THE DEVELOPMENT OF AN EDUCATIONAL SYSTEM FOR CAD GARMENT MANUFACTURE USERS AND INSTRUCTORS, FOCUSING ON KNOWLEDGE MANAGEMENT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ICLÉIA SILVEIRA
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18698@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18698@2
Resumo: O objetivo principal desta tese é propor linhas mestras para modelo de capacitação dos instrutores do sistema CAD-Vestuário e dos modelistas (usuários), que contemple atividades integradas de gestão do conhecimento, relevantes a seu planejamento e implementação. A base teórica deu ênfase aos elementos construtivos da gestão do conhecimento que direcionam ao compartilhamento do conhecimento individual (tácito e explícito) tanto do modelista como do capacitador. A proposta da pesquisa está pautada na adequação dos elementos construtivos da gestão do conhecimento indicados por Probst, Raub, Romhardt (2002). Aplica, também, o modelo desenvolvido por Nonaka e Takeuchi (1997) para a disseminação, compartilhamento e conversão dos conhecimentos tácitos e explícitos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo quantitativa que identificou a formação do profissional do setor de modelagem do vestuário do Estado de Santa Catarina e os softwares mais utilizados neste setor. Os resultados desta abordagem foram satisfatórios, pois a maioria das empresas respondeu ao questionário. Os resultados revelaram que a formação dos modelistas é de nível técnico, o que representa a valorização dos conhecimentos voltados à prática do trabalho. A maioria das empresas do vestuário desenvolve a modelagem com o uso da tecnologia computadorizada, e os sistemas mais utilizados são o sistema Audaces e o sistema Lectra. A partir destes dados, foi realizada uma pesquisa nas empresas do vestuário (empresários e modelistas) e nas empresas do software (empresários e instrutores), com foco na capacitação dos instrutores e dos usuários diretos do sistema CAD/Vestuário, com vistas à aprendizagem e compartilhamento dos conhecimentos de todos os envolvidos. Concluíu-se, com base nos principais resultados, que mais da metade dos modelistas não usa todas as funções do sistema CAD; os instrutores dominam conhecimentos sobre o software, mas metade deles não sabe modelagem; os procedimentos para a seleção do instrutor e planejamento da capacitação não são adequados à interação e compartilhamento de conhecimento entre os participantes; o conhecimento do modelista fica apenas no âmbito individual (tácito), não sendo registrado, para tornar-se explícito. Por isso, propõem-se linhas mestras para modelo de capacitação dos instrutores dos sistemas CAD-Vestuário e dos modelistas, com base na teoria da gestão do conhecimento.
id PUC_RIO-1_105cd980fd52f68102c5187813819d52
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:18698
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisTHE DEVELOPMENT OF AN EDUCATIONAL SYSTEM FOR CAD GARMENT MANUFACTURE USERS AND INSTRUCTORS, FOCUSING ON KNOWLEDGE MANAGEMENT UM MODELO PARA CAPACITAÇÃO DOS INSTRUTORES DO SISTEMA CAD PARA VESTUÁRIO E DOS MODELISTAS, COM FOCO NA GESTÃO DO CONHECIMENTO 2011-07-28REJANE SPITZ72500280730lattes.cnpq.br/1936581424002717IZABEL MARIA DE OLIVEIRAREJANE SPITZCLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUESSOLLY ANDY SEGENREICHIZABEL MARIA DE OLIVEIRAICLÉIA SILVEIRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DESIGNPUC-RioBRO objetivo principal desta tese é propor linhas mestras para modelo de capacitação dos instrutores do sistema CAD-Vestuário e dos modelistas (usuários), que contemple atividades integradas de gestão do conhecimento, relevantes a seu planejamento e implementação. A base teórica deu ênfase aos elementos construtivos da gestão do conhecimento que direcionam ao compartilhamento do conhecimento individual (tácito e explícito) tanto do modelista como do capacitador. A proposta da pesquisa está pautada na adequação dos elementos construtivos da gestão do conhecimento indicados por Probst, Raub, Romhardt (2002). Aplica, também, o modelo desenvolvido por Nonaka e Takeuchi (1997) para a disseminação, compartilhamento e conversão dos conhecimentos tácitos e explícitos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo quantitativa que identificou a formação do profissional do setor de modelagem do vestuário do Estado de Santa Catarina e os softwares mais utilizados neste setor. Os resultados desta abordagem foram satisfatórios, pois a maioria das empresas respondeu ao questionário. Os resultados revelaram que a formação dos modelistas é de nível técnico, o que representa a valorização dos conhecimentos voltados à prática do trabalho. A maioria das empresas do vestuário desenvolve a modelagem com o uso da tecnologia computadorizada, e os sistemas mais utilizados são o sistema Audaces e o sistema Lectra. A partir destes dados, foi realizada uma pesquisa nas empresas do vestuário (empresários e modelistas) e nas empresas do software (empresários e instrutores), com foco na capacitação dos instrutores e dos usuários diretos do sistema CAD/Vestuário, com vistas à aprendizagem e compartilhamento dos conhecimentos de todos os envolvidos. Concluíu-se, com base nos principais resultados, que mais da metade dos modelistas não usa todas as funções do sistema CAD; os instrutores dominam conhecimentos sobre o software, mas metade deles não sabe modelagem; os procedimentos para a seleção do instrutor e planejamento da capacitação não são adequados à interação e compartilhamento de conhecimento entre os participantes; o conhecimento do modelista fica apenas no âmbito individual (tácito), não sendo registrado, para tornar-se explícito. Por isso, propõem-se linhas mestras para modelo de capacitação dos instrutores dos sistemas CAD-Vestuário e dos modelistas, com base na teoria da gestão do conhecimento.The aim of this thesis is to offer master lines for the development of an educational system for CAD garment manufacture users and instructors. The model proposed includes integrated activities of knowledge management relevant to its planning and implementation. The theory emphasized the constructive elements of knowledge management which direct the sharing of individual knowledge (tacit and explicit) both the user as well as the instructor. The proposal of this research is based on the adequacy of knowledge management constructive elements pointed by Probst, Raub, Romhardt (2002). The model created by Nonaka and Takeuchi (1997) is also applied for the spreading, sharing and the converting of the tacit and explicit knowledge. A field research was realized and has identified the professional built up of the clothing modeler sector in the State of Santa Catarina and the most used softwares in this sector. The results of this approach were satisfactory due to the fact that most of the companies answered to the questionnaire. The results demonstrates that the pattern planners formation is technical, which represents the upward movement of the knowledge of the work practice. Most of the clothing companies develop the patterns using computer technology and the most used software are Audaces system and Lectra system. Using this data, a research in the clothing companies (entrepreneurs and pattern planners) and in the software companies (entrepreneurs and instructors) was realized, focusing on the capacitating of the instructors and direct users of the CAD/clothing, aiming the learning and sharing of everyone’s knowledge.Using this data, a research in the clothing companies (entrepreneurs and pattern planners) and in the software companies (entrepreneurs and instructors) was realized, focusing on the capacitating of the instructors and direct users of the CAD/clothing, aiming the learning and sharing of everyone’s knowledge. It was concluded, based on the main results, that more than half of the pattern planners does not use all of the functions of the CAD system; the instructors master the software knowledge, yet half of them does not know patterns, the procedures for selecting an instructor and capacitating planning are not adequate to the interaction and knowledge sharing between the partners; the modeler knowledge is only in the individual scope (tacit), not being registered, to become explicit. That is why master lines are offered for the CAD-clothing capacitating model for the instructors and the users, focusing on knowledge management.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18698@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18698@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:12:47Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:18698Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-11-26T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv THE DEVELOPMENT OF AN EDUCATIONAL SYSTEM FOR CAD GARMENT MANUFACTURE USERS AND INSTRUCTORS, FOCUSING ON KNOWLEDGE MANAGEMENT
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv UM MODELO PARA CAPACITAÇÃO DOS INSTRUTORES DO SISTEMA CAD PARA VESTUÁRIO E DOS MODELISTAS, COM FOCO NA GESTÃO DO CONHECIMENTO
title THE DEVELOPMENT OF AN EDUCATIONAL SYSTEM FOR CAD GARMENT MANUFACTURE USERS AND INSTRUCTORS, FOCUSING ON KNOWLEDGE MANAGEMENT
spellingShingle THE DEVELOPMENT OF AN EDUCATIONAL SYSTEM FOR CAD GARMENT MANUFACTURE USERS AND INSTRUCTORS, FOCUSING ON KNOWLEDGE MANAGEMENT
ICLÉIA SILVEIRA
title_short THE DEVELOPMENT OF AN EDUCATIONAL SYSTEM FOR CAD GARMENT MANUFACTURE USERS AND INSTRUCTORS, FOCUSING ON KNOWLEDGE MANAGEMENT
title_full THE DEVELOPMENT OF AN EDUCATIONAL SYSTEM FOR CAD GARMENT MANUFACTURE USERS AND INSTRUCTORS, FOCUSING ON KNOWLEDGE MANAGEMENT
title_fullStr THE DEVELOPMENT OF AN EDUCATIONAL SYSTEM FOR CAD GARMENT MANUFACTURE USERS AND INSTRUCTORS, FOCUSING ON KNOWLEDGE MANAGEMENT
title_full_unstemmed THE DEVELOPMENT OF AN EDUCATIONAL SYSTEM FOR CAD GARMENT MANUFACTURE USERS AND INSTRUCTORS, FOCUSING ON KNOWLEDGE MANAGEMENT
title_sort THE DEVELOPMENT OF AN EDUCATIONAL SYSTEM FOR CAD GARMENT MANUFACTURE USERS AND INSTRUCTORS, FOCUSING ON KNOWLEDGE MANAGEMENT
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author ICLÉIA SILVEIRA
author_facet ICLÉIA SILVEIRA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv REJANE SPITZ
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 72500280730
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1936581424002717
dc.contributor.referee1.fl_str_mv IZABEL MARIA DE OLIVEIRA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv REJANE SPITZ
dc.contributor.referee3.fl_str_mv CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES
dc.contributor.referee4.fl_str_mv SOLLY ANDY SEGENREICH
dc.contributor.referee5.fl_str_mv IZABEL MARIA DE OLIVEIRA
dc.contributor.author.fl_str_mv ICLÉIA SILVEIRA
contributor_str_mv REJANE SPITZ
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA
REJANE SPITZ
CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES
SOLLY ANDY SEGENREICH
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA
description O objetivo principal desta tese é propor linhas mestras para modelo de capacitação dos instrutores do sistema CAD-Vestuário e dos modelistas (usuários), que contemple atividades integradas de gestão do conhecimento, relevantes a seu planejamento e implementação. A base teórica deu ênfase aos elementos construtivos da gestão do conhecimento que direcionam ao compartilhamento do conhecimento individual (tácito e explícito) tanto do modelista como do capacitador. A proposta da pesquisa está pautada na adequação dos elementos construtivos da gestão do conhecimento indicados por Probst, Raub, Romhardt (2002). Aplica, também, o modelo desenvolvido por Nonaka e Takeuchi (1997) para a disseminação, compartilhamento e conversão dos conhecimentos tácitos e explícitos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo quantitativa que identificou a formação do profissional do setor de modelagem do vestuário do Estado de Santa Catarina e os softwares mais utilizados neste setor. Os resultados desta abordagem foram satisfatórios, pois a maioria das empresas respondeu ao questionário. Os resultados revelaram que a formação dos modelistas é de nível técnico, o que representa a valorização dos conhecimentos voltados à prática do trabalho. A maioria das empresas do vestuário desenvolve a modelagem com o uso da tecnologia computadorizada, e os sistemas mais utilizados são o sistema Audaces e o sistema Lectra. A partir destes dados, foi realizada uma pesquisa nas empresas do vestuário (empresários e modelistas) e nas empresas do software (empresários e instrutores), com foco na capacitação dos instrutores e dos usuários diretos do sistema CAD/Vestuário, com vistas à aprendizagem e compartilhamento dos conhecimentos de todos os envolvidos. Concluíu-se, com base nos principais resultados, que mais da metade dos modelistas não usa todas as funções do sistema CAD; os instrutores dominam conhecimentos sobre o software, mas metade deles não sabe modelagem; os procedimentos para a seleção do instrutor e planejamento da capacitação não são adequados à interação e compartilhamento de conhecimento entre os participantes; o conhecimento do modelista fica apenas no âmbito individual (tácito), não sendo registrado, para tornar-se explícito. Por isso, propõem-se linhas mestras para modelo de capacitação dos instrutores dos sistemas CAD-Vestuário e dos modelistas, com base na teoria da gestão do conhecimento.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-07-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18698@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18698@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18698@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18698@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM DESIGN
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324910539735040