O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO PERSONAGEM NO DOCUMENTÁRIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=41063@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=41063@2 |
Resumo: | A presente tese busca uma reflexão acerca da realização do cinema documentário, centrado na análise de filmes. A metodologia adotada para abordar este tema é focada na questão da autoria, a autoridade do diretor. Observa-se que o analista é essencialmente um espectador diante do filme projetado, trabalhando com ferramentas teóricas associadas à sua memória (experiência) e sensibilidade. Busca-se aqui a adequação da análise às referências teóricas que auxiliam a leitura e interpretação do texto fílmico. Parte-se do princípio de que a criação do personagem está no centro do processo de realização do cinema documentário, onde a autoridade do diretor aparece na concepção dada ao personagem, estabelecendo as conexões entre a estrutura da narrativa e o dispositivo de filmagem. Os personagens assim existem nas narrativas não ficcionais. No caso do filme documentário o personagem tem uma configuração específica, uma dupla camada, sendo ao mesmo tempo ator social e personagem criado, de modo adequado à narrativa. |
id |
PUC_RIO-1_0aecaaedd50f25a5165b0089a874b9e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:41063 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisO PROCESSO DE CRIAÇÃO DO PERSONAGEM NO DOCUMENTÁRIO THE CREATION PROCESS OF THE CHARACTER IN THE DOCUMENTARY 2018-03-16ANGELUCCIA BERNARDES HABERT70636362787lattes.cnpq.br/9047151437915284ANGELUCCIA BERNARDES HABERTLILIANE RUTH HEYNEMANNMIGUEL SERPA PEREIRACARLOS DE AZAMBUJA RODRIGUESAIDA MARIA BASTOS NEPOMUCENO MARQUES42515335772lattes.cnpq.br/8934711183270367JOSE MARIANI DE SA CARVALHOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM COMUNICAÇÃO SOCIALPUC-RioBRA presente tese busca uma reflexão acerca da realização do cinema documentário, centrado na análise de filmes. A metodologia adotada para abordar este tema é focada na questão da autoria, a autoridade do diretor. Observa-se que o analista é essencialmente um espectador diante do filme projetado, trabalhando com ferramentas teóricas associadas à sua memória (experiência) e sensibilidade. Busca-se aqui a adequação da análise às referências teóricas que auxiliam a leitura e interpretação do texto fílmico. Parte-se do princípio de que a criação do personagem está no centro do processo de realização do cinema documentário, onde a autoridade do diretor aparece na concepção dada ao personagem, estabelecendo as conexões entre a estrutura da narrativa e o dispositivo de filmagem. Os personagens assim existem nas narrativas não ficcionais. No caso do filme documentário o personagem tem uma configuração específica, uma dupla camada, sendo ao mesmo tempo ator social e personagem criado, de modo adequado à narrativa.The thesis project seeks a reflection on the process of documentary filmmaking, focusing on the issue of the creation of the character. The methodol-ogy adopted to address this theme is the case study, focusing on the critical reading of the filmic text. I understand that the analyst is essentially a spectator before the projected film. I know that the analyst has other objectives than the spectator and a specialized theoretical repertoire. The analyst works with theo-retical tools associated with his or her memory (experience) and sensibility. As a methodology of this study, I seek an adaptation with my objectives in the incor-poration of theoretical references that help in the reading and interpretation of the filmic text of a given group of cases. As an initial premise, I place the creation of the character at the center of the documentary filmmaking process. It is through this central core, the conception given to the character, that the authority of the director establishes the connections between the structure of the narrative and the filming device. Characters exist in the fictional narratives as well as in non-fictional narratives. In the case of the documentary, the character has a specific configuration, a double layer, social actor and, at the same time, a character creat-ed in a proper manner for the narrative.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=41063@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=41063@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:49:59Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:41063Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-09T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO PERSONAGEM NO DOCUMENTÁRIO |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
THE CREATION PROCESS OF THE CHARACTER IN THE DOCUMENTARY |
title |
O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO PERSONAGEM NO DOCUMENTÁRIO |
spellingShingle |
O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO PERSONAGEM NO DOCUMENTÁRIO JOSE MARIANI DE SA CARVALHO |
title_short |
O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO PERSONAGEM NO DOCUMENTÁRIO |
title_full |
O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO PERSONAGEM NO DOCUMENTÁRIO |
title_fullStr |
O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO PERSONAGEM NO DOCUMENTÁRIO |
title_full_unstemmed |
O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO PERSONAGEM NO DOCUMENTÁRIO |
title_sort |
O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO PERSONAGEM NO DOCUMENTÁRIO |
author |
JOSE MARIANI DE SA CARVALHO |
author_facet |
JOSE MARIANI DE SA CARVALHO |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
70636362787 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/9047151437915284 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
LILIANE RUTH HEYNEMANN |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
MIGUEL SERPA PEREIRA |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
CARLOS DE AZAMBUJA RODRIGUES |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
AIDA MARIA BASTOS NEPOMUCENO MARQUES |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
42515335772 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/8934711183270367 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
JOSE MARIANI DE SA CARVALHO |
contributor_str_mv |
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT ANGELUCCIA BERNARDES HABERT LILIANE RUTH HEYNEMANN MIGUEL SERPA PEREIRA CARLOS DE AZAMBUJA RODRIGUES AIDA MARIA BASTOS NEPOMUCENO MARQUES |
description |
A presente tese busca uma reflexão acerca da realização do cinema documentário, centrado na análise de filmes. A metodologia adotada para abordar este tema é focada na questão da autoria, a autoridade do diretor. Observa-se que o analista é essencialmente um espectador diante do filme projetado, trabalhando com ferramentas teóricas associadas à sua memória (experiência) e sensibilidade. Busca-se aqui a adequação da análise às referências teóricas que auxiliam a leitura e interpretação do texto fílmico. Parte-se do princípio de que a criação do personagem está no centro do processo de realização do cinema documentário, onde a autoridade do diretor aparece na concepção dada ao personagem, estabelecendo as conexões entre a estrutura da narrativa e o dispositivo de filmagem. Os personagens assim existem nas narrativas não ficcionais. No caso do filme documentário o personagem tem uma configuração específica, uma dupla camada, sendo ao mesmo tempo ator social e personagem criado, de modo adequado à narrativa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-03-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=41063@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=41063@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=41063@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=41063@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM COMUNICAÇÃO SOCIAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324946207047680 |