AVANT-GARDE TRANSGRESSION AND SUBVERSION OF VULGARITY: THE CASES OF CARLOS REICHENBACH AND ALBERTO FISCHERMAN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30210@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30210@2 |
Resumo: | Este projeto se propõe a estudar o percurso feito por dois realizadores de cinema – um brasileiro, Carlos Reichenbach, e um argentino, Alberto Fischerman. Ambos partiram dos movimentos da chamada contracultura dos anos 60 e 70 e, poucos anos mais tarde, estiveram envolvidos com produções de pretensões notadamente comerciais e de forte apelo popular. Portanto, o estudo trata dos contextos em que essa produção se realizou e se estende à recepção crítica tida pelos filmes. Ao observar estes filmes e sua crítica, o estudo propõe duas questões. Primeiro: em que medida estes realizadores, mesmo realizando obras inseridas no esquema de produção mercantil da indústria de cinema, trouxeram aos filmes marcas de seu percurso, adicionando doses de transgressão e ironia aos contextos francamente vulgares. Em seguida, analisar como se deu o movimento da crítica diante destas obras apelativas e transgressoras. Para isso, a comparação entre os contextos de dois diferentes países pode enriquecer a análise. |
id |
PUC_RIO-1_021a55a29882a49afd7af6eb48204647 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:30210 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAVANT-GARDE TRANSGRESSION AND SUBVERSION OF VULGARITY: THE CASES OF CARLOS REICHENBACH AND ALBERTO FISCHERMANENTRE A TRANSGRESSÃO VANGUARDISTA E A SUBVERSÃO DA VULGARIDADE: OS CASOS DE CARLOS REICHENBACH E ALBERTO FISCHERMAN2012-07-03PINA MARIA ARNOLDI COCO05923336804lattes.cnpq.br/6790448215684406KARL ERIK SCHOLLHAMMERANA PAULA VEIGA KIFFERPINA MARIA ARNOLDI COCOJOAO LUIZ VIEIRAANTONIO CARLOS AMANCIO DA SILVA07092617723lattes.cnpq.br/3998335284740531DANIEL PECEGO VIEIRA CAETANOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM LETRASPUC-RioBREste projeto se propõe a estudar o percurso feito por dois realizadores de cinema – um brasileiro, Carlos Reichenbach, e um argentino, Alberto Fischerman. Ambos partiram dos movimentos da chamada contracultura dos anos 60 e 70 e, poucos anos mais tarde, estiveram envolvidos com produções de pretensões notadamente comerciais e de forte apelo popular. Portanto, o estudo trata dos contextos em que essa produção se realizou e se estende à recepção crítica tida pelos filmes. Ao observar estes filmes e sua crítica, o estudo propõe duas questões. Primeiro: em que medida estes realizadores, mesmo realizando obras inseridas no esquema de produção mercantil da indústria de cinema, trouxeram aos filmes marcas de seu percurso, adicionando doses de transgressão e ironia aos contextos francamente vulgares. Em seguida, analisar como se deu o movimento da crítica diante destas obras apelativas e transgressoras. Para isso, a comparação entre os contextos de dois diferentes países pode enriquecer a análise.This project analyzes the works of two filmmakers – the Brazilian Carlos Reichenbach, and the Argentinian Alberto Fischerman. Both have made their first films linked to counterculture movements of the 60s and 70s. A few years later, both of them became involved with exploitation productions. This study looks into the historical contexts in which these productions took place. It will also analyze the way both features were received by film critics. By focusing on these two films and the critical film writing they inspired, this study proposes two questions. First: If these directors, even when doing their exploitation works, have embedded in their productions doses of transgression and irony, which turned upside down what was originally an openly vulgar context. We will also look into the way the critics reacted to this subversive exploitation. In order to better grasp this reception by film pundits, a comparison between the two distinct contexts of Brazil and Argentina can enrich the analysis.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30210@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30210@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:33:08Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:30210Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
AVANT-GARDE TRANSGRESSION AND SUBVERSION OF VULGARITY: THE CASES OF CARLOS REICHENBACH AND ALBERTO FISCHERMAN |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
ENTRE A TRANSGRESSÃO VANGUARDISTA E A SUBVERSÃO DA VULGARIDADE: OS CASOS DE CARLOS REICHENBACH E ALBERTO FISCHERMAN |
title |
AVANT-GARDE TRANSGRESSION AND SUBVERSION OF VULGARITY: THE CASES OF CARLOS REICHENBACH AND ALBERTO FISCHERMAN |
spellingShingle |
AVANT-GARDE TRANSGRESSION AND SUBVERSION OF VULGARITY: THE CASES OF CARLOS REICHENBACH AND ALBERTO FISCHERMAN DANIEL PECEGO VIEIRA CAETANO |
title_short |
AVANT-GARDE TRANSGRESSION AND SUBVERSION OF VULGARITY: THE CASES OF CARLOS REICHENBACH AND ALBERTO FISCHERMAN |
title_full |
AVANT-GARDE TRANSGRESSION AND SUBVERSION OF VULGARITY: THE CASES OF CARLOS REICHENBACH AND ALBERTO FISCHERMAN |
title_fullStr |
AVANT-GARDE TRANSGRESSION AND SUBVERSION OF VULGARITY: THE CASES OF CARLOS REICHENBACH AND ALBERTO FISCHERMAN |
title_full_unstemmed |
AVANT-GARDE TRANSGRESSION AND SUBVERSION OF VULGARITY: THE CASES OF CARLOS REICHENBACH AND ALBERTO FISCHERMAN |
title_sort |
AVANT-GARDE TRANSGRESSION AND SUBVERSION OF VULGARITY: THE CASES OF CARLOS REICHENBACH AND ALBERTO FISCHERMAN |
author |
DANIEL PECEGO VIEIRA CAETANO |
author_facet |
DANIEL PECEGO VIEIRA CAETANO |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
PINA MARIA ARNOLDI COCO |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
05923336804 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/6790448215684406 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
KARL ERIK SCHOLLHAMMER |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
ANA PAULA VEIGA KIFFER |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
PINA MARIA ARNOLDI COCO |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
JOAO LUIZ VIEIRA |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
ANTONIO CARLOS AMANCIO DA SILVA |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
07092617723 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/3998335284740531 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DANIEL PECEGO VIEIRA CAETANO |
contributor_str_mv |
PINA MARIA ARNOLDI COCO KARL ERIK SCHOLLHAMMER ANA PAULA VEIGA KIFFER PINA MARIA ARNOLDI COCO JOAO LUIZ VIEIRA ANTONIO CARLOS AMANCIO DA SILVA |
description |
Este projeto se propõe a estudar o percurso feito por dois realizadores de cinema – um brasileiro, Carlos Reichenbach, e um argentino, Alberto Fischerman. Ambos partiram dos movimentos da chamada contracultura dos anos 60 e 70 e, poucos anos mais tarde, estiveram envolvidos com produções de pretensões notadamente comerciais e de forte apelo popular. Portanto, o estudo trata dos contextos em que essa produção se realizou e se estende à recepção crítica tida pelos filmes. Ao observar estes filmes e sua crítica, o estudo propõe duas questões. Primeiro: em que medida estes realizadores, mesmo realizando obras inseridas no esquema de produção mercantil da indústria de cinema, trouxeram aos filmes marcas de seu percurso, adicionando doses de transgressão e ironia aos contextos francamente vulgares. Em seguida, analisar como se deu o movimento da crítica diante destas obras apelativas e transgressoras. Para isso, a comparação entre os contextos de dois diferentes países pode enriquecer a análise. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30210@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30210@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30210@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30210@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM LETRAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324931768156160 |