE CARLOS REICHENBACH E ALBERTO FISCHERMAN2012-07-03PINA MARIA ARNOLDI COCO05923336804lattes.cnpq.br/6790448215684406KARL ERIK SCHOLLHAMMERANA PAULA VEIGA KIFFERPINA MARIA ARNOLDI COCOJOAO LUIZ VIEIRAANTONIO CARLOS AMANCIO DA SILVA07092617723lattes.cnpq.br/3998335284740531DANIEL PECEGO VIEIRA CAETANOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM LETRASPUC-RioBREste projeto se propõe a estudar o percurso feito por dois realizadores de cinema – um brasileiro, Carlos Reichenbach, e um argentino, Alberto Fischerman. Ambos partiram dos movimentos da chamada contracultura dos anos 60 e 70 e, poucos anos mais tarde, estiveram envolvidos com produções de pretensões notadamente comerciais e de forte apelo popular. Portanto, o estudo trata dos contextos em que essa produção se realizou e se estende à recepção crítica tida pelos filmes. Ao observar estes filmes e sua crítica, o estudo propõe duas questões. Primeiro: em que medida estes realizadores, mesmo realizando obras inseridas no esquema de produção mercantil da indústria de cinema, trouxeram aos filmes marcas de seu percurso, adicionando doses de transgressão e ironia aos contextos francamente vulgares. Em seguida, analisar como se deu o movimento da crítica diante destas obras apelativas e transgressoras. Para isso, a comparação entre os contextos de dois diferentes países pode enriquecer a análise.This project analyzes the works of two filmmakers – the Brazilian Carlos Reichenbach, and the Argentinian Alberto Fischerman. Both have made their first films linked to counterculture movements of the 60s and 70s. A few years later, both of them became involved with exploitation productions. This study looks into the historical contexts in which these productions took place. It will also analyze the way both features were received by film critics. By focusing on these two films and the critical film writing they inspired, this study proposes two questions. First: If these directors, even when doing their exploitation works, have embedded in their productions doses of transgression and irony, which turned upside down what was originally an openly vulgar context. We will also look into the way the critics reacted to this subversive exploitation. In order to better grasp this reception by film pundits, a comparison between the two distinct contexts of Brazil and Argentina can enrich the analysis.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30210@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30210@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:33:08Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:30210Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv AVANT-GARDE TRANSGRESSION AND SUBVERSION OF VULGARITY: THE CASES OF CARLOS REICHENBACH AND ALBERTO FISCHERMAN
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv ENTRE A TRANSGRESSÃO VANGUARDISTA E A SUBVERSÃO DA VULGARIDADE: OS CASOS DE CARLOS REICHENBACH E ALBERTO FISCHERMAN
title AVANT-GARDE TRANSGRESSION AND SUBVERSION OF VULGARITY: THE CASES OF CARLOS REICHENBACH AND ALBERTO FISCHERMAN
spellingShingle AVANT-GARDE TRANSGRESSION AND SUBVERSION OF VULGARITY: THE CASES OF CARLOS REICHENBACH AND ALBERTO FISCHERMAN
DANIEL PECEGO VIEIRA CAETANO
title_short AVANT-GARDE TRANSGRESSION AND SUBVERSION OF VULGARITY: THE CASES OF CARLOS REICHENBACH AND ALBERTO FISCHERMAN
title_full AVANT-GARDE TRANSGRESSION AND SUBVERSION OF VULGARITY: THE CASES OF CARLOS REICHENBACH AND ALBERTO FISCHERMAN
title_fullStr AVANT-GARDE TRANSGRESSION AND SUBVERSION OF VULGARITY: THE CASES OF CARLOS REICHENBACH AND ALBERTO FISCHERMAN
title_full_unstemmed AVANT-GARDE TRANSGRESSION AND SUBVERSION OF VULGARITY: THE CASES OF CARLOS REICHENBACH AND ALBERTO FISCHERMAN
title_sort AVANT-GARDE TRANSGRESSION AND SUBVERSION OF VULGARITY: THE CASES OF CARLOS REICHENBACH AND ALBERTO FISCHERMAN
author DANIEL PECEGO VIEIRA CAETANO
author_facet DANIEL PECEGO VIEIRA CAETANO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv PINA MARIA ARNOLDI COCO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 05923336804
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6790448215684406
dc.contributor.referee1.fl_str_mv KARL ERIK SCHOLLHAMMER
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ANA PAULA VEIGA KIFFER
dc.contributor.referee3.fl_str_mv PINA MARIA ARNOLDI COCO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv JOAO LUIZ VIEIRA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv ANTONIO CARLOS AMANCIO DA SILVA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 07092617723
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3998335284740531
dc.contributor.author.fl_str_mv DANIEL PECEGO VIEIRA CAETANO
contributor_str_mv PINA MARIA ARNOLDI COCO
KARL ERIK SCHOLLHAMMER
ANA PAULA VEIGA KIFFER
PINA MARIA ARNOLDI COCO
JOAO LUIZ VIEIRA
ANTONIO CARLOS AMANCIO DA SILVA
description Este projeto se propõe a estudar o percurso feito por dois realizadores de cinema – um brasileiro, Carlos Reichenbach, e um argentino, Alberto Fischerman. Ambos partiram dos movimentos da chamada contracultura dos anos 60 e 70 e, poucos anos mais tarde, estiveram envolvidos com produções de pretensões notadamente comerciais e de forte apelo popular. Portanto, o estudo trata dos contextos em que essa produção se realizou e se estende à recepção crítica tida pelos filmes. Ao observar estes filmes e sua crítica, o estudo propõe duas questões. Primeiro: em que medida estes realizadores, mesmo realizando obras inseridas no esquema de produção mercantil da indústria de cinema, trouxeram aos filmes marcas de seu percurso, adicionando doses de transgressão e ironia aos contextos francamente vulgares. Em seguida, analisar como se deu o movimento da crítica diante destas obras apelativas e transgressoras. Para isso, a comparação entre os contextos de dois diferentes países pode enriquecer a análise.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30210@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30210@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30210@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30210@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM LETRAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324931768156160