[pt] A PERCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES SOBRE AS AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE EM UNIVERSIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUILHERME HIROSHI ATSUMI
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34437@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34437@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34437
Resumo: [pt] Em tempos de mudanças de paradigmas, a sustentabilidade é assunto recorrente nos noticiários e no meio acadêmico. As universidades, caracterizadas como centros de formação profissional e espaços de diálogos, têm grande responsabilidade na educação para o desenvolvimento sustentável, já que formam grande parte de novos gestores, empreendedores e profissionais liberais. Esta pesquisa, de caráter descritivo, buscou medir a percepção de docentes e discentes sobre as ações desenvolvidas para o desenvolvimento sustentável de uma instituição privada de ensino superior do Rio de Janeiro, nas dimensões Campus, Comunidade e Educação. A coleta de dados foi realizada através de um questionário online, com um total de 758 respostas válidas. Foi também realizada uma entrevista com uma representante da instituição, como forma de conhecer como a universidade se coloca frente ao desafio do desenvolvimento sustentável. O método utilizado para a análise de dados consistiu no uso de análise fatorial e de análise multivariada de variâncias de dados não-paramétricos. Assim, foi possível criar um modelo de hipóteses para testar estatisticamente se fatores como percepção, satisfação e participação em ações para o desenvolvimento sustentável se relacionam. A análise de resultados permitiu observar como os respondentes percebem as ações da universidade nas dimensões do estudo, além de aferir a satisfação com as ações desenvolvidas, a participação em atividades para o desenvolvimento sustentável e atitudes e comportamentos individuais. Também foi realizada uma análise descritiva das respostas coletadas no questionário, que junto com os resultados dos testes e das entrevistas, contribuíram para que os objetivos propostos do trabalho fossem atendidos.
id PUC_RIO-1_10d8ae361138343872bd466efb15c5c4
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:34437
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] A PERCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES SOBRE AS AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE EM UNIVERSIDADES [en] THE PERCEPTION OF STAKEHOLDERS ABOUT UNIVERSITIES SUSTAINABLE ACTIONS [pt] PERCEPCAO[pt] CAMPUS[pt] COMUNIDADE[pt] ENSINO SUPERIOR[pt] DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL[en] PERCEPTION[en] CAMPUS[en] COMMUNITY[en] HIGHER EDUCATION[en] SUSTAINABLE DEVELOPMENT[pt] Em tempos de mudanças de paradigmas, a sustentabilidade é assunto recorrente nos noticiários e no meio acadêmico. As universidades, caracterizadas como centros de formação profissional e espaços de diálogos, têm grande responsabilidade na educação para o desenvolvimento sustentável, já que formam grande parte de novos gestores, empreendedores e profissionais liberais. Esta pesquisa, de caráter descritivo, buscou medir a percepção de docentes e discentes sobre as ações desenvolvidas para o desenvolvimento sustentável de uma instituição privada de ensino superior do Rio de Janeiro, nas dimensões Campus, Comunidade e Educação. A coleta de dados foi realizada através de um questionário online, com um total de 758 respostas válidas. Foi também realizada uma entrevista com uma representante da instituição, como forma de conhecer como a universidade se coloca frente ao desafio do desenvolvimento sustentável. O método utilizado para a análise de dados consistiu no uso de análise fatorial e de análise multivariada de variâncias de dados não-paramétricos. Assim, foi possível criar um modelo de hipóteses para testar estatisticamente se fatores como percepção, satisfação e participação em ações para o desenvolvimento sustentável se relacionam. A análise de resultados permitiu observar como os respondentes percebem as ações da universidade nas dimensões do estudo, além de aferir a satisfação com as ações desenvolvidas, a participação em atividades para o desenvolvimento sustentável e atitudes e comportamentos individuais. Também foi realizada uma análise descritiva das respostas coletadas no questionário, que junto com os resultados dos testes e das entrevistas, contribuíram para que os objetivos propostos do trabalho fossem atendidos.[en] In times of paradigm shifts, sustainability is a recurrent issue on the news and the academic circles. Universities, characterized as centers of professional training and dialogue space, have a great responsibility in education for sustainable development, since they form a large part of new managers, entrepreneurs and liberal professionals. This descriptive research aimed to measure the perception of students and teachers about the actions for sustainable development developed by a private institution of higher education in Rio de Janeiro, in the dimensions Campus, Community and Education. The data collection was performed through an online questionnaire, with a total of 758 valid answers. An interview was also conducted with a representative of the institution, to identify how the university is facing the challenge of sustainable development. The method used for data analysis consisted of the use of factorial analysis and multivariate analysis of non-parametric data variances. Thus, it was possible to create a model of hypotheses to statistically test whether factors such as perception, satisfaction and participation in actions for sustainable development are related. The analysis of results allowed us to observe how the respondents perceive the actions of the university in the dimensions of the study, besides assessing satisfaction with the actions developed, participation in activities for sustainable development and individual attitudes and behaviors. A descriptive analysis of the responses collected in the questionnaire was also performed, which, together with the results of the tests and the interviews, contributed to the achievement of the proposed objectives of the study.MAXWELLMARCOS COHENMARCOS COHENGUILHERME HIROSHI ATSUMI2018-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34437@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34437@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34437porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-16T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:34437Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-07-16T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] A PERCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES SOBRE AS AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE EM UNIVERSIDADES
[en] THE PERCEPTION OF STAKEHOLDERS ABOUT UNIVERSITIES SUSTAINABLE ACTIONS
title [pt] A PERCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES SOBRE AS AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE EM UNIVERSIDADES
spellingShingle [pt] A PERCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES SOBRE AS AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE EM UNIVERSIDADES
GUILHERME HIROSHI ATSUMI
[pt] PERCEPCAO
[pt] CAMPUS
[pt] COMUNIDADE
[pt] ENSINO SUPERIOR
[pt] DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
[en] PERCEPTION
[en] CAMPUS
[en] COMMUNITY
[en] HIGHER EDUCATION
[en] SUSTAINABLE DEVELOPMENT
title_short [pt] A PERCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES SOBRE AS AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE EM UNIVERSIDADES
title_full [pt] A PERCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES SOBRE AS AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE EM UNIVERSIDADES
title_fullStr [pt] A PERCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES SOBRE AS AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE EM UNIVERSIDADES
title_full_unstemmed [pt] A PERCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES SOBRE AS AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE EM UNIVERSIDADES
title_sort [pt] A PERCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES SOBRE AS AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE EM UNIVERSIDADES
author GUILHERME HIROSHI ATSUMI
author_facet GUILHERME HIROSHI ATSUMI
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARCOS COHEN
MARCOS COHEN
dc.contributor.author.fl_str_mv GUILHERME HIROSHI ATSUMI
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] PERCEPCAO
[pt] CAMPUS
[pt] COMUNIDADE
[pt] ENSINO SUPERIOR
[pt] DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
[en] PERCEPTION
[en] CAMPUS
[en] COMMUNITY
[en] HIGHER EDUCATION
[en] SUSTAINABLE DEVELOPMENT
topic [pt] PERCEPCAO
[pt] CAMPUS
[pt] COMUNIDADE
[pt] ENSINO SUPERIOR
[pt] DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
[en] PERCEPTION
[en] CAMPUS
[en] COMMUNITY
[en] HIGHER EDUCATION
[en] SUSTAINABLE DEVELOPMENT
description [pt] Em tempos de mudanças de paradigmas, a sustentabilidade é assunto recorrente nos noticiários e no meio acadêmico. As universidades, caracterizadas como centros de formação profissional e espaços de diálogos, têm grande responsabilidade na educação para o desenvolvimento sustentável, já que formam grande parte de novos gestores, empreendedores e profissionais liberais. Esta pesquisa, de caráter descritivo, buscou medir a percepção de docentes e discentes sobre as ações desenvolvidas para o desenvolvimento sustentável de uma instituição privada de ensino superior do Rio de Janeiro, nas dimensões Campus, Comunidade e Educação. A coleta de dados foi realizada através de um questionário online, com um total de 758 respostas válidas. Foi também realizada uma entrevista com uma representante da instituição, como forma de conhecer como a universidade se coloca frente ao desafio do desenvolvimento sustentável. O método utilizado para a análise de dados consistiu no uso de análise fatorial e de análise multivariada de variâncias de dados não-paramétricos. Assim, foi possível criar um modelo de hipóteses para testar estatisticamente se fatores como percepção, satisfação e participação em ações para o desenvolvimento sustentável se relacionam. A análise de resultados permitiu observar como os respondentes percebem as ações da universidade nas dimensões do estudo, além de aferir a satisfação com as ações desenvolvidas, a participação em atividades para o desenvolvimento sustentável e atitudes e comportamentos individuais. Também foi realizada uma análise descritiva das respostas coletadas no questionário, que junto com os resultados dos testes e das entrevistas, contribuíram para que os objetivos propostos do trabalho fossem atendidos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34437@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34437@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34437
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34437@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34437@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822608681566208