PERCEPTIONS AND MEANINGS OF LEISURE OF LOW-INCOME YOUNG CONSUMERS: AN EXPLORATORY STUDY OF A COMMUNITY IN THE SOUTH ZONE OF RIO DE JANEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FABIO FRANCISCO DE ARAUJO
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17803@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17803@2
Resumo: A população de baixa renda representa atualmente mais da metade da população brasileira, proporção tal que representa mais de 100 milhões de consumidores em todo país. Esses consumidores vêm aumentando seu potencial de consumo ao longo dos anos e começaram a atrair o interesse de pequenas e grandes empresas a partir de meados da década de 1990. Prahalad (2005) destaca a relevância desse vasto segmento de consumidores e também a necessidade de abordá-los com uma visão inovadora. Dessa forma, as empresas devem aproveitar as oportunidades advindas de um posicionamento estratégico adequado para um enorme número de consumidores de baixa renda, ávidos por adquirir produtos de qualidade e com preços compatíveis com seu poder aquisitivo. Todavia, no Brasil, ainda se sabe muito pouco sobre esses consumidores, que foram, por décadas, praticamente ignorados pelas pesquisas acadêmicas e de mercado. Em especial, o tema do lazer para esses grupos foi muito pouco estudado e, até recentemente, as possibilidades de acesso ao lazer por parte da população de baixa renda no Brasil eram restritas, seja por falta de espaço ou por falta de recursos. Este estudo, de caráter exploratório, investigou o comportamento desse grupo de consumidores no que diz respeito ao lazer: as opções a que têm acesso, suas preferências, as razões de suas escolhas, assim como o significado das atividades de lazer. Para isso, selecionou-se uma comunidade de baixa renda da região sul da cidade do Rio de Janeiro. As entrevistas foram divididas em duas partes, primeiramente foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os líderes da comunidade. Na segunda etapa, optou-se por utilizar um questionário, aplicados a jovens e adolescentes entre 15 e 25 anos da comunidade. A amostra contou com um total de 86 (oitenta e seis) respondentes. As informações obtidas na segunda etapa da pesquisa foram analisadas, buscando-se compreender e descrever o nível de importância concedido pelas jovens e adolescentes ao lazer e analisar as percepções desse grupo de consumidores em relação a sua prática. Verificou-se que esses consumidores entendem e reconhecem o lazer como algo importante para suas vidas. De acordo com os resultados encontrados nesta pesquisa, o lazer se relaciona com questões muito importantes para o bem-estar social das pessoas, tais como qualidade de vida, incentivo à atividade física e valorização da cultura, mas não é reconhecido necessariamente como um produto a ser consumido.
id PUC_RIO-1_16e07b0476da88c46ac27a62ba0ca509
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:17803
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPERCEPTIONS AND MEANINGS OF LEISURE OF LOW-INCOME YOUNG CONSUMERS: AN EXPLORATORY STUDY OF A COMMUNITY IN THE SOUTH ZONE OF RIO DE JANEIROPERCEPÇÕES E SIGNIFICADOS PARA O LAZER DO JOVEM CONSUMIDOR DE BAIXA RENDA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UMA COMUNIDADE DA ZONA SUL CARIOCA2011-05-03ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA29835739749lattes.cnpq.br/0095031067497364ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA29835739749lattes.cnpq.br/0095031067497364MARIE AGNES CHAUVEL06298561846lattes.cnpq.br/6256131493429753MARIE AGNES CHAUVEL06298561846lattes.cnpq.br/6256131493429753PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTAMARIE AGNES CHAUVELMARIE AGNES CHAUVELANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHAANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA07375698759lattes.cnpq.br/0312118535494392FABIO FRANCISCO DE ARAUJOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRA população de baixa renda representa atualmente mais da metade da população brasileira, proporção tal que representa mais de 100 milhões de consumidores em todo país. Esses consumidores vêm aumentando seu potencial de consumo ao longo dos anos e começaram a atrair o interesse de pequenas e grandes empresas a partir de meados da década de 1990. Prahalad (2005) destaca a relevância desse vasto segmento de consumidores e também a necessidade de abordá-los com uma visão inovadora. Dessa forma, as empresas devem aproveitar as oportunidades advindas de um posicionamento estratégico adequado para um enorme número de consumidores de baixa renda, ávidos por adquirir produtos de qualidade e com preços compatíveis com seu poder aquisitivo. Todavia, no Brasil, ainda se sabe muito pouco sobre esses consumidores, que foram, por décadas, praticamente ignorados pelas pesquisas acadêmicas e de mercado. Em especial, o tema do lazer para esses grupos foi muito pouco estudado e, até recentemente, as possibilidades de acesso ao lazer por parte da população de baixa renda no Brasil eram restritas, seja por falta de espaço ou por falta de recursos. Este estudo, de caráter exploratório, investigou o comportamento desse grupo de consumidores no que diz respeito ao lazer: as opções a que têm acesso, suas preferências, as razões de suas escolhas, assim como o significado das atividades de lazer. Para isso, selecionou-se uma comunidade de baixa renda da região sul da cidade do Rio de Janeiro. As entrevistas foram divididas em duas partes, primeiramente foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os líderes da comunidade. Na segunda etapa, optou-se por utilizar um questionário, aplicados a jovens e adolescentes entre 15 e 25 anos da comunidade. A amostra contou com um total de 86 (oitenta e seis) respondentes. As informações obtidas na segunda etapa da pesquisa foram analisadas, buscando-se compreender e descrever o nível de importância concedido pelas jovens e adolescentes ao lazer e analisar as percepções desse grupo de consumidores em relação a sua prática. Verificou-se que esses consumidores entendem e reconhecem o lazer como algo importante para suas vidas. De acordo com os resultados encontrados nesta pesquisa, o lazer se relaciona com questões muito importantes para o bem-estar social das pessoas, tais como qualidade de vida, incentivo à atividade física e valorização da cultura, mas não é reconhecido necessariamente como um produto a ser consumido.The low-income population represent over than a half of the population, a proportion that represents more than 100 million consumers around the country. These consumers, who are increasing their potential consumption over the years, began to attract the attention of smalls and larges companies from the mid-1990s. Prahalad (2005) highlights the relevance of this large segment of consumers and the necessity to approach them with an innovative vision. In this way, companies must take opportunities resulting from suitable strategic positions for a huge number of low-income consumers eager to buy products with good quality and compatible prices with their purchasing power. In particular, the theme of leisure for these groups has been little studied. In general, until recently, the access possibility of leisure by the low income population in Brazil was restricted by lack of space and resources. This study, with an exploratory character, investigated the behavior of this group of consumers related to the leisure theme: the choices that they have access, their preferences, the reasons for their choices, as well as the meaning of leisure activities. For this, there was a selection of a low income community in the south zone in the city of Rio de Janeiro. The interviews were divided in two parts, first carried out semi-structured interviews with community leaders. In the second step, was chose a semi-structured questionnaire for youths and teenagers of the community between 15 to 25. The sample had a total of 86 (eighty six) respondents. The information obtained in the second stage of the study were analyzed, seeking to understand and describe the level of importance given by the youth and teenagers to leisure and analyze the perceptions of this group of consumers in relation to the practice of leisure. It was found that these consumers understand and recognize the leisure as something important in their lives. According to the findings of this study, leisure approaches itself from very important questions for the social welfare, such as quality of life, incentives to practice physical activities, and culture appreciation, but is not necessarily recognized as a product to be consumed.CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17803@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17803@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:12:39Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:17803Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-12T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv PERCEPTIONS AND MEANINGS OF LEISURE OF LOW-INCOME YOUNG CONSUMERS: AN EXPLORATORY STUDY OF A COMMUNITY IN THE SOUTH ZONE OF RIO DE JANEIRO
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv PERCEPÇÕES E SIGNIFICADOS PARA O LAZER DO JOVEM CONSUMIDOR DE BAIXA RENDA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UMA COMUNIDADE DA ZONA SUL CARIOCA
title PERCEPTIONS AND MEANINGS OF LEISURE OF LOW-INCOME YOUNG CONSUMERS: AN EXPLORATORY STUDY OF A COMMUNITY IN THE SOUTH ZONE OF RIO DE JANEIRO
spellingShingle PERCEPTIONS AND MEANINGS OF LEISURE OF LOW-INCOME YOUNG CONSUMERS: AN EXPLORATORY STUDY OF A COMMUNITY IN THE SOUTH ZONE OF RIO DE JANEIRO
FABIO FRANCISCO DE ARAUJO
title_short PERCEPTIONS AND MEANINGS OF LEISURE OF LOW-INCOME YOUNG CONSUMERS: AN EXPLORATORY STUDY OF A COMMUNITY IN THE SOUTH ZONE OF RIO DE JANEIRO
title_full PERCEPTIONS AND MEANINGS OF LEISURE OF LOW-INCOME YOUNG CONSUMERS: AN EXPLORATORY STUDY OF A COMMUNITY IN THE SOUTH ZONE OF RIO DE JANEIRO
title_fullStr PERCEPTIONS AND MEANINGS OF LEISURE OF LOW-INCOME YOUNG CONSUMERS: AN EXPLORATORY STUDY OF A COMMUNITY IN THE SOUTH ZONE OF RIO DE JANEIRO
title_full_unstemmed PERCEPTIONS AND MEANINGS OF LEISURE OF LOW-INCOME YOUNG CONSUMERS: AN EXPLORATORY STUDY OF A COMMUNITY IN THE SOUTH ZONE OF RIO DE JANEIRO
title_sort PERCEPTIONS AND MEANINGS OF LEISURE OF LOW-INCOME YOUNG CONSUMERS: AN EXPLORATORY STUDY OF A COMMUNITY IN THE SOUTH ZONE OF RIO DE JANEIRO
author FABIO FRANCISCO DE ARAUJO
author_facet FABIO FRANCISCO DE ARAUJO
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 29835739749
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 29835739749
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0095031067497364
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0095031067497364
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv MARIE AGNES CHAUVEL
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 06298561846
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6256131493429753
dc.contributor.advisor-co2.fl_str_mv MARIE AGNES CHAUVEL
dc.contributor.advisor-co2ID.fl_str_mv 06298561846
dc.contributor.advisor-co2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6256131493429753
dc.contributor.referee1.fl_str_mv PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MARIE AGNES CHAUVEL
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MARIE AGNES CHAUVEL
dc.contributor.referee4.fl_str_mv ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 07375698759
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0312118535494392
dc.contributor.author.fl_str_mv FABIO FRANCISCO DE ARAUJO
contributor_str_mv ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
MARIE AGNES CHAUVEL
MARIE AGNES CHAUVEL
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA
MARIE AGNES CHAUVEL
MARIE AGNES CHAUVEL
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
description A população de baixa renda representa atualmente mais da metade da população brasileira, proporção tal que representa mais de 100 milhões de consumidores em todo país. Esses consumidores vêm aumentando seu potencial de consumo ao longo dos anos e começaram a atrair o interesse de pequenas e grandes empresas a partir de meados da década de 1990. Prahalad (2005) destaca a relevância desse vasto segmento de consumidores e também a necessidade de abordá-los com uma visão inovadora. Dessa forma, as empresas devem aproveitar as oportunidades advindas de um posicionamento estratégico adequado para um enorme número de consumidores de baixa renda, ávidos por adquirir produtos de qualidade e com preços compatíveis com seu poder aquisitivo. Todavia, no Brasil, ainda se sabe muito pouco sobre esses consumidores, que foram, por décadas, praticamente ignorados pelas pesquisas acadêmicas e de mercado. Em especial, o tema do lazer para esses grupos foi muito pouco estudado e, até recentemente, as possibilidades de acesso ao lazer por parte da população de baixa renda no Brasil eram restritas, seja por falta de espaço ou por falta de recursos. Este estudo, de caráter exploratório, investigou o comportamento desse grupo de consumidores no que diz respeito ao lazer: as opções a que têm acesso, suas preferências, as razões de suas escolhas, assim como o significado das atividades de lazer. Para isso, selecionou-se uma comunidade de baixa renda da região sul da cidade do Rio de Janeiro. As entrevistas foram divididas em duas partes, primeiramente foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os líderes da comunidade. Na segunda etapa, optou-se por utilizar um questionário, aplicados a jovens e adolescentes entre 15 e 25 anos da comunidade. A amostra contou com um total de 86 (oitenta e seis) respondentes. As informações obtidas na segunda etapa da pesquisa foram analisadas, buscando-se compreender e descrever o nível de importância concedido pelas jovens e adolescentes ao lazer e analisar as percepções desse grupo de consumidores em relação a sua prática. Verificou-se que esses consumidores entendem e reconhecem o lazer como algo importante para suas vidas. De acordo com os resultados encontrados nesta pesquisa, o lazer se relaciona com questões muito importantes para o bem-estar social das pessoas, tais como qualidade de vida, incentivo à atividade física e valorização da cultura, mas não é reconhecido necessariamente como um produto a ser consumido.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-05-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17803@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17803@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17803@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17803@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324909245792256