[en] EVALUATION POLITICS AND PRACTICES IN DAYCARE CENTERS: A RESEARCH IN THE PUBLIC SYSTEM OF RIO DE JANEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARINA PEREIRA DE CASTRO E SOUZA
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31551@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31551@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31551
Resumo: [pt] Esta tese – Políticas e Práticas de Avaliação na Creche: uma pesquisa na rede pública do município do Rio de Janeiro, é um estudo qualitativo que analisa as concepções de avaliação que se expressam nas práticas do contexto da creche e considera os sentidos que esses profissionais produzem em relação às práticas avaliativas e suas condições de produção. Os referenciais teórico-metodológicos foram tecidos com vários autores, especialmente da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin e da crítica da cultura de Walter Benjamin; no campo da avaliação, com Claudia Fernandes, Domingos Fernandes, Alicia Bonamino, Paulo Freire; e da área da Educação Infantil, as principais referências são Ana Bondioli, Donatella Savio, Peter Moss, Sonia Kramer. Metodologicamente, foram realizadas observações em grupos da creche pesquisada, bem como análise dos relatórios de avaliação das crianças. Nesse processo de investigação, também é priorizada a perspectiva macro que se refere ao contexto das políticas – suas concepções, seus processos de elaboração e implementação. Para isso, analisa a história da Educação Infantil no município do Rio de Janeiro, a situação atual do atendimento, a experiência piloto do Ages and Stages Questionnaires (ASQ-3) e a política curricular e de avaliação. Outro objeto de estudo foi a atualização de discussões antigas na primeira infância por meio da relação entre psicologia e educação, de uma abordagem determinista da neurociência, enfatizando propostas de avaliação destinadas às crianças pequenas. Este percurso analítico trouxe conclusões e proposições para as políticas e práticas, destacam-se: as análises dos documentos orientadores, produzidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME) do Rio de Janeiro, apontam para contradições na compreensão do trabalho educativo na Educação Infantil – coexistem concepções escolarizantes e preparatórias, com propostas que valorizam a expressão e cultura infantis; as observações realizadas na creche pesquisada indicaram que o ato de avaliar as crianças é marcado, em muitos momentos, pela perspectiva de uma psicologia desenvolvimentista, que olha para o crescimento das crianças de forma linear, dicotômica, sendo o adulto quem determina o que e quando aprender; as propostas observadas no contexto investigado trazem uma artificialização do conhecimento, ausência de sentido e de articulação com os interesses infantis, problema conceitual também identificado nos documentos orientadores da SME do Rio de Janeiro; embora os relatórios de avaliação busquem se afastar das fichas padronizadas, tão comum nas creches e pré-escolas, os registros analisados não enfatizam as singularidades das crianças, os caminhos de aprendizagem percorrido, priorizam a descrição de habilidades e competências.
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Os referenciais teórico-metodológicos foram tecidos com vários autores, especialmente da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin e da crítica da cultura de Walter Benjamin; no campo da avaliação, com Claudia Fernandes, Domingos Fernandes, Alicia Bonamino, Paulo Freire; e da área da Educação Infantil, as principais referências são Ana Bondioli, Donatella Savio, Peter Moss, Sonia Kramer. Metodologicamente, foram realizadas observações em grupos da creche pesquisada, bem como análise dos relatórios de avaliação das crianças. Nesse processo de investigação, também é priorizada a perspectiva macro que se refere ao contexto das políticas – suas concepções, seus processos de elaboração e implementação. Para isso, analisa a história da Educação Infantil no município do Rio de Janeiro, a situação atual do atendimento, a experiência piloto do Ages and Stages Questionnaires (ASQ-3) e a política curricular e de avaliação. Outro objeto de estudo foi a atualização de discussões antigas na primeira infância por meio da relação entre psicologia e educação, de uma abordagem determinista da neurociência, enfatizando propostas de avaliação destinadas às crianças pequenas. Este percurso analítico trouxe conclusões e proposições para as políticas e práticas, destacam-se: as análises dos documentos orientadores, produzidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME) do Rio de Janeiro, apontam para contradições na compreensão do trabalho educativo na Educação Infantil – coexistem concepções escolarizantes e preparatórias, com propostas que valorizam a expressão e cultura infantis; as observações realizadas na creche pesquisada indicaram que o ato de avaliar as crianças é marcado, em muitos momentos, pela perspectiva de uma psicologia desenvolvimentista, que olha para o crescimento das crianças de forma linear, dicotômica, sendo o adulto quem determina o que e quando aprender; as propostas observadas no contexto investigado trazem uma artificialização do conhecimento, ausência de sentido e de articulação com os interesses infantis, problema conceitual também identificado nos documentos orientadores da SME do Rio de Janeiro; embora os relatórios de avaliação busquem se afastar das fichas padronizadas, tão comum nas creches e pré-escolas, os registros analisados não enfatizam as singularidades das crianças, os caminhos de aprendizagem percorrido, priorizam a descrição de habilidades e competências.[en] The thesis – Evaluation policies and practices in daycare centers: a research in the public system of Rio de Janeiro is a qualitative study that analyses the different concepts of evaluation that arise from practices in the daycare center context, considering the meaning the professionals give to their own evaluation practices as well as the conditions under which they are formed. The theoretical and methodological references are the works of various authors, including Mikhail Bakhtin s philosophy of language and Walter Benjamin s cultural criticism; in the field of evaluation, the study dialogues with the ideas of Claudia Fernandes, Domingos Fernandes, Alicia Bonamino and Paulo Freire; in the area of early childhood education, the main references are Ana Bondioli, Donatella Savio, Peter Moss and Sonia Kramer. The methodology consisted of observations in groups at the researched daycare center, as well as the analysis of the reports of children s evaluations. The essay also approaches the macro-perspective of policy context – its concepts and processes of elaboration and implementation. To do so, it analyzes the history of childhood education in the city of Rio de Janeiro and the current situation with regard to attendance, the pilot experiment of Ages and Stages Questionnaire (ASQ-3) and curricular and evaluation policy. In addition, the study presents an updated view of old discussions about early childhood vis-a-vis the relationship between psychology and education and the deterministic approach of neuroscience in the evaluation of infants and toddlers. This analytical path led to conclusions and propositions for the development of policies and practices, with the following standing out: the analyses of the supervisor s reports, produced by the Municipal Secretary of Education (MSE) of Rio de Janeiro, expose contradictions in the understanding of education in early childhood education: educational and preparatory conceptions coexist with proposals that value the children s self expression and culture backgrounds; the observation of the researched daycare center s practices shows that the act of evaluating children is often dominated by the developmental psychology approach, which tends to asses children s growth in a linear way and with dichotomic meaning, with the adult defining what and when should be taught; the teaching methods observed reveal an artificial knowledge, one without meaning and detached from the children s interests, a problem also found in the orientation documents from the MSE of Rio de Janeiro; although the evaluation reports purportedly aim to avert the standardized check-list analysis, it is very common in daycare centers and kindergartens to find analyzed records that do not emphasize the singularity of the children and their learning development but instead focus on the description of skills and competences.MAXWELLSONIA KRAMERMARINA PEREIRA DE CASTRO E SOUZA2017-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31551@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31551@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31551porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-12T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:31551Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-06-12T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
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