IDENTITY AND IDENTIFICATION PROCESSES IN A TELECOMMUNICATION COMPANY WITHIN A CONSTANT CHANGE ENVIRONMENT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANA PAULA ULYSSEA RODRIGUES
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34441@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34441@2
Resumo: Com a crise fiscal dos anos 1980, o Estado brasileiro, revendo sua atuação, renunciou ao setor de telecomunicações por meio de um processo de privatização. Isso despertou um aumento de competitividade e uma necessidade de reestruturação do segmento, no que diz respeito a empresas, estratégias, estruturas, modelos de atuação, processos e identidades. Requereu-se maior necessidade de adaptação, enfocando-se a mudança. Com base nisso, este estudo tem como objetivo analisar os processos de identificação dos indivíduos em ambientes de mudança organizacional em uma empresa de prestação de serviços em telecomunicações, a partir de uma perspectiva qualitativa, interpretativista. Como metodologia, foram utilizadas entrevistas em profundidade, cuja amostra foi composta por treze indivíduos que atuaram ou estão atuando numa das maiores empresas do ramo no país. No escopo deste trabalho, entendem-se a identidade organizacional, sob a perspectiva de Schultz e Corley (2000), como um fenômeno em permanente construção, provendo a organização de uma melhor capacidade de adaptação às mudanças e às novas demandas, e os processos de identificação, na perspectiva de Ashforth, Harrison e Corley (2008) também como fluxo, algo continuado, cujos principais atributos estariam nos componentes centrais da identidade, seguidos pelos conteúdos e pelo comportamento da identidade. Como resultados, foram encontradas duas identidades organizacionais concomitantemente, uma de perspectiva mais interna e uma de perspectiva mais externa, e seis categorias, caracterizando os processos de identificação, implicando em baixa de eficiência e produtividade, em função da perda de conhecimento, ocasionada por desengajamento e descomprometimento.
id PUC_RIO-1_09de45692e8b96f3124fa1d61cdd5df2
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:34441
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisIDENTITY AND IDENTIFICATION PROCESSES IN A TELECOMMUNICATION COMPANY WITHIN A CONSTANT CHANGE ENVIRONMENT PROCESSOS DE IDENTIDADE E IDENTIFICAÇÃO EM UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÃO EM CONSTANTE MUDANÇA 2018-04-24ANDREA CHERMAN84497459772lattes.cnpq.br/9163829756559133ANDREA CHERMAN84497459772lattes.cnpq.br/9163829756559133ANA HELOISA DA COSTA LEMOSANDREA CHERMANANDREA CHERMANLUCIA BARBOSA DE OLIVEIRALUCIA BARBOSA DE OLIVEIRA01110718799lattes.cnpq.br/2796504359789004ANA PAULA ULYSSEA RODRIGUESPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRCom a crise fiscal dos anos 1980, o Estado brasileiro, revendo sua atuação, renunciou ao setor de telecomunicações por meio de um processo de privatização. Isso despertou um aumento de competitividade e uma necessidade de reestruturação do segmento, no que diz respeito a empresas, estratégias, estruturas, modelos de atuação, processos e identidades. Requereu-se maior necessidade de adaptação, enfocando-se a mudança. Com base nisso, este estudo tem como objetivo analisar os processos de identificação dos indivíduos em ambientes de mudança organizacional em uma empresa de prestação de serviços em telecomunicações, a partir de uma perspectiva qualitativa, interpretativista. Como metodologia, foram utilizadas entrevistas em profundidade, cuja amostra foi composta por treze indivíduos que atuaram ou estão atuando numa das maiores empresas do ramo no país. No escopo deste trabalho, entendem-se a identidade organizacional, sob a perspectiva de Schultz e Corley (2000), como um fenômeno em permanente construção, provendo a organização de uma melhor capacidade de adaptação às mudanças e às novas demandas, e os processos de identificação, na perspectiva de Ashforth, Harrison e Corley (2008) também como fluxo, algo continuado, cujos principais atributos estariam nos componentes centrais da identidade, seguidos pelos conteúdos e pelo comportamento da identidade. Como resultados, foram encontradas duas identidades organizacionais concomitantemente, uma de perspectiva mais interna e uma de perspectiva mais externa, e seis categorias, caracterizando os processos de identificação, implicando em baixa de eficiência e produtividade, em função da perda de conhecimento, ocasionada por desengajamento e descomprometimento.The 1980s Brazilian fiscal crisis led the state to review its role at some economy sectors, telecommunications among them, resulting in its privatization process. Bringing a competitiveness increase and the need to restructure the segment, impacting companies strategies, structures, performance models, processes and identities, requiring a great need for adaptation and focusing on change. In this context, this study aims to analyze the processes of identifying in organizational change environments, in a telecommunications service provider, from a qualitative, interpretative perspective and used in-depth interviews as methodology, its sample is composed of thirteen individuals who worked or who are working in one of the largest companies of this segment, member of an European multinational group, operating throughout national territory. In the scope of this work, the organizational identity is understood, from the perspective of Schultz and Corley (2000), as permanent under construction phenomenon, providing the organization with a better capacity to adapt to changes and new demands; and the identification processes, from Ashforth, Harrison and Corley (2008) perspective, also as a flow, something continuous, where the main attributes for this process would be in the central components of identity, followed by the contents and behaviors of identity. As a result, two organizational identities were found, one of internal and one external focus, concomitantly, in addition to six categories, characterizing the processes of identification.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34441@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34441@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:39:56Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:34441Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-07-16T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv IDENTITY AND IDENTIFICATION PROCESSES IN A TELECOMMUNICATION COMPANY WITHIN A CONSTANT CHANGE ENVIRONMENT
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv PROCESSOS DE IDENTIDADE E IDENTIFICAÇÃO EM UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÃO EM CONSTANTE MUDANÇA
title IDENTITY AND IDENTIFICATION PROCESSES IN A TELECOMMUNICATION COMPANY WITHIN A CONSTANT CHANGE ENVIRONMENT
spellingShingle IDENTITY AND IDENTIFICATION PROCESSES IN A TELECOMMUNICATION COMPANY WITHIN A CONSTANT CHANGE ENVIRONMENT
ANA PAULA ULYSSEA RODRIGUES
title_short IDENTITY AND IDENTIFICATION PROCESSES IN A TELECOMMUNICATION COMPANY WITHIN A CONSTANT CHANGE ENVIRONMENT
title_full IDENTITY AND IDENTIFICATION PROCESSES IN A TELECOMMUNICATION COMPANY WITHIN A CONSTANT CHANGE ENVIRONMENT
title_fullStr IDENTITY AND IDENTIFICATION PROCESSES IN A TELECOMMUNICATION COMPANY WITHIN A CONSTANT CHANGE ENVIRONMENT
title_full_unstemmed IDENTITY AND IDENTIFICATION PROCESSES IN A TELECOMMUNICATION COMPANY WITHIN A CONSTANT CHANGE ENVIRONMENT
title_sort IDENTITY AND IDENTIFICATION PROCESSES IN A TELECOMMUNICATION COMPANY WITHIN A CONSTANT CHANGE ENVIRONMENT
author ANA PAULA ULYSSEA RODRIGUES
author_facet ANA PAULA ULYSSEA RODRIGUES
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 84497459772
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ANDREA CHERMAN
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 84497459772
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9163829756559133
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv ANDREA CHERMAN
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9163829756559133
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ANA HELOISA DA COSTA LEMOS
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ANDREA CHERMAN
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ANDREA CHERMAN
dc.contributor.referee4.fl_str_mv LUCIA BARBOSA DE OLIVEIRA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv LUCIA BARBOSA DE OLIVEIRA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01110718799
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/2796504359789004
dc.contributor.author.fl_str_mv ANA PAULA ULYSSEA RODRIGUES
contributor_str_mv ANDREA CHERMAN
ANDREA CHERMAN
ANA HELOISA DA COSTA LEMOS
ANDREA CHERMAN
ANDREA CHERMAN
LUCIA BARBOSA DE OLIVEIRA
LUCIA BARBOSA DE OLIVEIRA
description Com a crise fiscal dos anos 1980, o Estado brasileiro, revendo sua atuação, renunciou ao setor de telecomunicações por meio de um processo de privatização. Isso despertou um aumento de competitividade e uma necessidade de reestruturação do segmento, no que diz respeito a empresas, estratégias, estruturas, modelos de atuação, processos e identidades. Requereu-se maior necessidade de adaptação, enfocando-se a mudança. Com base nisso, este estudo tem como objetivo analisar os processos de identificação dos indivíduos em ambientes de mudança organizacional em uma empresa de prestação de serviços em telecomunicações, a partir de uma perspectiva qualitativa, interpretativista. Como metodologia, foram utilizadas entrevistas em profundidade, cuja amostra foi composta por treze indivíduos que atuaram ou estão atuando numa das maiores empresas do ramo no país. No escopo deste trabalho, entendem-se a identidade organizacional, sob a perspectiva de Schultz e Corley (2000), como um fenômeno em permanente construção, provendo a organização de uma melhor capacidade de adaptação às mudanças e às novas demandas, e os processos de identificação, na perspectiva de Ashforth, Harrison e Corley (2008) também como fluxo, algo continuado, cujos principais atributos estariam nos componentes centrais da identidade, seguidos pelos conteúdos e pelo comportamento da identidade. Como resultados, foram encontradas duas identidades organizacionais concomitantemente, uma de perspectiva mais interna e uma de perspectiva mais externa, e seis categorias, caracterizando os processos de identificação, implicando em baixa de eficiência e produtividade, em função da perda de conhecimento, ocasionada por desengajamento e descomprometimento.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-04-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34441@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34441@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34441@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34441@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324938339581952