[pt] PERCEPÇÃO DE QUALIDADE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PELA INTERNET: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROBERTO MEIRELES PINHEIRO
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3985@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3985@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3985
Resumo: [pt] A presente pesquisa teve por objetivo discutir como um dado sistema de gerenciamento de EaD baseada na Internet pode revelar aplicabilidade pedagógica a um determinado conteúdo trabalhado a distância. Discutiu-se, também, de que forma este tipo de sistema pode contribuir para uma mediação pedagógica adequada dos conteúdos por ele veiculados, bem como jogar algumas luzes sobre as facilidades e dificuldades vivenciadas pelos seus usuários. Finalmente, tivemos por objetivo discutir a extensão e a direção do hiato de qualidade entre a proposta dos autores e patrocinadores de uma iniciativa específica de EaD baseada na Internet a e a qualidade percebida pelos seus usuários. Logo após a Introdução, esta pesquisa apresenta uma discussão sobre a Cibercultura e seus reflexos sobre a Educação a Distância, confrontando diferentes pontos de vista sobre o assunto. Prossegue-se com uma análise da EaD baseada na Internet no Brasil e com uma apresentação dos principais gerenciadores de EaD baseada na Internet. Por fim, descreve-se brevemente o Curso Pós-Médio em Informática da Fundação Bradesco, realizado em convênio com a Cisco Systems do Brasil, sobre o qual aplicou-se um modelo empírico de avaliação de percepção de qualidade, a saber, o modelo ServQual, proposto em 1985 por Parasuraman et al.. A dissertação finaliza-se com algumas conclusões decorrentes do confronto de visões dos diversos atores do processo, sugerindo direções para pesquisa futura.
id PUC_RIO-1_03876e7074b8fafbc4ba9702994f250c
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:3985
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] PERCEPÇÃO DE QUALIDADE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PELA INTERNET: UM ESTUDO DE CASO[en] QUALITY PERCEPTION OF DISTANCE LEARNING THROUGH THE INTERNET : STUDY CASE[pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD[pt] INTERNET[en] DISTANCE EDUCATION[en] INTERNET[pt] A presente pesquisa teve por objetivo discutir como um dado sistema de gerenciamento de EaD baseada na Internet pode revelar aplicabilidade pedagógica a um determinado conteúdo trabalhado a distância. Discutiu-se, também, de que forma este tipo de sistema pode contribuir para uma mediação pedagógica adequada dos conteúdos por ele veiculados, bem como jogar algumas luzes sobre as facilidades e dificuldades vivenciadas pelos seus usuários. Finalmente, tivemos por objetivo discutir a extensão e a direção do hiato de qualidade entre a proposta dos autores e patrocinadores de uma iniciativa específica de EaD baseada na Internet a e a qualidade percebida pelos seus usuários. Logo após a Introdução, esta pesquisa apresenta uma discussão sobre a Cibercultura e seus reflexos sobre a Educação a Distância, confrontando diferentes pontos de vista sobre o assunto. Prossegue-se com uma análise da EaD baseada na Internet no Brasil e com uma apresentação dos principais gerenciadores de EaD baseada na Internet. Por fim, descreve-se brevemente o Curso Pós-Médio em Informática da Fundação Bradesco, realizado em convênio com a Cisco Systems do Brasil, sobre o qual aplicou-se um modelo empírico de avaliação de percepção de qualidade, a saber, o modelo ServQual, proposto em 1985 por Parasuraman et al.. A dissertação finaliza-se com algumas conclusões decorrentes do confronto de visões dos diversos atores do processo, sugerindo direções para pesquisa futura. [en] The present research intends to discuss how a certain Internet Learning Management System may be pedagogicly applied to a content delivered at distance. It is also discussed how this kind of system may contribute to an adequate pedagogic mediation of the contents that it delivers. The work also spreads some light over the facilities and difficulties that its users face. The final goal is to discuss the extent and the direction of the quality gap between the authors and sponsors propositions of a given iniciative of Distance Learning though the Internet and the quality perceived by its users. Right after the Introduction, this research presents a discussion about the Cyberculture and its reflexions on the Distance Education, comparing different points of view about the subject. Then the Distance Learning through the Internet in Brazil is analysed, presenting the main learning management systems. Finaly, the Fundação Bradesco Computer Science Course is described, on which it was applied an empiric model of quality perception evaluation, the ServQual, created in 1985 by Parasuraman et al.. The research ends with some conclusions derived from the confrontation of points of view of the different actors involved, suggesting directions for future research. MAXWELLMARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVESROBERTO MEIRELES PINHEIRO2003-10-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3985@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3985@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3985porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-06T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:3985Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-09-06T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] PERCEPÇÃO DE QUALIDADE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PELA INTERNET: UM ESTUDO DE CASO
[en] QUALITY PERCEPTION OF DISTANCE LEARNING THROUGH THE INTERNET : STUDY CASE
title [pt] PERCEPÇÃO DE QUALIDADE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PELA INTERNET: UM ESTUDO DE CASO
spellingShingle [pt] PERCEPÇÃO DE QUALIDADE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PELA INTERNET: UM ESTUDO DE CASO
ROBERTO MEIRELES PINHEIRO
[pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD
[pt] INTERNET
[en] DISTANCE EDUCATION
[en] INTERNET
title_short [pt] PERCEPÇÃO DE QUALIDADE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PELA INTERNET: UM ESTUDO DE CASO
title_full [pt] PERCEPÇÃO DE QUALIDADE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PELA INTERNET: UM ESTUDO DE CASO
title_fullStr [pt] PERCEPÇÃO DE QUALIDADE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PELA INTERNET: UM ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed [pt] PERCEPÇÃO DE QUALIDADE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PELA INTERNET: UM ESTUDO DE CASO
title_sort [pt] PERCEPÇÃO DE QUALIDADE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PELA INTERNET: UM ESTUDO DE CASO
author ROBERTO MEIRELES PINHEIRO
author_facet ROBERTO MEIRELES PINHEIRO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES
dc.contributor.author.fl_str_mv ROBERTO MEIRELES PINHEIRO
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD
[pt] INTERNET
[en] DISTANCE EDUCATION
[en] INTERNET
topic [pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD
[pt] INTERNET
[en] DISTANCE EDUCATION
[en] INTERNET
description [pt] A presente pesquisa teve por objetivo discutir como um dado sistema de gerenciamento de EaD baseada na Internet pode revelar aplicabilidade pedagógica a um determinado conteúdo trabalhado a distância. Discutiu-se, também, de que forma este tipo de sistema pode contribuir para uma mediação pedagógica adequada dos conteúdos por ele veiculados, bem como jogar algumas luzes sobre as facilidades e dificuldades vivenciadas pelos seus usuários. Finalmente, tivemos por objetivo discutir a extensão e a direção do hiato de qualidade entre a proposta dos autores e patrocinadores de uma iniciativa específica de EaD baseada na Internet a e a qualidade percebida pelos seus usuários. Logo após a Introdução, esta pesquisa apresenta uma discussão sobre a Cibercultura e seus reflexos sobre a Educação a Distância, confrontando diferentes pontos de vista sobre o assunto. Prossegue-se com uma análise da EaD baseada na Internet no Brasil e com uma apresentação dos principais gerenciadores de EaD baseada na Internet. Por fim, descreve-se brevemente o Curso Pós-Médio em Informática da Fundação Bradesco, realizado em convênio com a Cisco Systems do Brasil, sobre o qual aplicou-se um modelo empírico de avaliação de percepção de qualidade, a saber, o modelo ServQual, proposto em 1985 por Parasuraman et al.. A dissertação finaliza-se com algumas conclusões decorrentes do confronto de visões dos diversos atores do processo, sugerindo direções para pesquisa futura.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-10-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3985@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3985@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3985
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3985@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3985@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822546106744832