IDENTITY AND IDENTIFICATION PROCESSES IN A TELECOMMUNICATION COMPANY WITHIN A CONSTANT CHANGE ENVIRONMENT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34441@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34441@2 |
Resumo: | Com a crise fiscal dos anos 1980, o Estado brasileiro, revendo sua atuação, renunciou ao setor de telecomunicações por meio de um processo de privatização. Isso despertou um aumento de competitividade e uma necessidade de reestruturação do segmento, no que diz respeito a empresas, estratégias, estruturas, modelos de atuação, processos e identidades. Requereu-se maior necessidade de adaptação, enfocando-se a mudança. Com base nisso, este estudo tem como objetivo analisar os processos de identificação dos indivíduos em ambientes de mudança organizacional em uma empresa de prestação de serviços em telecomunicações, a partir de uma perspectiva qualitativa, interpretativista. Como metodologia, foram utilizadas entrevistas em profundidade, cuja amostra foi composta por treze indivíduos que atuaram ou estão atuando numa das maiores empresas do ramo no país. No escopo deste trabalho, entendem-se a identidade organizacional, sob a perspectiva de Schultz e Corley (2000), como um fenômeno em permanente construção, provendo a organização de uma melhor capacidade de adaptação às mudanças e às novas demandas, e os processos de identificação, na perspectiva de Ashforth, Harrison e Corley (2008) também como fluxo, algo continuado, cujos principais atributos estariam nos componentes centrais da identidade, seguidos pelos conteúdos e pelo comportamento da identidade. Como resultados, foram encontradas duas identidades organizacionais concomitantemente, uma de perspectiva mais interna e uma de perspectiva mais externa, e seis categorias, caracterizando os processos de identificação, implicando em baixa de eficiência e produtividade, em função da perda de conhecimento, ocasionada por desengajamento e descomprometimento. |
id |
PUC_RIO-1_09de45692e8b96f3124fa1d61cdd5df2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:34441 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisIDENTITY AND IDENTIFICATION PROCESSES IN A TELECOMMUNICATION COMPANY WITHIN A CONSTANT CHANGE ENVIRONMENT PROCESSOS DE IDENTIDADE E IDENTIFICAÇÃO EM UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÃO EM CONSTANTE MUDANÇA 2018-04-24ANDREA CHERMAN84497459772lattes.cnpq.br/9163829756559133ANDREA CHERMAN84497459772lattes.cnpq.br/9163829756559133ANA HELOISA DA COSTA LEMOSANDREA CHERMANANDREA CHERMANLUCIA BARBOSA DE OLIVEIRALUCIA BARBOSA DE OLIVEIRA01110718799lattes.cnpq.br/2796504359789004ANA PAULA ULYSSEA RODRIGUESPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRCom a crise fiscal dos anos 1980, o Estado brasileiro, revendo sua atuação, renunciou ao setor de telecomunicações por meio de um processo de privatização. Isso despertou um aumento de competitividade e uma necessidade de reestruturação do segmento, no que diz respeito a empresas, estratégias, estruturas, modelos de atuação, processos e identidades. Requereu-se maior necessidade de adaptação, enfocando-se a mudança. Com base nisso, este estudo tem como objetivo analisar os processos de identificação dos indivíduos em ambientes de mudança organizacional em uma empresa de prestação de serviços em telecomunicações, a partir de uma perspectiva qualitativa, interpretativista. Como metodologia, foram utilizadas entrevistas em profundidade, cuja amostra foi composta por treze indivíduos que atuaram ou estão atuando numa das maiores empresas do ramo no país. No escopo deste trabalho, entendem-se a identidade organizacional, sob a perspectiva de Schultz e Corley (2000), como um fenômeno em permanente construção, provendo a organização de uma melhor capacidade de adaptação às mudanças e às novas demandas, e os processos de identificação, na perspectiva de Ashforth, Harrison e Corley (2008) também como fluxo, algo continuado, cujos principais atributos estariam nos componentes centrais da identidade, seguidos pelos conteúdos e pelo comportamento da identidade. Como resultados, foram encontradas duas identidades organizacionais concomitantemente, uma de perspectiva mais interna e uma de perspectiva mais externa, e seis categorias, caracterizando os processos de identificação, implicando em baixa de eficiência e produtividade, em função da perda de conhecimento, ocasionada por desengajamento e descomprometimento.The 1980s Brazilian fiscal crisis led the state to review its role at some economy sectors, telecommunications among them, resulting in its privatization process. Bringing a competitiveness increase and the need to restructure the segment, impacting companies strategies, structures, performance models, processes and identities, requiring a great need for adaptation and focusing on change. In this context, this study aims to analyze the processes of identifying in organizational change environments, in a telecommunications service provider, from a qualitative, interpretative perspective and used in-depth interviews as methodology, its sample is composed of thirteen individuals who worked or who are working in one of the largest companies of this segment, member of an European multinational group, operating throughout national territory. In the scope of this work, the organizational identity is understood, from the perspective of Schultz and Corley (2000), as permanent under construction phenomenon, providing the organization with a better capacity to adapt to changes and new demands; and the identification processes, from Ashforth, Harrison and Corley (2008) perspective, also as a flow, something continuous, where the main attributes for this process would be in the central components of identity, followed by the contents and behaviors of identity. As a result, two organizational identities were found, one of internal and one external focus, concomitantly, in addition to six categories, characterizing the processes of identification.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34441@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34441@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:39:56Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:34441Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-07-16T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
IDENTITY AND IDENTIFICATION PROCESSES IN A TELECOMMUNICATION COMPANY WITHIN A CONSTANT CHANGE ENVIRONMENT |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
PROCESSOS DE IDENTIDADE E IDENTIFICAÇÃO EM UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÃO EM CONSTANTE MUDANÇA |
title |
IDENTITY AND IDENTIFICATION PROCESSES IN A TELECOMMUNICATION COMPANY WITHIN A CONSTANT CHANGE ENVIRONMENT |
spellingShingle |
IDENTITY AND IDENTIFICATION PROCESSES IN A TELECOMMUNICATION COMPANY WITHIN A CONSTANT CHANGE ENVIRONMENT ANA PAULA ULYSSEA RODRIGUES |
title_short |
IDENTITY AND IDENTIFICATION PROCESSES IN A TELECOMMUNICATION COMPANY WITHIN A CONSTANT CHANGE ENVIRONMENT |
title_full |
IDENTITY AND IDENTIFICATION PROCESSES IN A TELECOMMUNICATION COMPANY WITHIN A CONSTANT CHANGE ENVIRONMENT |
title_fullStr |
IDENTITY AND IDENTIFICATION PROCESSES IN A TELECOMMUNICATION COMPANY WITHIN A CONSTANT CHANGE ENVIRONMENT |
title_full_unstemmed |
IDENTITY AND IDENTIFICATION PROCESSES IN A TELECOMMUNICATION COMPANY WITHIN A CONSTANT CHANGE ENVIRONMENT |
title_sort |
IDENTITY AND IDENTIFICATION PROCESSES IN A TELECOMMUNICATION COMPANY WITHIN A CONSTANT CHANGE ENVIRONMENT |
author |
ANA PAULA ULYSSEA RODRIGUES |
author_facet |
ANA PAULA ULYSSEA RODRIGUES |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv |
84497459772 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
ANDREA CHERMAN |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
84497459772 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/9163829756559133 |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
ANDREA CHERMAN |
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/9163829756559133 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
ANA HELOISA DA COSTA LEMOS |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
ANDREA CHERMAN |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
ANDREA CHERMAN |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
LUCIA BARBOSA DE OLIVEIRA |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
LUCIA BARBOSA DE OLIVEIRA |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
01110718799 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/2796504359789004 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANA PAULA ULYSSEA RODRIGUES |
contributor_str_mv |
ANDREA CHERMAN ANDREA CHERMAN ANA HELOISA DA COSTA LEMOS ANDREA CHERMAN ANDREA CHERMAN LUCIA BARBOSA DE OLIVEIRA LUCIA BARBOSA DE OLIVEIRA |
description |
Com a crise fiscal dos anos 1980, o Estado brasileiro, revendo sua atuação, renunciou ao setor de telecomunicações por meio de um processo de privatização. Isso despertou um aumento de competitividade e uma necessidade de reestruturação do segmento, no que diz respeito a empresas, estratégias, estruturas, modelos de atuação, processos e identidades. Requereu-se maior necessidade de adaptação, enfocando-se a mudança. Com base nisso, este estudo tem como objetivo analisar os processos de identificação dos indivíduos em ambientes de mudança organizacional em uma empresa de prestação de serviços em telecomunicações, a partir de uma perspectiva qualitativa, interpretativista. Como metodologia, foram utilizadas entrevistas em profundidade, cuja amostra foi composta por treze indivíduos que atuaram ou estão atuando numa das maiores empresas do ramo no país. No escopo deste trabalho, entendem-se a identidade organizacional, sob a perspectiva de Schultz e Corley (2000), como um fenômeno em permanente construção, provendo a organização de uma melhor capacidade de adaptação às mudanças e às novas demandas, e os processos de identificação, na perspectiva de Ashforth, Harrison e Corley (2008) também como fluxo, algo continuado, cujos principais atributos estariam nos componentes centrais da identidade, seguidos pelos conteúdos e pelo comportamento da identidade. Como resultados, foram encontradas duas identidades organizacionais concomitantemente, uma de perspectiva mais interna e uma de perspectiva mais externa, e seis categorias, caracterizando os processos de identificação, implicando em baixa de eficiência e produtividade, em função da perda de conhecimento, ocasionada por desengajamento e descomprometimento. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-04-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34441@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34441@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34441@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34441@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324938339581952 |