[en] INTERNET AS A LEARNING ENVIRONMENT: A PROFILE OF ON LINE STUDENTS AND THEIR SURFING PRACTICES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7234@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7234@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7234 |
Resumo: | [pt] No mundo atual, a Internet se constitui como a principal responsável pelo status concedido à Educação a Distância. Muitos estudos vêm sendo elaborados sobre a temática, mas pouco se conhece, todavia, a respeito do estudante que se posiciona frente a um computador conectado à Internet, dispondo-se a estudar a distância. A pesquisa relatada nesta dissertação descreveu o perfil e as práticas de navegação de estudantes de alguns cursos on-line, bem como algumas condições de apreensão e apropriação desse produto educativo. Considerando a realidade desse sujeito como eminentemente comunicativa, este trabalho buscou a aproximação com os estudos da Comunicação, em especial com os referenciais assumidos pelos Estudos tanto de Recepção quanto os de Internet. Os resultados obtidos podem contribuir para a reflexão a respeito das políticas públicas de Educação a Distância, fornecer subsídios para as ações docentes na referida modalidade de ensino, bem como ajudar a compreender melhor o receptor da Internet, cuja constituição contrasta com a do receptor das mídias convencionais, devido à especificidade da mídia em questão. |
id |
PUC_RIO-1_17bcd5949944d1309a811e2a07012697 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:7234 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] INTERNET AS A LEARNING ENVIRONMENT: A PROFILE OF ON LINE STUDENTS AND THEIR SURFING PRACTICES[pt] INTERNET COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: UM PERFIL DE ESTUDANTES DE CURSOS ON-LINE E SUAS PRÁTICAS DE NAVEGAÇÂO[pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD[pt] CURSOS ON-LINE[pt] INTERNET[en] DISTANCE EDUCATION[en] ON-LINE COURSES[en] INTERNET[pt] No mundo atual, a Internet se constitui como a principal responsável pelo status concedido à Educação a Distância. Muitos estudos vêm sendo elaborados sobre a temática, mas pouco se conhece, todavia, a respeito do estudante que se posiciona frente a um computador conectado à Internet, dispondo-se a estudar a distância. A pesquisa relatada nesta dissertação descreveu o perfil e as práticas de navegação de estudantes de alguns cursos on-line, bem como algumas condições de apreensão e apropriação desse produto educativo. Considerando a realidade desse sujeito como eminentemente comunicativa, este trabalho buscou a aproximação com os estudos da Comunicação, em especial com os referenciais assumidos pelos Estudos tanto de Recepção quanto os de Internet. Os resultados obtidos podem contribuir para a reflexão a respeito das políticas públicas de Educação a Distância, fornecer subsídios para as ações docentes na referida modalidade de ensino, bem como ajudar a compreender melhor o receptor da Internet, cuja constituição contrasta com a do receptor das mídias convencionais, devido à especificidade da mídia em questão.[en] Nowadays, the Internet is seen as the main sponsor of the status given to Distance Learning. Many researches have been elaborated about the matter, but somehow much is not known about the pupil that sits in front of his Internetconnected PC, willing to study and learn distance-based. The following research described the profile and surfing practices of on-line courses students, as well as some conditions of apprehension and appropriation of this educational product. Approaching the reality of this person as mainly one of Communication, this paper searched a proximity to Communications Studies, in particular to the thoughts assumed by both Reception and Internet Studies. The results obtained may contribute to the reflexion concerning public politics of Distance Learning, giving resources to teachers in the refered type of teaching, as well as collaborate to the understanding of the Internet audience, whose constitution differs from that of the audience of conventional media, due to its particularities.MAXWELLROSALIA MARIA DUARTEDANIELA PAPELBAUM2005-10-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7234@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7234@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7234porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-06T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:7234Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-06T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] INTERNET AS A LEARNING ENVIRONMENT: A PROFILE OF ON LINE STUDENTS AND THEIR SURFING PRACTICES [pt] INTERNET COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: UM PERFIL DE ESTUDANTES DE CURSOS ON-LINE E SUAS PRÁTICAS DE NAVEGAÇÂO |
title |
[en] INTERNET AS A LEARNING ENVIRONMENT: A PROFILE OF ON LINE STUDENTS AND THEIR SURFING PRACTICES |
spellingShingle |
[en] INTERNET AS A LEARNING ENVIRONMENT: A PROFILE OF ON LINE STUDENTS AND THEIR SURFING PRACTICES DANIELA PAPELBAUM [pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD [pt] CURSOS ON-LINE [pt] INTERNET [en] DISTANCE EDUCATION [en] ON-LINE COURSES [en] INTERNET |
title_short |
[en] INTERNET AS A LEARNING ENVIRONMENT: A PROFILE OF ON LINE STUDENTS AND THEIR SURFING PRACTICES |
title_full |
[en] INTERNET AS A LEARNING ENVIRONMENT: A PROFILE OF ON LINE STUDENTS AND THEIR SURFING PRACTICES |
title_fullStr |
[en] INTERNET AS A LEARNING ENVIRONMENT: A PROFILE OF ON LINE STUDENTS AND THEIR SURFING PRACTICES |
title_full_unstemmed |
[en] INTERNET AS A LEARNING ENVIRONMENT: A PROFILE OF ON LINE STUDENTS AND THEIR SURFING PRACTICES |
title_sort |
[en] INTERNET AS A LEARNING ENVIRONMENT: A PROFILE OF ON LINE STUDENTS AND THEIR SURFING PRACTICES |
author |
DANIELA PAPELBAUM |
author_facet |
DANIELA PAPELBAUM |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ROSALIA MARIA DUARTE |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DANIELA PAPELBAUM |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD [pt] CURSOS ON-LINE [pt] INTERNET [en] DISTANCE EDUCATION [en] ON-LINE COURSES [en] INTERNET |
topic |
[pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD [pt] CURSOS ON-LINE [pt] INTERNET [en] DISTANCE EDUCATION [en] ON-LINE COURSES [en] INTERNET |
description |
[pt] No mundo atual, a Internet se constitui como a principal responsável pelo status concedido à Educação a Distância. Muitos estudos vêm sendo elaborados sobre a temática, mas pouco se conhece, todavia, a respeito do estudante que se posiciona frente a um computador conectado à Internet, dispondo-se a estudar a distância. A pesquisa relatada nesta dissertação descreveu o perfil e as práticas de navegação de estudantes de alguns cursos on-line, bem como algumas condições de apreensão e apropriação desse produto educativo. Considerando a realidade desse sujeito como eminentemente comunicativa, este trabalho buscou a aproximação com os estudos da Comunicação, em especial com os referenciais assumidos pelos Estudos tanto de Recepção quanto os de Internet. Os resultados obtidos podem contribuir para a reflexão a respeito das políticas públicas de Educação a Distância, fornecer subsídios para as ações docentes na referida modalidade de ensino, bem como ajudar a compreender melhor o receptor da Internet, cuja constituição contrasta com a do receptor das mídias convencionais, devido à especificidade da mídia em questão. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-10-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7234@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7234@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7234 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7234@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7234@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822554610696192 |