[pt] O USO DE VÍDEOS EM SALA DE AULA: O CIRCUNCENTRO DE UM TRIÂNGULO A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FABIANE GRANGE LEONARDO
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56907@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56907@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56907
Resumo: [pt] O desenvolvimento tecnológico, cada vez mais acelerado, possibilitou o aperfeiçoamento das mídias disponíveis em um nível nunca antes visto, contribuindo significativamente para a transmissão de diversos conteúdos aos discentes no âmbito escolar como, por exemplo, os pontos notáveis de um triângulo e a Reta de Euler trazendo vários conceitos como: mediana, baricentro, bissetriz, incentro, ortocentro, mediatriz e o circuncentro, sendo este último o foco deste estudo que busca apresentar a proposta da utilização do vídeo A Comunidade: Circuncentro do triângulo, como forma de aperfeiçoar o conhecimento deste conceito de uma maneira dinâmica, através da solução de um problema prático sobre o local mais ideal para a construção de uma horta, sem que a mesma cause problemas às fazendas vizinhas. O tema se justifica devido à necessidade de desenvolvimento de competências necessárias para que os alunos estejam preparados para superar desafios sobre o conteúdo, sendo este possível através da análise de problemas práticos, como o apresentado no vídeo sugerido, que agrega valor ao processo de ensino aprendizagem desenvolvido em sala de aula.
id PUC_RIO-1_0f58a8c6b64a2b19e4fa6cf285b31dfe
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:56907
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] O USO DE VÍDEOS EM SALA DE AULA: O CIRCUNCENTRO DE UM TRIÂNGULO A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA[en] THE USE OF VIDEOS IN THE CLASSROOM: THE CIRCUMCENTER OF A TRIANGLE FROM A PROBLEM SITUATION[pt] PONTOS NOTAVEIS DO TRIANGULO[pt] VIDEOS[pt] CIRCUNCENTRO DO TRIANGULO[pt] RETA DE EULER[en] NOTABLE POINTS OF A TRIANGLE[en] VIDEOS[en] CIRCUMCENTER OF THE TRIANGLE[en] STRAIGHT LINE OF EULER[pt] O desenvolvimento tecnológico, cada vez mais acelerado, possibilitou o aperfeiçoamento das mídias disponíveis em um nível nunca antes visto, contribuindo significativamente para a transmissão de diversos conteúdos aos discentes no âmbito escolar como, por exemplo, os pontos notáveis de um triângulo e a Reta de Euler trazendo vários conceitos como: mediana, baricentro, bissetriz, incentro, ortocentro, mediatriz e o circuncentro, sendo este último o foco deste estudo que busca apresentar a proposta da utilização do vídeo A Comunidade: Circuncentro do triângulo, como forma de aperfeiçoar o conhecimento deste conceito de uma maneira dinâmica, através da solução de um problema prático sobre o local mais ideal para a construção de uma horta, sem que a mesma cause problemas às fazendas vizinhas. O tema se justifica devido à necessidade de desenvolvimento de competências necessárias para que os alunos estejam preparados para superar desafios sobre o conteúdo, sendo este possível através da análise de problemas práticos, como o apresentado no vídeo sugerido, que agrega valor ao processo de ensino aprendizagem desenvolvido em sala de aula.[en] The increasingly accelerated technological development has enabled the improvement of available media at a level never seen before, significantly contributing to the transmission of various contents to students in the school environment, such as the remarkable points of a triangle and the Euler Line bringing several concepts such as: median, barycenter, bisector, incenter, orthocenter, bisector and circumcenter, the latter being the focus of this study that seeks to present the proposal to use the video The Community: Circumcenter of the triangle as a way to improve the knowledge of this concept in a dynamic way, through the solution of a practical problem about the most ideal place to build a vegetable garden, without causing any problems to neighboring farms. The theme is justified due to the need to develop the skills necessary for students to be prepared to overcome challenges regarding the content, which is possible through the analysis of practical problems, such as the one presented in the suggested video, which adds value to the teaching-learning process developed in the classroom.MAXWELLEDUARDO BARBOSA PINHEIROFABIANE GRANGE LEONARDO2022-01-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56907@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56907@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56907porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-17T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:56907Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-17T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] O USO DE VÍDEOS EM SALA DE AULA: O CIRCUNCENTRO DE UM TRIÂNGULO A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA
[en] THE USE OF VIDEOS IN THE CLASSROOM: THE CIRCUMCENTER OF A TRIANGLE FROM A PROBLEM SITUATION
title [pt] O USO DE VÍDEOS EM SALA DE AULA: O CIRCUNCENTRO DE UM TRIÂNGULO A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA
spellingShingle [pt] O USO DE VÍDEOS EM SALA DE AULA: O CIRCUNCENTRO DE UM TRIÂNGULO A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA
FABIANE GRANGE LEONARDO
[pt] PONTOS NOTAVEIS DO TRIANGULO
[pt] VIDEOS
[pt] CIRCUNCENTRO DO TRIANGULO
[pt] RETA DE EULER
[en] NOTABLE POINTS OF A TRIANGLE
[en] VIDEOS
[en] CIRCUMCENTER OF THE TRIANGLE
[en] STRAIGHT LINE OF EULER
title_short [pt] O USO DE VÍDEOS EM SALA DE AULA: O CIRCUNCENTRO DE UM TRIÂNGULO A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA
title_full [pt] O USO DE VÍDEOS EM SALA DE AULA: O CIRCUNCENTRO DE UM TRIÂNGULO A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA
title_fullStr [pt] O USO DE VÍDEOS EM SALA DE AULA: O CIRCUNCENTRO DE UM TRIÂNGULO A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA
title_full_unstemmed [pt] O USO DE VÍDEOS EM SALA DE AULA: O CIRCUNCENTRO DE UM TRIÂNGULO A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA
title_sort [pt] O USO DE VÍDEOS EM SALA DE AULA: O CIRCUNCENTRO DE UM TRIÂNGULO A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA
author FABIANE GRANGE LEONARDO
author_facet FABIANE GRANGE LEONARDO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv EDUARDO BARBOSA PINHEIRO
dc.contributor.author.fl_str_mv FABIANE GRANGE LEONARDO
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] PONTOS NOTAVEIS DO TRIANGULO
[pt] VIDEOS
[pt] CIRCUNCENTRO DO TRIANGULO
[pt] RETA DE EULER
[en] NOTABLE POINTS OF A TRIANGLE
[en] VIDEOS
[en] CIRCUMCENTER OF THE TRIANGLE
[en] STRAIGHT LINE OF EULER
topic [pt] PONTOS NOTAVEIS DO TRIANGULO
[pt] VIDEOS
[pt] CIRCUNCENTRO DO TRIANGULO
[pt] RETA DE EULER
[en] NOTABLE POINTS OF A TRIANGLE
[en] VIDEOS
[en] CIRCUMCENTER OF THE TRIANGLE
[en] STRAIGHT LINE OF EULER
description [pt] O desenvolvimento tecnológico, cada vez mais acelerado, possibilitou o aperfeiçoamento das mídias disponíveis em um nível nunca antes visto, contribuindo significativamente para a transmissão de diversos conteúdos aos discentes no âmbito escolar como, por exemplo, os pontos notáveis de um triângulo e a Reta de Euler trazendo vários conceitos como: mediana, baricentro, bissetriz, incentro, ortocentro, mediatriz e o circuncentro, sendo este último o foco deste estudo que busca apresentar a proposta da utilização do vídeo A Comunidade: Circuncentro do triângulo, como forma de aperfeiçoar o conhecimento deste conceito de uma maneira dinâmica, através da solução de um problema prático sobre o local mais ideal para a construção de uma horta, sem que a mesma cause problemas às fazendas vizinhas. O tema se justifica devido à necessidade de desenvolvimento de competências necessárias para que os alunos estejam preparados para superar desafios sobre o conteúdo, sendo este possível através da análise de problemas práticos, como o apresentado no vídeo sugerido, que agrega valor ao processo de ensino aprendizagem desenvolvido em sala de aula.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56907@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56907@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56907
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56907@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56907@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822634632773632