FRAUDULENT COMPLAINS FROM THE PERSPECTIVE OF BRAZILIAN CULTURE: A QUALITATIVE STUDY USING THE PROJECTIVE TECHINIQUE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: THUANNE FIGUEIREDO BAPTISTA
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38702@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38702@2
Resumo: Reclamações de consumidores podem ser feitas por diversos motivos, em sua maioria, a partir de episódios negativos de consumo. No entanto, há um grupo de indivíduos que realizam reclamações a empresas sem estarem necessariamente insatisfeitos. A essa conduta dá-se o nome de reclamação fraudulenta, que ocorre quando a finalidade do consumidor em realizar a reclamação visa algum lucro monetário ou social à custa da empresa. Apesar da relevância do tema, há poucos estudos a seu respeito na área de marketing, principalmente no Brasil. Ainda que existam autores que investiguem o assunto, é difícil afirmar o que motiva indivíduos a seguirem essa linha de comportamento. À frente desse quadro, o presente estudo visou analisar a relação entre as reclamações fraudulentas e a cultura brasileira, a partir das motivações que levam à adesão desse tipo de comportamento. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando-se para a coleta de dados entrevistas em profundidade com 27 consumidores, guiadas pelo uso da técnica projetiva. A análise dos dados indica diferentes reações dos entrevistados a reclamações fraudulentas, divergindo entre a aceitação e a rejeição dos comportamentos oportunistas. Foi possível perceber que existe uma relação estreita entre cultura brasileira e reclamações fraudulentas, que giram em torno da ideia do jeitinho brasileiro, da malandragem, da esperteza, e da má fé, além da ligação entre religião e comportamentos considerados como errados.
id PUC_RIO-1_191c6471c0689c38fa1d0e2176ddf175
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:38702
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFRAUDULENT COMPLAINS FROM THE PERSPECTIVE OF BRAZILIAN CULTURE: A QUALITATIVE STUDY USING THE PROJECTIVE TECHINIQUERECLAMAÇÕES FRAUDULENTAS A PARTIR DA ÓTICA DA CULTURA BRASILEIRA: UM ESTUDO QUALITATIVO UTILIZANDO A TÉCNICA PROJETIVA2019-03-25MARCUS WILCOX HEMAIS08344808758lattes.cnpq.br/7353015018963870MARCUS WILCOX HEMAIS08344808758lattes.cnpq.br/7353015018963870JORGE BRANTES FERREIRAMARCUS WILCOX HEMAISMARCUS WILCOX HEMAISJORGE BRANTES FERREIRAROBERTA DIAS CAMPOS14449987730lattes.cnpq.br/1881978031498063THUANNE FIGUEIREDO BAPTISTAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRReclamações de consumidores podem ser feitas por diversos motivos, em sua maioria, a partir de episódios negativos de consumo. No entanto, há um grupo de indivíduos que realizam reclamações a empresas sem estarem necessariamente insatisfeitos. A essa conduta dá-se o nome de reclamação fraudulenta, que ocorre quando a finalidade do consumidor em realizar a reclamação visa algum lucro monetário ou social à custa da empresa. Apesar da relevância do tema, há poucos estudos a seu respeito na área de marketing, principalmente no Brasil. Ainda que existam autores que investiguem o assunto, é difícil afirmar o que motiva indivíduos a seguirem essa linha de comportamento. À frente desse quadro, o presente estudo visou analisar a relação entre as reclamações fraudulentas e a cultura brasileira, a partir das motivações que levam à adesão desse tipo de comportamento. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando-se para a coleta de dados entrevistas em profundidade com 27 consumidores, guiadas pelo uso da técnica projetiva. A análise dos dados indica diferentes reações dos entrevistados a reclamações fraudulentas, divergindo entre a aceitação e a rejeição dos comportamentos oportunistas. Foi possível perceber que existe uma relação estreita entre cultura brasileira e reclamações fraudulentas, que giram em torno da ideia do jeitinho brasileiro, da malandragem, da esperteza, e da má fé, além da ligação entre religião e comportamentos considerados como errados.Consumer complaints can be made for many reasons, mostly from negative episodes of consumption. However, there is a group of individuals who make complaints to companies without necessarily being unsatisfied. This conduct is called a fraudulent claim, which occurs when the purpose of the consumer in making the claim is for some monetary or social profit at the expense of the company. Despite the relevance of the theme, there are few studies about it in the area of marketing, mainly in Brazil. Although there are authors who investigate the subject, it is difficult to affirm what motivates individuals to follow this line of behavior. Ahead of this framework, the present study aimed to analyze the relationship between fraudulent claims and Brazilian culture, based on the motivations that lead to support this type of behavior. For this, a qualitative research was carried out, using data interviews in depth with 27 consumers, guided using the projective technique. The analysis of the data indicates different reactions of respondents to fraudulent complaints, diverging between acceptance and rejection of opportunistic behavior. It was possible to perceive that there is a close relationship between Brazilian culture and fraudulent claims, which revolve around the idea of Brazilian way, trickery, cleverness, and bad faith, as well as the link between religion and behaviors considered as wrong.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38702@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38702@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:49:58Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:38702Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-26T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv FRAUDULENT COMPLAINS FROM THE PERSPECTIVE OF BRAZILIAN CULTURE: A QUALITATIVE STUDY USING THE PROJECTIVE TECHINIQUE
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv RECLAMAÇÕES FRAUDULENTAS A PARTIR DA ÓTICA DA CULTURA BRASILEIRA: UM ESTUDO QUALITATIVO UTILIZANDO A TÉCNICA PROJETIVA
title FRAUDULENT COMPLAINS FROM THE PERSPECTIVE OF BRAZILIAN CULTURE: A QUALITATIVE STUDY USING THE PROJECTIVE TECHINIQUE
spellingShingle FRAUDULENT COMPLAINS FROM THE PERSPECTIVE OF BRAZILIAN CULTURE: A QUALITATIVE STUDY USING THE PROJECTIVE TECHINIQUE
THUANNE FIGUEIREDO BAPTISTA
title_short FRAUDULENT COMPLAINS FROM THE PERSPECTIVE OF BRAZILIAN CULTURE: A QUALITATIVE STUDY USING THE PROJECTIVE TECHINIQUE
title_full FRAUDULENT COMPLAINS FROM THE PERSPECTIVE OF BRAZILIAN CULTURE: A QUALITATIVE STUDY USING THE PROJECTIVE TECHINIQUE
title_fullStr FRAUDULENT COMPLAINS FROM THE PERSPECTIVE OF BRAZILIAN CULTURE: A QUALITATIVE STUDY USING THE PROJECTIVE TECHINIQUE
title_full_unstemmed FRAUDULENT COMPLAINS FROM THE PERSPECTIVE OF BRAZILIAN CULTURE: A QUALITATIVE STUDY USING THE PROJECTIVE TECHINIQUE
title_sort FRAUDULENT COMPLAINS FROM THE PERSPECTIVE OF BRAZILIAN CULTURE: A QUALITATIVE STUDY USING THE PROJECTIVE TECHINIQUE
author THUANNE FIGUEIREDO BAPTISTA
author_facet THUANNE FIGUEIREDO BAPTISTA
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 08344808758
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MARCUS WILCOX HEMAIS
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 08344808758
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7353015018963870
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv MARCUS WILCOX HEMAIS
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7353015018963870
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JORGE BRANTES FERREIRA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MARCUS WILCOX HEMAIS
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MARCUS WILCOX HEMAIS
dc.contributor.referee4.fl_str_mv JORGE BRANTES FERREIRA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv ROBERTA DIAS CAMPOS
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 14449987730
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1881978031498063
dc.contributor.author.fl_str_mv THUANNE FIGUEIREDO BAPTISTA
contributor_str_mv MARCUS WILCOX HEMAIS
MARCUS WILCOX HEMAIS
JORGE BRANTES FERREIRA
MARCUS WILCOX HEMAIS
MARCUS WILCOX HEMAIS
JORGE BRANTES FERREIRA
ROBERTA DIAS CAMPOS
description Reclamações de consumidores podem ser feitas por diversos motivos, em sua maioria, a partir de episódios negativos de consumo. No entanto, há um grupo de indivíduos que realizam reclamações a empresas sem estarem necessariamente insatisfeitos. A essa conduta dá-se o nome de reclamação fraudulenta, que ocorre quando a finalidade do consumidor em realizar a reclamação visa algum lucro monetário ou social à custa da empresa. Apesar da relevância do tema, há poucos estudos a seu respeito na área de marketing, principalmente no Brasil. Ainda que existam autores que investiguem o assunto, é difícil afirmar o que motiva indivíduos a seguirem essa linha de comportamento. À frente desse quadro, o presente estudo visou analisar a relação entre as reclamações fraudulentas e a cultura brasileira, a partir das motivações que levam à adesão desse tipo de comportamento. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando-se para a coleta de dados entrevistas em profundidade com 27 consumidores, guiadas pelo uso da técnica projetiva. A análise dos dados indica diferentes reações dos entrevistados a reclamações fraudulentas, divergindo entre a aceitação e a rejeição dos comportamentos oportunistas. Foi possível perceber que existe uma relação estreita entre cultura brasileira e reclamações fraudulentas, que giram em torno da ideia do jeitinho brasileiro, da malandragem, da esperteza, e da má fé, além da ligação entre religião e comportamentos considerados como errados.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38702@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38702@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38702@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38702@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324946084364288