[en] DIALECTICS OF REVENGE: A STUDY ON RECIPROCITY AND VIOLENCE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47851@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47851@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47851 |
Resumo: | [pt] A vingança, nas artes, é provavelmente um tema tão frequente e tão relevante quanto o amor. Na teoria social, em contrapartida, o assunto se encontra pulverizado, coadjuvando várias outras ideias. Este trabalho busca elevar a vingança à condição de protagonista também nas ciências sociais: para tal, em primeiro lugar, procuro situar vingança e vingador a partir da noção de reciprocidade, contrastando trocas positivas (dádivas) e negativas (ofensas). Procuro ainda examinar uma série de conceitos correlatos — honra, sacrifício e renúncia, por exemplo — sempre com o intuito de circunscrever ou de inserir o objeto entre os elementos contemplados pela teoria antropológica. Em um segundo momento, busco na literatura modelos de vingador; partindo do indivíduo para a sociedade, colocando personagens clássicos da literatura ocidental no centro do drama, tento interpretar as representações da vingança à luz dos modelos antropológicos ora pretendidos. Por fim, no terceiro e último bloco me aproximo da vingança a partir do caso brasileiro, usando como molduras a realidade sertaneja, os contrastes entre interior e litoral, explorando as particularidades sócio-culturais amparadas principalmente na honra como elemento mantenedor da coesão social. |
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[en] DIALECTICS OF REVENGE: A STUDY ON RECIPROCITY AND VIOLENCE[pt] DIALÉTICA DA VINGANÇA: UM ESTUDO SOBRE RECIPROCIDADE E VIOLÊNCIA[pt] LITERATURA[pt] LIMINARIDADE[pt] HONRA[pt] RECIPROCIDADE[pt] RENUNCIA[pt] VIOLENCIA[en] LITERATURE[en] LIMINALITY[en] HONOR[en] RECIPROCITY[en] RENUNCIATION[en] VIOLENCE[pt] A vingança, nas artes, é provavelmente um tema tão frequente e tão relevante quanto o amor. Na teoria social, em contrapartida, o assunto se encontra pulverizado, coadjuvando várias outras ideias. Este trabalho busca elevar a vingança à condição de protagonista também nas ciências sociais: para tal, em primeiro lugar, procuro situar vingança e vingador a partir da noção de reciprocidade, contrastando trocas positivas (dádivas) e negativas (ofensas). Procuro ainda examinar uma série de conceitos correlatos — honra, sacrifício e renúncia, por exemplo — sempre com o intuito de circunscrever ou de inserir o objeto entre os elementos contemplados pela teoria antropológica. Em um segundo momento, busco na literatura modelos de vingador; partindo do indivíduo para a sociedade, colocando personagens clássicos da literatura ocidental no centro do drama, tento interpretar as representações da vingança à luz dos modelos antropológicos ora pretendidos. Por fim, no terceiro e último bloco me aproximo da vingança a partir do caso brasileiro, usando como molduras a realidade sertaneja, os contrastes entre interior e litoral, explorando as particularidades sócio-culturais amparadas principalmente na honra como elemento mantenedor da coesão social.[en] Vengeance, in arts, is probably a theme as recurring and as relevant as love. In social theory, however, the subject is pulverized, supporting several other ideas. This thesis tries to elevate revenge to a protagonist status also in social sciences: therefore, in the first place, it attempts to understand vengeance reading classical studies about reciprocity, contrasting positive (gifts) and negative (offenses) exchanges. Then, still observing social or cultural concepts — as honor, sacrifice and renounce, for example — we proceed trying to circumscribe vengeance between elements contemplated by anthropological theories. In a second moment, targeting literature, there will be a search for our avenging models; from the individual to society, bringing some classical characters to the center of the stage, some representations of revenge will be analyzed in accordance with the theoretical models previously appointed. Finally, the third and last part is devoted to the Brazilian case: using our backlands as a frame, understanding differences between country and litoral, exploring the sociocultural particularities mainly based on honor and violence, as elements that sustain social cohesion. MAXWELLROBERTO AUGUSTO DAMATTAMARCOS NOGUEIRA MILNER2020-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47851@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47851@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47851porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-04T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:47851Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-04T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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