[pt] O USO DE VÍDEOS EM SALA DE AULA: O CIRCUNCENTRO DE UM TRIÂNGULO A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56907@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56907@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56907 |
Resumo: | [pt] O desenvolvimento tecnológico, cada vez mais acelerado, possibilitou o aperfeiçoamento das mídias disponíveis em um nível nunca antes visto, contribuindo significativamente para a transmissão de diversos conteúdos aos discentes no âmbito escolar como, por exemplo, os pontos notáveis de um triângulo e a Reta de Euler trazendo vários conceitos como: mediana, baricentro, bissetriz, incentro, ortocentro, mediatriz e o circuncentro, sendo este último o foco deste estudo que busca apresentar a proposta da utilização do vídeo A Comunidade: Circuncentro do triângulo, como forma de aperfeiçoar o conhecimento deste conceito de uma maneira dinâmica, através da solução de um problema prático sobre o local mais ideal para a construção de uma horta, sem que a mesma cause problemas às fazendas vizinhas. O tema se justifica devido à necessidade de desenvolvimento de competências necessárias para que os alunos estejam preparados para superar desafios sobre o conteúdo, sendo este possível através da análise de problemas práticos, como o apresentado no vídeo sugerido, que agrega valor ao processo de ensino aprendizagem desenvolvido em sala de aula. |
id |
PUC_RIO-1_0f58a8c6b64a2b19e4fa6cf285b31dfe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:56907 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] O USO DE VÍDEOS EM SALA DE AULA: O CIRCUNCENTRO DE UM TRIÂNGULO A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA[en] THE USE OF VIDEOS IN THE CLASSROOM: THE CIRCUMCENTER OF A TRIANGLE FROM A PROBLEM SITUATION[pt] PONTOS NOTAVEIS DO TRIANGULO[pt] VIDEOS[pt] CIRCUNCENTRO DO TRIANGULO[pt] RETA DE EULER[en] NOTABLE POINTS OF A TRIANGLE[en] VIDEOS[en] CIRCUMCENTER OF THE TRIANGLE[en] STRAIGHT LINE OF EULER[pt] O desenvolvimento tecnológico, cada vez mais acelerado, possibilitou o aperfeiçoamento das mídias disponíveis em um nível nunca antes visto, contribuindo significativamente para a transmissão de diversos conteúdos aos discentes no âmbito escolar como, por exemplo, os pontos notáveis de um triângulo e a Reta de Euler trazendo vários conceitos como: mediana, baricentro, bissetriz, incentro, ortocentro, mediatriz e o circuncentro, sendo este último o foco deste estudo que busca apresentar a proposta da utilização do vídeo A Comunidade: Circuncentro do triângulo, como forma de aperfeiçoar o conhecimento deste conceito de uma maneira dinâmica, através da solução de um problema prático sobre o local mais ideal para a construção de uma horta, sem que a mesma cause problemas às fazendas vizinhas. O tema se justifica devido à necessidade de desenvolvimento de competências necessárias para que os alunos estejam preparados para superar desafios sobre o conteúdo, sendo este possível através da análise de problemas práticos, como o apresentado no vídeo sugerido, que agrega valor ao processo de ensino aprendizagem desenvolvido em sala de aula.[en] The increasingly accelerated technological development has enabled the improvement of available media at a level never seen before, significantly contributing to the transmission of various contents to students in the school environment, such as the remarkable points of a triangle and the Euler Line bringing several concepts such as: median, barycenter, bisector, incenter, orthocenter, bisector and circumcenter, the latter being the focus of this study that seeks to present the proposal to use the video The Community: Circumcenter of the triangle as a way to improve the knowledge of this concept in a dynamic way, through the solution of a practical problem about the most ideal place to build a vegetable garden, without causing any problems to neighboring farms. The theme is justified due to the need to develop the skills necessary for students to be prepared to overcome challenges regarding the content, which is possible through the analysis of practical problems, such as the one presented in the suggested video, which adds value to the teaching-learning process developed in the classroom.MAXWELLEDUARDO BARBOSA PINHEIROFABIANE GRANGE LEONARDO2022-01-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56907@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56907@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56907porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-17T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:56907Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-17T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] O USO DE VÍDEOS EM SALA DE AULA: O CIRCUNCENTRO DE UM TRIÂNGULO A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA [en] THE USE OF VIDEOS IN THE CLASSROOM: THE CIRCUMCENTER OF A TRIANGLE FROM A PROBLEM SITUATION |
title |
[pt] O USO DE VÍDEOS EM SALA DE AULA: O CIRCUNCENTRO DE UM TRIÂNGULO A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA |
spellingShingle |
[pt] O USO DE VÍDEOS EM SALA DE AULA: O CIRCUNCENTRO DE UM TRIÂNGULO A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA FABIANE GRANGE LEONARDO [pt] PONTOS NOTAVEIS DO TRIANGULO [pt] VIDEOS [pt] CIRCUNCENTRO DO TRIANGULO [pt] RETA DE EULER [en] NOTABLE POINTS OF A TRIANGLE [en] VIDEOS [en] CIRCUMCENTER OF THE TRIANGLE [en] STRAIGHT LINE OF EULER |
title_short |
[pt] O USO DE VÍDEOS EM SALA DE AULA: O CIRCUNCENTRO DE UM TRIÂNGULO A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA |
title_full |
[pt] O USO DE VÍDEOS EM SALA DE AULA: O CIRCUNCENTRO DE UM TRIÂNGULO A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA |
title_fullStr |
[pt] O USO DE VÍDEOS EM SALA DE AULA: O CIRCUNCENTRO DE UM TRIÂNGULO A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA |
title_full_unstemmed |
[pt] O USO DE VÍDEOS EM SALA DE AULA: O CIRCUNCENTRO DE UM TRIÂNGULO A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA |
title_sort |
[pt] O USO DE VÍDEOS EM SALA DE AULA: O CIRCUNCENTRO DE UM TRIÂNGULO A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA |
author |
FABIANE GRANGE LEONARDO |
author_facet |
FABIANE GRANGE LEONARDO |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
EDUARDO BARBOSA PINHEIRO |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FABIANE GRANGE LEONARDO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] PONTOS NOTAVEIS DO TRIANGULO [pt] VIDEOS [pt] CIRCUNCENTRO DO TRIANGULO [pt] RETA DE EULER [en] NOTABLE POINTS OF A TRIANGLE [en] VIDEOS [en] CIRCUMCENTER OF THE TRIANGLE [en] STRAIGHT LINE OF EULER |
topic |
[pt] PONTOS NOTAVEIS DO TRIANGULO [pt] VIDEOS [pt] CIRCUNCENTRO DO TRIANGULO [pt] RETA DE EULER [en] NOTABLE POINTS OF A TRIANGLE [en] VIDEOS [en] CIRCUMCENTER OF THE TRIANGLE [en] STRAIGHT LINE OF EULER |
description |
[pt] O desenvolvimento tecnológico, cada vez mais acelerado, possibilitou o aperfeiçoamento das mídias disponíveis em um nível nunca antes visto, contribuindo significativamente para a transmissão de diversos conteúdos aos discentes no âmbito escolar como, por exemplo, os pontos notáveis de um triângulo e a Reta de Euler trazendo vários conceitos como: mediana, baricentro, bissetriz, incentro, ortocentro, mediatriz e o circuncentro, sendo este último o foco deste estudo que busca apresentar a proposta da utilização do vídeo A Comunidade: Circuncentro do triângulo, como forma de aperfeiçoar o conhecimento deste conceito de uma maneira dinâmica, através da solução de um problema prático sobre o local mais ideal para a construção de uma horta, sem que a mesma cause problemas às fazendas vizinhas. O tema se justifica devido à necessidade de desenvolvimento de competências necessárias para que os alunos estejam preparados para superar desafios sobre o conteúdo, sendo este possível através da análise de problemas práticos, como o apresentado no vídeo sugerido, que agrega valor ao processo de ensino aprendizagem desenvolvido em sala de aula. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56907@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56907@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56907 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56907@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56907@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56907 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822634632773632 |