A determinação dos pontos notáveis de um triângulo utilizando o software GeoGebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felício, Adriano César
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5938
Resumo: In this paper, I intend to report the experience of implementing an activity in some classes in a public school of the city of Ribeirão Preto, state of São Paulo, where it was made an approach to the subject "Notable Points of a Triangle" by using the software GeoGebra like as a tool for teaching and learning. The aim is to analyze students' reactions and the interaction of the same at the presentation of the content using this software. Also a comparison of the progress is made with regard to student learning through the production and execution of activities, consisting of scripts/walkthroughs. The methodology used is the didactic engineering. Working in pairs, due to the limited amount of computers in the computer lab of the school, improved academic relations between some students, arising naturally an exchange of ideas and awakening a spirit of collaboration in a very healthy learning space. At the end of the study the author concluded that activities using computing resources as an educational tool optimizes the process of teaching and learning.
id SCAR_281da3cf4bd332ab1ecd82c42e4a3485
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5938
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Felício, Adriano CésarSampaio, João Carlos Vieirahttp://lattes.cnpq.br/8286887389013685f7db36ef-7d72-410d-bb18-f52944160fd52016-06-02T20:29:22Z2013-09-062016-06-02T20:29:22Z2013-08-19FELÍCIO, Adriano César. A determinação dos pontos notáveis de um triângulo utilizando o software GeoGebra. 2013. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5938In this paper, I intend to report the experience of implementing an activity in some classes in a public school of the city of Ribeirão Preto, state of São Paulo, where it was made an approach to the subject "Notable Points of a Triangle" by using the software GeoGebra like as a tool for teaching and learning. The aim is to analyze students' reactions and the interaction of the same at the presentation of the content using this software. Also a comparison of the progress is made with regard to student learning through the production and execution of activities, consisting of scripts/walkthroughs. The methodology used is the didactic engineering. Working in pairs, due to the limited amount of computers in the computer lab of the school, improved academic relations between some students, arising naturally an exchange of ideas and awakening a spirit of collaboration in a very healthy learning space. At the end of the study the author concluded that activities using computing resources as an educational tool optimizes the process of teaching and learning.Neste trabalho, pretendo relatar a experiência de aplicação de uma atividade em algumas aulas, em uma escola municipal da prefeitura de Ribeirão Preto, estado de São Paulo, onde foi feita a abordagem do assunto Pontos Notáveis de um Triângulo utilizando o software GeoGebra como ferramenta de ensino e aprendizagem. O objetivo é analisar as reações dos alunos e a interação dos mesmos, por ocasião da apresentação do conteúdo utilizando este software. Também é feita uma comparação dos avanços obtidos no tocante à aprendizagem dos alunos através das produções e da execução de atividades, constituídas de roteiros/instruções passo a passo. A metodologia utilizada é a engenharia didática. O trabalho em duplas, por conta da quantidade limitada de computadores existentes no laboratório de informática da escola, estreitou as relações acadêmicas entre alguns alunos, fazendo surgir naturalmente uma troca de ideias e despertando um espírito de colaboração muito saudáveis num espaço de aprendizagem. Ao final da pesquisa o autor concluiu que atividades utilizando recursos computacionais como ferramenta educativa otimizam o processo de ensino e aprendizagem.Financiadora de Estudos e Projetosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATUFSCarBRMatemática - estudo e ensinoTriânguloBaricentroIncentroCircuncentroGeoGebra (Software de computador)Pontos notáveis de um triânguloOrtocentroNotable points of a triangleBarycenterIncenterCircumcenterOrthocenterCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAA determinação dos pontos notáveis de um triângulo utilizando o software GeoGebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1ffb5f768-8005-4f4d-b4c1-3c6730ec684ainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL5363.pdfapplication/pdf6155796https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5938/1/5363.pdf5fcc940d5e974f06e05cfe033a89fcd9MD51TEXT5363.pdf.txt5363.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5938/2/5363.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL5363.pdf.jpg5363.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6790https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5938/3/5363.pdf.jpgaee160e867c59c68d10d2b19cb6608b5MD53ufscar/59382023-09-18 18:31:37.3oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5938Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:37Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv A determinação dos pontos notáveis de um triângulo utilizando o software GeoGebra
title A determinação dos pontos notáveis de um triângulo utilizando o software GeoGebra
spellingShingle A determinação dos pontos notáveis de um triângulo utilizando o software GeoGebra
Felício, Adriano César
Matemática - estudo e ensino
Triângulo
Baricentro
Incentro
Circuncentro
GeoGebra (Software de computador)
Pontos notáveis de um triângulo
Ortocentro
Notable points of a triangle
Barycenter
Incenter
Circumcenter
Orthocenter
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short A determinação dos pontos notáveis de um triângulo utilizando o software GeoGebra
title_full A determinação dos pontos notáveis de um triângulo utilizando o software GeoGebra
title_fullStr A determinação dos pontos notáveis de um triângulo utilizando o software GeoGebra
title_full_unstemmed A determinação dos pontos notáveis de um triângulo utilizando o software GeoGebra
title_sort A determinação dos pontos notáveis de um triângulo utilizando o software GeoGebra
author Felício, Adriano César
author_facet Felício, Adriano César
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felício, Adriano César
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sampaio, João Carlos Vieira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8286887389013685
dc.contributor.authorID.fl_str_mv f7db36ef-7d72-410d-bb18-f52944160fd5
contributor_str_mv Sampaio, João Carlos Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - estudo e ensino
Triângulo
Baricentro
Incentro
Circuncentro
GeoGebra (Software de computador)
Pontos notáveis de um triângulo
Ortocentro
topic Matemática - estudo e ensino
Triângulo
Baricentro
Incentro
Circuncentro
GeoGebra (Software de computador)
Pontos notáveis de um triângulo
Ortocentro
Notable points of a triangle
Barycenter
Incenter
Circumcenter
Orthocenter
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Notable points of a triangle
Barycenter
Incenter
Circumcenter
Orthocenter
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description In this paper, I intend to report the experience of implementing an activity in some classes in a public school of the city of Ribeirão Preto, state of São Paulo, where it was made an approach to the subject "Notable Points of a Triangle" by using the software GeoGebra like as a tool for teaching and learning. The aim is to analyze students' reactions and the interaction of the same at the presentation of the content using this software. Also a comparison of the progress is made with regard to student learning through the production and execution of activities, consisting of scripts/walkthroughs. The methodology used is the didactic engineering. Working in pairs, due to the limited amount of computers in the computer lab of the school, improved academic relations between some students, arising naturally an exchange of ideas and awakening a spirit of collaboration in a very healthy learning space. At the end of the study the author concluded that activities using computing resources as an educational tool optimizes the process of teaching and learning.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-09-06
2016-06-02T20:29:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T20:29:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FELÍCIO, Adriano César. A determinação dos pontos notáveis de um triângulo utilizando o software GeoGebra. 2013. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5938
identifier_str_mv FELÍCIO, Adriano César. A determinação dos pontos notáveis de um triângulo utilizando o software GeoGebra. 2013. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv ffb5f768-8005-4f4d-b4c1-3c6730ec684a
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5938/1/5363.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5938/2/5363.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5938/3/5363.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5fcc940d5e974f06e05cfe033a89fcd9
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
aee160e867c59c68d10d2b19cb6608b5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715547741749248