ANIMATION AND EXPRESSIONISM: A MATTER OF LANGUAGE, GENRE AND STYLE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34867@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34867@2 |
Resumo: | A frase a animação é uma arte eminentemente expressionista – proferida pelo animador Cesar Coelho – é o ponto de partida para o desenvolvimento desta tese. O objetivo é verificar se os elementos estruturantes do expressionismo são realmente verificáveis na animação nos níveis da linguagem, do gênero e do estilo. Para tanto, se considera a animação como uma linguagem que apresenta potências que lhe são características e definidoras enquanto forma de expressão. Forma de expressão independente – é verdade –, mas que sofre a ação de gêneros narrativos e de diferentes estilos. Cada um desses níveis de estruturação da animação – linguagem, gênero e estilo – é ainda diretamente influenciado pela infraestrutura de produção, que estabelece uma superestrutura ideológica. Na sequência, são também verificadas diferentes abordagens do expressionismo no Cinema, nas Artes Plásticas e nos cartuns para que se identifiquem quais elementos estruturantes do expressionismo podem ser recorrentes – ao menos em potência – e sustentar a afirmativa de que a animação é eminentemente expressionista. Finalmente, uma vez estabelecidas as características de linguagem, gênero e estilo e verificados quais elementos estruturantes do expressionismo são passíveis de ser encontrados na animação, se empreendem análises de filmes que possam demonstrar a recorrência desses elementos. O primeiro ponto que se pretende verificar por meio desse procedimento é se a frase de Cesar Coelho se sustenta quando investigada profundamente. O segundo ponto verificado e, talvez, o mais relevante, é ampliar a compreensão da animação enquanto forma de arte independente, que se constitui em uma linguagem dotada de potências, mas que dialoga com outros meios de expressão, bem como com toda a cultura que a cerca. |
id |
PUC_RIO-1_0fc95579e482e79ed6fa0b9b62f0b56d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:34867 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisANIMATION AND EXPRESSIONISM: A MATTER OF LANGUAGE, GENRE AND STYLEANIMAÇÃO E EXPRESSIONISMO: UMA QUESTÃO DE LINGUAGEM, GÊNERO E ESTILO2018-01-23NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR00487580788lattes.cnpq.br/6691982448335709MARCUS VINICIUS DE PAULA80681590700lattes.cnpq.br/2221371912162144MARCUS VINICIUS DE PAULA80681590700lattes.cnpq.br/2221371912162144MARCELO GONCALVES RIBEIROINDIA MARA MARTINSMARCOS AMARANTE DE ALMEIDA MAGALHAESMARCOS AMARANTE DE ALMEIDA MAGALHAESMARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA CHAGAS84483067753lattes.cnpq.br/9360708437523544MARCELUS GAIO SILVEIRA DE SENNAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DESIGNPUC-RioBRA frase a animação é uma arte eminentemente expressionista – proferida pelo animador Cesar Coelho – é o ponto de partida para o desenvolvimento desta tese. O objetivo é verificar se os elementos estruturantes do expressionismo são realmente verificáveis na animação nos níveis da linguagem, do gênero e do estilo. Para tanto, se considera a animação como uma linguagem que apresenta potências que lhe são características e definidoras enquanto forma de expressão. Forma de expressão independente – é verdade –, mas que sofre a ação de gêneros narrativos e de diferentes estilos. Cada um desses níveis de estruturação da animação – linguagem, gênero e estilo – é ainda diretamente influenciado pela infraestrutura de produção, que estabelece uma superestrutura ideológica. Na sequência, são também verificadas diferentes abordagens do expressionismo no Cinema, nas Artes Plásticas e nos cartuns para que se identifiquem quais elementos estruturantes do expressionismo podem ser recorrentes – ao menos em potência – e sustentar a afirmativa de que a animação é eminentemente expressionista. Finalmente, uma vez estabelecidas as características de linguagem, gênero e estilo e verificados quais elementos estruturantes do expressionismo são passíveis de ser encontrados na animação, se empreendem análises de filmes que possam demonstrar a recorrência desses elementos. O primeiro ponto que se pretende verificar por meio desse procedimento é se a frase de Cesar Coelho se sustenta quando investigada profundamente. O segundo ponto verificado e, talvez, o mais relevante, é ampliar a compreensão da animação enquanto forma de arte independente, que se constitui em uma linguagem dotada de potências, mas que dialoga com outros meios de expressão, bem como com toda a cultura que a cerca.The statement animation is a distinctly expressionist form of art – spoken by the animator Cesar Coelho – is the starting point for the development of this thesis. The aim is to check if structuring elements of expressionism are indeed verifiable in animation on the following levels: language, genre and style. With this in mind, animation will be understood as a means of communication that offers potentials, which are defining and characteristic of it as a form of expression. Certainly, it is an independent form of expression, but influenced by varied narrative genres and different styles nevertheless. Each of the structuring levels – language, genre and style – is, still, directly influenced by the production infrastructure, which, in turn, forms an ideological superstructure. Next, multiple approaches to expressionism are analyzed in cinema, plastic arts and cartoons in order to identify which structuring elements of expressionism might recur – at least potentially – and support the claim that animation is distinctly expressionist. Lastly, once characteristics of language, genre and style have been identified, as well as certain structuring elements of expressionism have been verified to be plausibly found in animation, the paper will analyze movies that may display the recurrence of such elements. The first point to be checked with this procedure is whether Cesar Coelho s claim is consistent when further investigated. The second point and, possibly, the most relevant is to expand the comprehension of animation as an independent art form, which constitutes a means of communication with its own potentials, but that routinely talks with other forms of expression, as well as with the overarching culture.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO PARTICULAREShttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34867@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34867@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:43:03Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:34867Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-23T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
ANIMATION AND EXPRESSIONISM: A MATTER OF LANGUAGE, GENRE AND STYLE |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
ANIMAÇÃO E EXPRESSIONISMO: UMA QUESTÃO DE LINGUAGEM, GÊNERO E ESTILO |
title |
ANIMATION AND EXPRESSIONISM: A MATTER OF LANGUAGE, GENRE AND STYLE |
spellingShingle |
ANIMATION AND EXPRESSIONISM: A MATTER OF LANGUAGE, GENRE AND STYLE MARCELUS GAIO SILVEIRA DE SENNA |
title_short |
ANIMATION AND EXPRESSIONISM: A MATTER OF LANGUAGE, GENRE AND STYLE |
title_full |
ANIMATION AND EXPRESSIONISM: A MATTER OF LANGUAGE, GENRE AND STYLE |
title_fullStr |
ANIMATION AND EXPRESSIONISM: A MATTER OF LANGUAGE, GENRE AND STYLE |
title_full_unstemmed |
ANIMATION AND EXPRESSIONISM: A MATTER OF LANGUAGE, GENRE AND STYLE |
title_sort |
ANIMATION AND EXPRESSIONISM: A MATTER OF LANGUAGE, GENRE AND STYLE |
author |
MARCELUS GAIO SILVEIRA DE SENNA |
author_facet |
MARCELUS GAIO SILVEIRA DE SENNA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
00487580788 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/6691982448335709 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
MARCUS VINICIUS DE PAULA |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
80681590700 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/2221371912162144 |
dc.contributor.advisor-co2.fl_str_mv |
MARCUS VINICIUS DE PAULA |
dc.contributor.advisor-co2ID.fl_str_mv |
80681590700 |
dc.contributor.advisor-co2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/2221371912162144 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
MARCELO GONCALVES RIBEIRO |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
INDIA MARA MARTINS |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
MARCOS AMARANTE DE ALMEIDA MAGALHAES |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
MARCOS AMARANTE DE ALMEIDA MAGALHAES |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA CHAGAS |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
84483067753 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/9360708437523544 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARCELUS GAIO SILVEIRA DE SENNA |
contributor_str_mv |
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR MARCUS VINICIUS DE PAULA MARCUS VINICIUS DE PAULA MARCELO GONCALVES RIBEIRO INDIA MARA MARTINS MARCOS AMARANTE DE ALMEIDA MAGALHAES MARCOS AMARANTE DE ALMEIDA MAGALHAES MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA CHAGAS |
description |
A frase a animação é uma arte eminentemente expressionista – proferida pelo animador Cesar Coelho – é o ponto de partida para o desenvolvimento desta tese. O objetivo é verificar se os elementos estruturantes do expressionismo são realmente verificáveis na animação nos níveis da linguagem, do gênero e do estilo. Para tanto, se considera a animação como uma linguagem que apresenta potências que lhe são características e definidoras enquanto forma de expressão. Forma de expressão independente – é verdade –, mas que sofre a ação de gêneros narrativos e de diferentes estilos. Cada um desses níveis de estruturação da animação – linguagem, gênero e estilo – é ainda diretamente influenciado pela infraestrutura de produção, que estabelece uma superestrutura ideológica. Na sequência, são também verificadas diferentes abordagens do expressionismo no Cinema, nas Artes Plásticas e nos cartuns para que se identifiquem quais elementos estruturantes do expressionismo podem ser recorrentes – ao menos em potência – e sustentar a afirmativa de que a animação é eminentemente expressionista. Finalmente, uma vez estabelecidas as características de linguagem, gênero e estilo e verificados quais elementos estruturantes do expressionismo são passíveis de ser encontrados na animação, se empreendem análises de filmes que possam demonstrar a recorrência desses elementos. O primeiro ponto que se pretende verificar por meio desse procedimento é se a frase de Cesar Coelho se sustenta quando investigada profundamente. O segundo ponto verificado e, talvez, o mais relevante, é ampliar a compreensão da animação enquanto forma de arte independente, que se constitui em uma linguagem dotada de potências, mas que dialoga com outros meios de expressão, bem como com toda a cultura que a cerca. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-01-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34867@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34867@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34867@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34867@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM DESIGN |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324939527618560 |