[en] PERCEPTION, BODY AND PAINTING ACCORDING MERLEAU-PONTY
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28254@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28254@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28254 |
Resumo: | [pt] O presente trabalho busca oferecer uma interpretação acerca de algumas questões inseridas em obras de Maurice Merleau-Ponty, principalmente as da década de quarenta do século XX, tais como Fenomenologia da percepção, A dúvida de Cézanne e Conversas – 1948. Nesse sentido, propomo-nos a uma análise a respeito do papel que cumprem os conceitos de percepção, corpo e pintura em sua filosofia. Lançamos mão, ainda neste aspecto, para nos auxiliar no desenvolvimento de nossas ideias, de certo aparato crítico que compreende desde comentadores brasileiros e estrangeiros, até críticos de arte e biógrafos. Nesse percurso, acabamos por perceber que o mundo da percepção não é o que melhor conhecemos, que o corpo não deve ser entendido como objeto e que a pintura não cumpre papel acessório em relação à filosofia. |
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[en] PERCEPTION, BODY AND PAINTING ACCORDING MERLEAU-PONTY [pt] PERCEPÇÃO, CORPO E PINTURA EM MERLEAU-PONTY [pt] PERCEPCAO[pt] MERLEAU-PONTY[pt] CORPO[pt] PINTURA[pt] FENOMENOLOGIA[en] PERCEPTION[en] MERLEAU-PONTY[en] BODY[en] PAINTING[en] PHENOMENOLOGY[pt] O presente trabalho busca oferecer uma interpretação acerca de algumas questões inseridas em obras de Maurice Merleau-Ponty, principalmente as da década de quarenta do século XX, tais como Fenomenologia da percepção, A dúvida de Cézanne e Conversas – 1948. Nesse sentido, propomo-nos a uma análise a respeito do papel que cumprem os conceitos de percepção, corpo e pintura em sua filosofia. Lançamos mão, ainda neste aspecto, para nos auxiliar no desenvolvimento de nossas ideias, de certo aparato crítico que compreende desde comentadores brasileiros e estrangeiros, até críticos de arte e biógrafos. Nesse percurso, acabamos por perceber que o mundo da percepção não é o que melhor conhecemos, que o corpo não deve ser entendido como objeto e que a pintura não cumpre papel acessório em relação à filosofia.[en] The present work intends to offer an interpretation about some questions inserted on the works of Maurice Merleau-Ponty, principally his works from 4Os of the twentieth century, as Phenomenology of Perception, Cezanne s Doubt and Causaries - 1948. This way, we propose an analysis about the role that fulfills the concepts of perception, body and painting in his philosophy. For supporting the development of our ideas, it was considered some critical apparatus that is formed by Brazilian and foreign commentators and art critics and biographers. During the study, we noticed that the world of perception is not what we know better, the body should not be understood as an object and the painting does not fulfill the auxilar role related to the Philosophy.MAXWELLLUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDALUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDAPAULO SÉRGIO CALVET RIBEIRO FILHO2016-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28254@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28254@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28254porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-28T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:28254Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-09-28T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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