CONCEPT ART: DESIGN AND STORYTELLING IN ANIMATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARCELUS GAIO SILVEIRA DE SENNA
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23902@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23902@2
Resumo: Concept art: design e narrativa em animação tem o objetivo de investigar se existe clareza nas funções que compreendem a atividade do concept art, particularmente na relação entre design e narrativa. A motivação e objetivo geral da pesquisa é ampliar o entendimento a respeito do campo e delinear melhor os contornos da atividade. A referência para a construção deste perfil é o cinema de animação comercial norte-americano. Divide-se a pesquisa em três partes. Na primeira, faz-se uma investigação bibliográfica sobre questões etimológicas, históricas e de linguagem pertinentes ao concept art. Na segunda parte, avalia-se a posição do concept art na indústria a partir de três aspectos: como se difunde o conhecimento a respeito do campo; o contexto de produção do concept art no esquema de grandes estúdios; e quais as características de produção do concept art à luz da metodologia projetual do design. A terceira e última parte concentra-se no profissional da área, investigando o que a indústria busca desse profissional e o que ele pensa sobre concept art. Primeiro, analisa-se o relato de um concept artist atuante na indústria cinematográfica norte-americana, para depois ouvir profissionais que trabalham ligados à função no mercado nacional. Concluiu-se ao final deste trabalho que existe certa clareza nas funções que compreendem o concept art, mas ainda há a necessidade de se definir melhor estas funções. Exatamente por isso não se verificou consenso entre os profissionais entrevistados na relação entre concept art e narrativa, que neste trabalho julgamos como sendo a base do campo.
id PUC_RIO-1_b18e9f7859d11af3e4aeb7bbb1bfc618
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:23902
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCONCEPT ART: DESIGN AND STORYTELLING IN ANIMATIONCONCEPT ART: DESIGN E NARRATIVA EM ANIMAÇÃO2013-08-09NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR00487580788lattes.cnpq.br/6691982448335709IZABEL MARIA DE OLIVEIRAINDIA MARA MARTINSNILTON GONCALVES GAMBA JUNIORLUIZ ANTONIO LUZIO COELHOIZABEL MARIA DE OLIVEIRA84483067753lattes.cnpq.br/9360708437523544MARCELUS GAIO SILVEIRA DE SENNAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DESIGNPUC-RioBRConcept art: design e narrativa em animação tem o objetivo de investigar se existe clareza nas funções que compreendem a atividade do concept art, particularmente na relação entre design e narrativa. A motivação e objetivo geral da pesquisa é ampliar o entendimento a respeito do campo e delinear melhor os contornos da atividade. A referência para a construção deste perfil é o cinema de animação comercial norte-americano. Divide-se a pesquisa em três partes. Na primeira, faz-se uma investigação bibliográfica sobre questões etimológicas, históricas e de linguagem pertinentes ao concept art. Na segunda parte, avalia-se a posição do concept art na indústria a partir de três aspectos: como se difunde o conhecimento a respeito do campo; o contexto de produção do concept art no esquema de grandes estúdios; e quais as características de produção do concept art à luz da metodologia projetual do design. A terceira e última parte concentra-se no profissional da área, investigando o que a indústria busca desse profissional e o que ele pensa sobre concept art. Primeiro, analisa-se o relato de um concept artist atuante na indústria cinematográfica norte-americana, para depois ouvir profissionais que trabalham ligados à função no mercado nacional. Concluiu-se ao final deste trabalho que existe certa clareza nas funções que compreendem o concept art, mas ainda há a necessidade de se definir melhor estas funções. Exatamente por isso não se verificou consenso entre os profissionais entrevistados na relação entre concept art e narrativa, que neste trabalho julgamos como sendo a base do campo.This work aims to investigate whether there is clarity on the roles that constitute the Concept Art, especially with regard to the relation between the design and the narrative. The motivation and main objective of this research is to enlarge the understanding concerning the field and to define the contours of the practice. The construction of this profile is based on North American commercial animation movies. The research is divided into three parts. The first one illustrates a bibliographic investigation about etymological and historical issues and the specific language concerning Concept Art. The second part assesses the position of the Concept Art in the industry from three aspects: how the knowledge concerning the field is disseminated; the context of the Concept Art production according to the major studios scheme; and which are the features of producing Concept Art in the light of design projective methodology. The third and final part focuses on the professional, investigating what the industry seeks and what the professional thinks about Concept Art. Fist of all, it analyses the report of a concept artist active in the North American film industry, and the professionals related to the practice in the national market then. Finally, the conclusion of this work is that there is certain clarity about the roles that constitute the Concept Art, but it is still imperative to better define those functions. For that reason, there was no consensus among the interviewed professionals concerning the relation between Concept Art and narrative, which is, according to this work, the basis of the field.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23902@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23902@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:22:43Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:23902Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-21T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv CONCEPT ART: DESIGN AND STORYTELLING IN ANIMATION
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv CONCEPT ART: DESIGN E NARRATIVA EM ANIMAÇÃO
title CONCEPT ART: DESIGN AND STORYTELLING IN ANIMATION
spellingShingle CONCEPT ART: DESIGN AND STORYTELLING IN ANIMATION
MARCELUS GAIO SILVEIRA DE SENNA
title_short CONCEPT ART: DESIGN AND STORYTELLING IN ANIMATION
title_full CONCEPT ART: DESIGN AND STORYTELLING IN ANIMATION
title_fullStr CONCEPT ART: DESIGN AND STORYTELLING IN ANIMATION
title_full_unstemmed CONCEPT ART: DESIGN AND STORYTELLING IN ANIMATION
title_sort CONCEPT ART: DESIGN AND STORYTELLING IN ANIMATION
author MARCELUS GAIO SILVEIRA DE SENNA
author_facet MARCELUS GAIO SILVEIRA DE SENNA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00487580788
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6691982448335709
dc.contributor.referee1.fl_str_mv IZABEL MARIA DE OLIVEIRA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv INDIA MARA MARTINS
dc.contributor.referee3.fl_str_mv NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR
dc.contributor.referee4.fl_str_mv LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv IZABEL MARIA DE OLIVEIRA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 84483067753
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9360708437523544
dc.contributor.author.fl_str_mv MARCELUS GAIO SILVEIRA DE SENNA
contributor_str_mv NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA
INDIA MARA MARTINS
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA
description Concept art: design e narrativa em animação tem o objetivo de investigar se existe clareza nas funções que compreendem a atividade do concept art, particularmente na relação entre design e narrativa. A motivação e objetivo geral da pesquisa é ampliar o entendimento a respeito do campo e delinear melhor os contornos da atividade. A referência para a construção deste perfil é o cinema de animação comercial norte-americano. Divide-se a pesquisa em três partes. Na primeira, faz-se uma investigação bibliográfica sobre questões etimológicas, históricas e de linguagem pertinentes ao concept art. Na segunda parte, avalia-se a posição do concept art na indústria a partir de três aspectos: como se difunde o conhecimento a respeito do campo; o contexto de produção do concept art no esquema de grandes estúdios; e quais as características de produção do concept art à luz da metodologia projetual do design. A terceira e última parte concentra-se no profissional da área, investigando o que a indústria busca desse profissional e o que ele pensa sobre concept art. Primeiro, analisa-se o relato de um concept artist atuante na indústria cinematográfica norte-americana, para depois ouvir profissionais que trabalham ligados à função no mercado nacional. Concluiu-se ao final deste trabalho que existe certa clareza nas funções que compreendem o concept art, mas ainda há a necessidade de se definir melhor estas funções. Exatamente por isso não se verificou consenso entre os profissionais entrevistados na relação entre concept art e narrativa, que neste trabalho julgamos como sendo a base do campo.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23902@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23902@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23902@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23902@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM DESIGN
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324918758473728