[pt] ALFABETIZAÇÃO E LITERATURA DIALOGISMO E ESTÉTICA NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PATRICIA DA SILVA PACHECO
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4146&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4146&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4146
Resumo: [pt] Este trabalho tem por objetivo estabelecer uma relação entre linguagem e literatura em situações de aquisição da língua escrita, nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Concebendo a linguagem, e mais especificamente a literatura, como elemento vivo e histórico fundamental na formação do sujeito, passo a questionar as formas e concepções de ensino da língua materna tendo em vista a existência de um ser leitor desde os anos iniciais da alfabetização. Que concepções de linguagem norteiam seus usos no Ensino Fundamental, de acordo com tais concepções, que práticas se fazem da literatura nesse processo? Para confrontar estas duas questões, foi indispensável a inserção no campo de pesquisa em duas escolas da Rede Municipal do Rio de Janeiro (uma de Educação Infantil, outra de Ensino Fundamental) entre os meses de agosto e de dezembro de 2002.
id PUC_RIO-1_19bbafbcc7831b476dea7b3883b377d8
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:4146
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] ALFABETIZAÇÃO E LITERATURA DIALOGISMO E ESTÉTICA NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA[en] THE TEACHING OF READING AND WRITING AND THE LITERATURE: DIALOGISM AND AESTHETICS IN WRITTEN LANGUAGE ACQUISITION[pt] LITERATURA[pt] ESTETICA[pt] DIALOGISMO[en] LITERATURE[en] AESTHETICS[en] DIALOGISM[pt] Este trabalho tem por objetivo estabelecer uma relação entre linguagem e literatura em situações de aquisição da língua escrita, nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Concebendo a linguagem, e mais especificamente a literatura, como elemento vivo e histórico fundamental na formação do sujeito, passo a questionar as formas e concepções de ensino da língua materna tendo em vista a existência de um ser leitor desde os anos iniciais da alfabetização. Que concepções de linguagem norteiam seus usos no Ensino Fundamental, de acordo com tais concepções, que práticas se fazem da literatura nesse processo? Para confrontar estas duas questões, foi indispensável a inserção no campo de pesquisa em duas escolas da Rede Municipal do Rio de Janeiro (uma de Educação Infantil, outra de Ensino Fundamental) entre os meses de agosto e de dezembro de 2002.[en] This work aims at establishing a relationship between language and literature in situations of written language acquisition, in the first years of primary education. Conceiving language, and more specifically literature, as a living and historical element fundamental to the formation of the subject, I start questioning the ways and concepts of native language teaching, in view of the existence of a reading being since the initial years of the teaching of reading and writing. Which language concepts guide its teaching in primary school and, according to such concepts, which use is made of literature in this process? For the purpose of confronting these two questions, it was dispensable to select as field of research two schools of the Municipal Teaching System of Rio de Janeiro (a nursery school and a Junior school) from August to December 2002.MAXWELLSONIA KRAMERPATRICIA DA SILVA PACHECO2003-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4146&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4146&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4146porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-26T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:4146Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-02-26T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] ALFABETIZAÇÃO E LITERATURA DIALOGISMO E ESTÉTICA NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA
[en] THE TEACHING OF READING AND WRITING AND THE LITERATURE: DIALOGISM AND AESTHETICS IN WRITTEN LANGUAGE ACQUISITION
title [pt] ALFABETIZAÇÃO E LITERATURA DIALOGISMO E ESTÉTICA NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA
spellingShingle [pt] ALFABETIZAÇÃO E LITERATURA DIALOGISMO E ESTÉTICA NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA
PATRICIA DA SILVA PACHECO
[pt] LITERATURA
[pt] ESTETICA
[pt] DIALOGISMO
[en] LITERATURE
[en] AESTHETICS
[en] DIALOGISM
title_short [pt] ALFABETIZAÇÃO E LITERATURA DIALOGISMO E ESTÉTICA NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA
title_full [pt] ALFABETIZAÇÃO E LITERATURA DIALOGISMO E ESTÉTICA NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA
title_fullStr [pt] ALFABETIZAÇÃO E LITERATURA DIALOGISMO E ESTÉTICA NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA
title_full_unstemmed [pt] ALFABETIZAÇÃO E LITERATURA DIALOGISMO E ESTÉTICA NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA
title_sort [pt] ALFABETIZAÇÃO E LITERATURA DIALOGISMO E ESTÉTICA NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA
author PATRICIA DA SILVA PACHECO
author_facet PATRICIA DA SILVA PACHECO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SONIA KRAMER
dc.contributor.author.fl_str_mv PATRICIA DA SILVA PACHECO
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] LITERATURA
[pt] ESTETICA
[pt] DIALOGISMO
[en] LITERATURE
[en] AESTHETICS
[en] DIALOGISM
topic [pt] LITERATURA
[pt] ESTETICA
[pt] DIALOGISMO
[en] LITERATURE
[en] AESTHETICS
[en] DIALOGISM
description [pt] Este trabalho tem por objetivo estabelecer uma relação entre linguagem e literatura em situações de aquisição da língua escrita, nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Concebendo a linguagem, e mais especificamente a literatura, como elemento vivo e histórico fundamental na formação do sujeito, passo a questionar as formas e concepções de ensino da língua materna tendo em vista a existência de um ser leitor desde os anos iniciais da alfabetização. Que concepções de linguagem norteiam seus usos no Ensino Fundamental, de acordo com tais concepções, que práticas se fazem da literatura nesse processo? Para confrontar estas duas questões, foi indispensável a inserção no campo de pesquisa em duas escolas da Rede Municipal do Rio de Janeiro (uma de Educação Infantil, outra de Ensino Fundamental) entre os meses de agosto e de dezembro de 2002.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-11-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4146&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4146&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4146
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4146&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4146&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817789428790198272