[en] RELATIONSHIPS AMONG CHILDREN AND ADULTS IN A PUBLIC DAYCARE IN RIO DE JANEIRO CITY
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12204@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12204@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12204 |
Resumo: | [pt] O objetivo da tese foi conhecer e compreender as relações dos adultos com as crianças e das crianças entre si, numa creche pública da cidade do Rio de Janeiro. Tendo como base a história das creches no Brasil, a perspectiva médica e sanitarista nestas instituições, o viés higienista dos contatos entre adultos e crianças na creche é discutido e o seu desdobramento numa perspectiva do cuidado como ato instrumental e mecânico. No contraponto, a tese traz a visão de Foucault acerca do cuidado (a partir do seu estudo da cultura greco-romana), compreendido como cuidado de si, exigindo um trabalho permanente sobre si, questionamento de si mesmo, numa dimensão ética e humanitária. A pesquisa de campo foi realizada no berçário de uma creche pública do Rio de Janeiro. A perspectiva etnográfica orientou a permanência no campo, onde foram realizadas descrições densas das interações e práticas, fotografias e entrevistas com as profissionais envolvidas diretamente com os bebês, as recreadoras. Tendo como base os estudos de Marcel Mauss sobre as técnicas corporais, a pesquisa mapeou a funcionalidade e utilidade do corpo das crianças no dia a dia, assim como diferentes modalidades de cuidado que emergiram (automático, disciplinar, e como atenção a si e às crianças). Dispositivos de poder presentes no cotidiano foram analisados, tais como os berços, cadeiras de alimentação e os trabalhinhos. A pesquisa evidenciou tanto a forma através da qual os corpos são modelados e as crianças experimentam-se como guiadas pelos adultos, como as estratégias das crianças, invenções de novos modos de relação e contato delas entre si e delas com os objetos. Assim, os berços tornam-se mediadores de trocas e as cadeiras de alimentação transformam-se em esconderijos. O conceito de ato e atitude responsiva de Bakhtin abriu mais uma via para identificar expressão e vida entre as crianças nas ofertas de objeto, imitações e no gesto de apontar movimentos criadores e iniciadores de contato. A fotografia - recurso metodológico da pesquisa, deu visibilidade aos movimentos das crianças. A análise e observação das fotos durante as entrevistas com as profissionais lhes permitiu (re)ver o seu trabalho e os bebês de novas maneiras. |
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[en] RELATIONSHIPS AMONG CHILDREN AND ADULTS IN A PUBLIC DAYCARE IN RIO DE JANEIRO CITY [pt] RELAÇÕES ENTRE CRIANÇAS E ADULTOS NO BERÇÁRIO DE UMA CRECHE PÚBLICA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: TÉCNICAS CORPORAIS, RESPONSIVIDADE, CUIDADO [pt] CRECHE[pt] ATITUDE RESPONSIVA[pt] TECNICAS CORPORAIS[pt] BEBE[en] DAY-CARE CENTER[en] RESPONSIVE ATTITUDE[en] CORPORAL TECHNIQUES[en] BABY[pt] O objetivo da tese foi conhecer e compreender as relações dos adultos com as crianças e das crianças entre si, numa creche pública da cidade do Rio de Janeiro. Tendo como base a história das creches no Brasil, a perspectiva médica e sanitarista nestas instituições, o viés higienista dos contatos entre adultos e crianças na creche é discutido e o seu desdobramento numa perspectiva do cuidado como ato instrumental e mecânico. No contraponto, a tese traz a visão de Foucault acerca do cuidado (a partir do seu estudo da cultura greco-romana), compreendido como cuidado de si, exigindo um trabalho permanente sobre si, questionamento de si mesmo, numa dimensão ética e humanitária. A pesquisa de campo foi realizada no berçário de uma creche pública do Rio de Janeiro. A perspectiva etnográfica orientou a permanência no campo, onde foram realizadas descrições densas das interações e práticas, fotografias e entrevistas com as profissionais envolvidas diretamente com os bebês, as recreadoras. Tendo como base os estudos de Marcel Mauss sobre as técnicas corporais, a pesquisa mapeou a funcionalidade e utilidade do corpo das crianças no dia a dia, assim como diferentes modalidades de cuidado que emergiram (automático, disciplinar, e como atenção a si e às crianças). Dispositivos de poder presentes no cotidiano foram analisados, tais como os berços, cadeiras de alimentação e os trabalhinhos. A pesquisa evidenciou tanto a forma através da qual os corpos são modelados e as crianças experimentam-se como guiadas pelos adultos, como as estratégias das crianças, invenções de novos modos de relação e contato delas entre si e delas com os objetos. Assim, os berços tornam-se mediadores de trocas e as cadeiras de alimentação transformam-se em esconderijos. O conceito de ato e atitude responsiva de Bakhtin abriu mais uma via para identificar expressão e vida entre as crianças nas ofertas de objeto, imitações e no gesto de apontar movimentos criadores e iniciadores de contato. A fotografia - recurso metodológico da pesquisa, deu visibilidade aos movimentos das crianças. A análise e observação das fotos durante as entrevistas com as profissionais lhes permitiu (re)ver o seu trabalho e os bebês de novas maneiras.[en] adults and children, and also among the children, in a public daycare of Rio de Janeiro city. Based on the daycares history in Brazil, the medical and sanitation perspectives in those institutions, and the hygienical bias of adults and children within the daycare are discussed, as well as its consequences under the perspective of care as an instrumental and mechanical act. As a counterpoint, the study brings Foucault`s point of view about care (from his greco-roman culture study), understood as taking care of oneself, requiring a permanent work about oneself, questioning oneself, in an ethical and humanitarian dimension. The field research was made in a nursery inside a daycare in Rio de Janeiro. The ethnographic perspective guided the permanency on the field, where deep descriptions about interactions and practices, and pictures and interviews with professionals directly involved with the babies were made. Based on Marcel Mauss studies about corporal techniques, the research mapped the children`s bodies capabilities and utilities day by day, as well as different modalities of care (automatic, disciplinary, and as attention to oneself and the children) which were arisen. Power devices present every day were reviewed, as cribs, high chairs, and the kids tasks. The research has emphasized the way the bodies are modeled and the children`s tries when conducted by the adults, as well as the children`s strategies, inventions of new relationship modes, and contacts among them and with the objects. Thus, the cribs become mediators of exchanges, and the high chairs are turned into concealment. Bakhtin`s concept of act and responsive attitude opened another way to identify the expression and life among the kids in the object offers, imitation, and in the gesture of pointing movements that create and start contact. The photography - methodological resource of the research - , provided visibility to the children`s movements. The review and observation of pictures during the interviews with professionals made it possible for them to see their new work and the babies in new ways.MAXWELLSONIA KRAMERDANIELA DE OLIVEIRA GUIMARAES2008-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12204@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12204@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12204porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:12204Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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