Liminaridade, Sacrifício e Reciprocidade: uma abordagem do ritual em três peças de Brian Friel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capuchinho, Adriana Carvalho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-21022013-111001/
Resumo: Este trabalho analisa três peças de Brian Friel - The Enemy Within (1962), Faith Healer (1979) e Dancing at Lughnassa (1990) escritas em um intervalo de quase trinta anos. Nossa tese é de que Friel escreve as três peças como rituais, o que, por sua vez, retira da concepção elaborada pelos ritualistas de Cambridge, na década de 1920, de que a tragédia grega e o drama se desenvolveram a partir dos rituais de fertilidade. Notamos que a influência da tragédia e dos rituais em Friel está consideravelmente mais vinculada à forma e à abordagem das peças enquanto um ritual que à reescritura de tragédias gregas ou mitos, muito embora alusões sejam recorrentes. Friel retrabalha mitos e rituais a fim de refazer e atualizar o drama enquanto um ritual em si mesmo, cuja razão de ser é permitir a significação e reorganização da vida individual e social no mundo moderno industrial, no caso específico, a vida na Irlanda contemporânea. Ocupamo-nos dos dramas sociais e dos rituais de passagem, com atenção especial ao período liminar, caracterizado pela transição entre papéis sociais envolvendo um período de não-pertencimento. Os três grupos envolvidos em cada uma das peças: os monges e noviços em The Enemy Within, a pequena trupe mambembe em Faith Healer e a família em Dancing at Lughnasa, vivem na periferia de suas sociedades sendo liderados por figuras vivendo uma situação liminar participando de dramas sociais que envolvem processos rituais tanto formais como não-institucionalizados.
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