[en] INTERNET AS A LEARNING ENVIRONMENT: A PROFILE OF ON LINE STUDENTS AND THEIR SURFING PRACTICES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANIELA PAPELBAUM
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7234@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7234@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7234
Resumo: [pt] No mundo atual, a Internet se constitui como a principal responsável pelo status concedido à Educação a Distância. Muitos estudos vêm sendo elaborados sobre a temática, mas pouco se conhece, todavia, a respeito do estudante que se posiciona frente a um computador conectado à Internet, dispondo-se a estudar a distância. A pesquisa relatada nesta dissertação descreveu o perfil e as práticas de navegação de estudantes de alguns cursos on-line, bem como algumas condições de apreensão e apropriação desse produto educativo. Considerando a realidade desse sujeito como eminentemente comunicativa, este trabalho buscou a aproximação com os estudos da Comunicação, em especial com os referenciais assumidos pelos Estudos tanto de Recepção quanto os de Internet. Os resultados obtidos podem contribuir para a reflexão a respeito das políticas públicas de Educação a Distância, fornecer subsídios para as ações docentes na referida modalidade de ensino, bem como ajudar a compreender melhor o receptor da Internet, cuja constituição contrasta com a do receptor das mídias convencionais, devido à especificidade da mídia em questão.
id PUC_RIO-1_17bcd5949944d1309a811e2a07012697
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:7234
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] INTERNET AS A LEARNING ENVIRONMENT: A PROFILE OF ON LINE STUDENTS AND THEIR SURFING PRACTICES[pt] INTERNET COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: UM PERFIL DE ESTUDANTES DE CURSOS ON-LINE E SUAS PRÁTICAS DE NAVEGAÇÂO[pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD[pt] CURSOS ON-LINE[pt] INTERNET[en] DISTANCE EDUCATION[en] ON-LINE COURSES[en] INTERNET[pt] No mundo atual, a Internet se constitui como a principal responsável pelo status concedido à Educação a Distância. Muitos estudos vêm sendo elaborados sobre a temática, mas pouco se conhece, todavia, a respeito do estudante que se posiciona frente a um computador conectado à Internet, dispondo-se a estudar a distância. A pesquisa relatada nesta dissertação descreveu o perfil e as práticas de navegação de estudantes de alguns cursos on-line, bem como algumas condições de apreensão e apropriação desse produto educativo. Considerando a realidade desse sujeito como eminentemente comunicativa, este trabalho buscou a aproximação com os estudos da Comunicação, em especial com os referenciais assumidos pelos Estudos tanto de Recepção quanto os de Internet. Os resultados obtidos podem contribuir para a reflexão a respeito das políticas públicas de Educação a Distância, fornecer subsídios para as ações docentes na referida modalidade de ensino, bem como ajudar a compreender melhor o receptor da Internet, cuja constituição contrasta com a do receptor das mídias convencionais, devido à especificidade da mídia em questão.[en] Nowadays, the Internet is seen as the main sponsor of the status given to Distance Learning. Many researches have been elaborated about the matter, but somehow much is not known about the pupil that sits in front of his Internetconnected PC, willing to study and learn distance-based. The following research described the profile and surfing practices of on-line courses students, as well as some conditions of apprehension and appropriation of this educational product. Approaching the reality of this person as mainly one of Communication, this paper searched a proximity to Communications Studies, in particular to the thoughts assumed by both Reception and Internet Studies. The results obtained may contribute to the reflexion concerning public politics of Distance Learning, giving resources to teachers in the refered type of teaching, as well as collaborate to the understanding of the Internet audience, whose constitution differs from that of the audience of conventional media, due to its particularities.MAXWELLROSALIA MARIA DUARTEDANIELA PAPELBAUM2005-10-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7234@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7234@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7234porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-06T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:7234Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-06T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] INTERNET AS A LEARNING ENVIRONMENT: A PROFILE OF ON LINE STUDENTS AND THEIR SURFING PRACTICES
[pt] INTERNET COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: UM PERFIL DE ESTUDANTES DE CURSOS ON-LINE E SUAS PRÁTICAS DE NAVEGAÇÂO
title [en] INTERNET AS A LEARNING ENVIRONMENT: A PROFILE OF ON LINE STUDENTS AND THEIR SURFING PRACTICES
spellingShingle [en] INTERNET AS A LEARNING ENVIRONMENT: A PROFILE OF ON LINE STUDENTS AND THEIR SURFING PRACTICES
DANIELA PAPELBAUM
[pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD
[pt] CURSOS ON-LINE
[pt] INTERNET
[en] DISTANCE EDUCATION
[en] ON-LINE COURSES
[en] INTERNET
title_short [en] INTERNET AS A LEARNING ENVIRONMENT: A PROFILE OF ON LINE STUDENTS AND THEIR SURFING PRACTICES
title_full [en] INTERNET AS A LEARNING ENVIRONMENT: A PROFILE OF ON LINE STUDENTS AND THEIR SURFING PRACTICES
title_fullStr [en] INTERNET AS A LEARNING ENVIRONMENT: A PROFILE OF ON LINE STUDENTS AND THEIR SURFING PRACTICES
title_full_unstemmed [en] INTERNET AS A LEARNING ENVIRONMENT: A PROFILE OF ON LINE STUDENTS AND THEIR SURFING PRACTICES
title_sort [en] INTERNET AS A LEARNING ENVIRONMENT: A PROFILE OF ON LINE STUDENTS AND THEIR SURFING PRACTICES
author DANIELA PAPELBAUM
author_facet DANIELA PAPELBAUM
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ROSALIA MARIA DUARTE
dc.contributor.author.fl_str_mv DANIELA PAPELBAUM
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD
[pt] CURSOS ON-LINE
[pt] INTERNET
[en] DISTANCE EDUCATION
[en] ON-LINE COURSES
[en] INTERNET
topic [pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD
[pt] CURSOS ON-LINE
[pt] INTERNET
[en] DISTANCE EDUCATION
[en] ON-LINE COURSES
[en] INTERNET
description [pt] No mundo atual, a Internet se constitui como a principal responsável pelo status concedido à Educação a Distância. Muitos estudos vêm sendo elaborados sobre a temática, mas pouco se conhece, todavia, a respeito do estudante que se posiciona frente a um computador conectado à Internet, dispondo-se a estudar a distância. A pesquisa relatada nesta dissertação descreveu o perfil e as práticas de navegação de estudantes de alguns cursos on-line, bem como algumas condições de apreensão e apropriação desse produto educativo. Considerando a realidade desse sujeito como eminentemente comunicativa, este trabalho buscou a aproximação com os estudos da Comunicação, em especial com os referenciais assumidos pelos Estudos tanto de Recepção quanto os de Internet. Os resultados obtidos podem contribuir para a reflexão a respeito das políticas públicas de Educação a Distância, fornecer subsídios para as ações docentes na referida modalidade de ensino, bem como ajudar a compreender melhor o receptor da Internet, cuja constituição contrasta com a do receptor das mídias convencionais, devido à especificidade da mídia em questão.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7234@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7234@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7234
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7234@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7234@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822554610696192