A determinação dos pontos notáveis de um triângulo utilizando o software GeoGebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5938 |
Resumo: | In this paper, I intend to report the experience of implementing an activity in some classes in a public school of the city of Ribeirão Preto, state of São Paulo, where it was made an approach to the subject "Notable Points of a Triangle" by using the software GeoGebra like as a tool for teaching and learning. The aim is to analyze students' reactions and the interaction of the same at the presentation of the content using this software. Also a comparison of the progress is made with regard to student learning through the production and execution of activities, consisting of scripts/walkthroughs. The methodology used is the didactic engineering. Working in pairs, due to the limited amount of computers in the computer lab of the school, improved academic relations between some students, arising naturally an exchange of ideas and awakening a spirit of collaboration in a very healthy learning space. At the end of the study the author concluded that activities using computing resources as an educational tool optimizes the process of teaching and learning. |
id |
SCAR_281da3cf4bd332ab1ecd82c42e4a3485 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5938 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Felício, Adriano CésarSampaio, João Carlos Vieirahttp://lattes.cnpq.br/8286887389013685f7db36ef-7d72-410d-bb18-f52944160fd52016-06-02T20:29:22Z2013-09-062016-06-02T20:29:22Z2013-08-19FELÍCIO, Adriano César. A determinação dos pontos notáveis de um triângulo utilizando o software GeoGebra. 2013. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5938In this paper, I intend to report the experience of implementing an activity in some classes in a public school of the city of Ribeirão Preto, state of São Paulo, where it was made an approach to the subject "Notable Points of a Triangle" by using the software GeoGebra like as a tool for teaching and learning. The aim is to analyze students' reactions and the interaction of the same at the presentation of the content using this software. Also a comparison of the progress is made with regard to student learning through the production and execution of activities, consisting of scripts/walkthroughs. The methodology used is the didactic engineering. Working in pairs, due to the limited amount of computers in the computer lab of the school, improved academic relations between some students, arising naturally an exchange of ideas and awakening a spirit of collaboration in a very healthy learning space. At the end of the study the author concluded that activities using computing resources as an educational tool optimizes the process of teaching and learning.Neste trabalho, pretendo relatar a experiência de aplicação de uma atividade em algumas aulas, em uma escola municipal da prefeitura de Ribeirão Preto, estado de São Paulo, onde foi feita a abordagem do assunto Pontos Notáveis de um Triângulo utilizando o software GeoGebra como ferramenta de ensino e aprendizagem. O objetivo é analisar as reações dos alunos e a interação dos mesmos, por ocasião da apresentação do conteúdo utilizando este software. Também é feita uma comparação dos avanços obtidos no tocante à aprendizagem dos alunos através das produções e da execução de atividades, constituídas de roteiros/instruções passo a passo. A metodologia utilizada é a engenharia didática. O trabalho em duplas, por conta da quantidade limitada de computadores existentes no laboratório de informática da escola, estreitou as relações acadêmicas entre alguns alunos, fazendo surgir naturalmente uma troca de ideias e despertando um espírito de colaboração muito saudáveis num espaço de aprendizagem. Ao final da pesquisa o autor concluiu que atividades utilizando recursos computacionais como ferramenta educativa otimizam o processo de ensino e aprendizagem.Financiadora de Estudos e Projetosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATUFSCarBRMatemática - estudo e ensinoTriânguloBaricentroIncentroCircuncentroGeoGebra (Software de computador)Pontos notáveis de um triânguloOrtocentroNotable points of a triangleBarycenterIncenterCircumcenterOrthocenterCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAA determinação dos pontos notáveis de um triângulo utilizando o software GeoGebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1ffb5f768-8005-4f4d-b4c1-3c6730ec684ainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL5363.pdfapplication/pdf6155796https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5938/1/5363.pdf5fcc940d5e974f06e05cfe033a89fcd9MD51TEXT5363.pdf.txt5363.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5938/2/5363.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL5363.pdf.jpg5363.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6790https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5938/3/5363.pdf.jpgaee160e867c59c68d10d2b19cb6608b5MD53ufscar/59382023-09-18 18:31:37.3oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5938Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:37Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A determinação dos pontos notáveis de um triângulo utilizando o software GeoGebra |
title |
A determinação dos pontos notáveis de um triângulo utilizando o software GeoGebra |
spellingShingle |
A determinação dos pontos notáveis de um triângulo utilizando o software GeoGebra Felício, Adriano César Matemática - estudo e ensino Triângulo Baricentro Incentro Circuncentro GeoGebra (Software de computador) Pontos notáveis de um triângulo Ortocentro Notable points of a triangle Barycenter Incenter Circumcenter Orthocenter CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
A determinação dos pontos notáveis de um triângulo utilizando o software GeoGebra |
title_full |
A determinação dos pontos notáveis de um triângulo utilizando o software GeoGebra |
title_fullStr |
A determinação dos pontos notáveis de um triângulo utilizando o software GeoGebra |
title_full_unstemmed |
A determinação dos pontos notáveis de um triângulo utilizando o software GeoGebra |
title_sort |
A determinação dos pontos notáveis de um triângulo utilizando o software GeoGebra |
author |
Felício, Adriano César |
author_facet |
Felício, Adriano César |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felício, Adriano César |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sampaio, João Carlos Vieira |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8286887389013685 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
f7db36ef-7d72-410d-bb18-f52944160fd5 |
contributor_str_mv |
Sampaio, João Carlos Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - estudo e ensino Triângulo Baricentro Incentro Circuncentro GeoGebra (Software de computador) Pontos notáveis de um triângulo Ortocentro |
topic |
Matemática - estudo e ensino Triângulo Baricentro Incentro Circuncentro GeoGebra (Software de computador) Pontos notáveis de um triângulo Ortocentro Notable points of a triangle Barycenter Incenter Circumcenter Orthocenter CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Notable points of a triangle Barycenter Incenter Circumcenter Orthocenter |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
In this paper, I intend to report the experience of implementing an activity in some classes in a public school of the city of Ribeirão Preto, state of São Paulo, where it was made an approach to the subject "Notable Points of a Triangle" by using the software GeoGebra like as a tool for teaching and learning. The aim is to analyze students' reactions and the interaction of the same at the presentation of the content using this software. Also a comparison of the progress is made with regard to student learning through the production and execution of activities, consisting of scripts/walkthroughs. The methodology used is the didactic engineering. Working in pairs, due to the limited amount of computers in the computer lab of the school, improved academic relations between some students, arising naturally an exchange of ideas and awakening a spirit of collaboration in a very healthy learning space. At the end of the study the author concluded that activities using computing resources as an educational tool optimizes the process of teaching and learning. |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-09-06 2016-06-02T20:29:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-08-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T20:29:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FELÍCIO, Adriano César. A determinação dos pontos notáveis de um triângulo utilizando o software GeoGebra. 2013. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5938 |
identifier_str_mv |
FELÍCIO, Adriano César. A determinação dos pontos notáveis de um triângulo utilizando o software GeoGebra. 2013. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
ffb5f768-8005-4f4d-b4c1-3c6730ec684a |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5938/1/5363.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5938/2/5363.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5938/3/5363.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5fcc940d5e974f06e05cfe033a89fcd9 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e aee160e867c59c68d10d2b19cb6608b5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715547741749248 |