[en] PEDAGOGICAL USABILITY AND INTERACTION DESIGN: PROCESSES OF COMMUNICATION AND COLLABORATION IN VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARIA ISABELLA DE PORTO ALEGRE MUNIZ
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25615@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25615@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25615
Resumo: [pt] A pesquisa trata da interação mediada por ferramentas de comunicação e colaboração em ambientes virtuais de aprendizagem, dentro do contexto da educação a distância (EAD), dentro do olhar da usabilidade pedagógica e do design de interação. O estudo parte da premissa de que existem problemas ligados à interação mediada por ambientes virtuais de aprendizagem que dificultam a implementação de estratégias de ensino da EAD baseadas em colaboração e comunicação. Foi, portanto, definido como objetivo localizar necessidades e questões que podem influenciar o uso de ambientes virtuais de aprendizagem para o planejamento e a implementação de estratégias pedagógicas colaborativas, a partir de relatos de docentes. Além de trazer contribuições para o projeto de uma EAD baseada em colaboração e comunicação, a pesquisa contribui metodologicamente para a área do design de interação com a proposição da técnica da entrevista baseada em cenários. A partir de entrevistas não-diretivas com profissionais da EAD, foram desenvolvidos cenários que têm como tema interações entre pessoas em ambientes virtuais de aprendizagem utilizados para EAD. Esses cenários serviram de base para entrevistas semiestruturadas, com docentes tutores. As entrevistas trazem descrições detalhadas sobre como esses profissionais colocam em práticas estratégias pedagógicas baseadas em comunicação e colaboração e mostram o crescimento do papel da tutoria em EAD nos modelos pedagógicos que utilizam essas estratégias, expondo situações que indicam a necessidade de sistemas que apoiem as tarefas do tutor dentro dos ambientes virtuais de aprendizagem.
id PUC_RIO-1_1a7f144524acf15ad7eb7be778b5139b
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:25615
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] PEDAGOGICAL USABILITY AND INTERACTION DESIGN: PROCESSES OF COMMUNICATION AND COLLABORATION IN VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS[pt] USABILIDADE PEDAGÓGICA E DESIGN DE INTERAÇÃO: PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO E COLABORAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM[pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD[pt] IHC[pt] EAD[pt] USABILIDADE PEDAGOGICA[pt] AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM[pt] DESIGN DE INTERACAO[pt] ERGONOMIA[pt] INTERACAO HUMANO-COMPUTADOR[en] DISTANCE EDUCATION[en] HCI[en] DISTANCE EDUCATION[en] PEDAGOGICAL USABILITY[en] VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT[en] INTERACTION DESIGN[en] ERGONOMICS[en] HUMAN-COMPUTER INTERACTION[pt] A pesquisa trata da interação mediada por ferramentas de comunicação e colaboração em ambientes virtuais de aprendizagem, dentro do contexto da educação a distância (EAD), dentro do olhar da usabilidade pedagógica e do design de interação. O estudo parte da premissa de que existem problemas ligados à interação mediada por ambientes virtuais de aprendizagem que dificultam a implementação de estratégias de ensino da EAD baseadas em colaboração e comunicação. Foi, portanto, definido como objetivo localizar necessidades e questões que podem influenciar o uso de ambientes virtuais de aprendizagem para o planejamento e a implementação de estratégias pedagógicas colaborativas, a partir de relatos de docentes. Além de trazer contribuições para o projeto de uma EAD baseada em colaboração e comunicação, a pesquisa contribui metodologicamente para a área do design de interação com a proposição da técnica da entrevista baseada em cenários. A partir de entrevistas não-diretivas com profissionais da EAD, foram desenvolvidos cenários que têm como tema interações entre pessoas em ambientes virtuais de aprendizagem utilizados para EAD. Esses cenários serviram de base para entrevistas semiestruturadas, com docentes tutores. As entrevistas trazem descrições detalhadas sobre como esses profissionais colocam em práticas estratégias pedagógicas baseadas em comunicação e colaboração e mostram o crescimento do papel da tutoria em EAD nos modelos pedagógicos que utilizam essas estratégias, expondo situações que indicam a necessidade de sistemas que apoiem as tarefas do tutor dentro dos ambientes virtuais de aprendizagem.[en] This research deals with interaction mediated by communication and collaboration tools in virtual learning environments, within the context of distance education, and from the standpoint of pedagogical usability and interaction design. It is assumed that there are problems related to interaction mediated by virtual learning environments that hinder the implementation of teaching strategies of DE-based collaboration and communication. Thus, the study, based on teachers reports, aims to find requirements and issues that may influence the use of virtual learning environments for planning and implementation of collaborative teaching strategies. In addition to bringing contributions to the design of a distance education based on collaboration and communication, research contributes methodologically to the area of interaction design with the proposition of the use of scenario-based interview technique. Unstructured interviews were conducted with professionals of distance education, to support the development of scenarios that served as subjects for the interview technique based on scenarios with teachers directly involved in interactions with students during courses. The interviews include detailed descriptions of how these professionals put into practice pedagogical strategies based on communication and collaboration and expose the growing role of tutoring in distance education pedagogical models that propose collaborative teaching strategies, resulting in the need for systems that support tutor tasks within virtual learning environments.MAXWELLLUIZ ANTONIO LUZIO COELHOLUIZ ANTONIO LUZIO COELHOMARIA ISABELLA DE PORTO ALEGRE MUNIZ2016-01-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25615@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25615@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25615porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-09T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:25615Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-09T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] PEDAGOGICAL USABILITY AND INTERACTION DESIGN: PROCESSES OF COMMUNICATION AND COLLABORATION IN VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS
[pt] USABILIDADE PEDAGÓGICA E DESIGN DE INTERAÇÃO: PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO E COLABORAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
title [en] PEDAGOGICAL USABILITY AND INTERACTION DESIGN: PROCESSES OF COMMUNICATION AND COLLABORATION IN VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS
spellingShingle [en] PEDAGOGICAL USABILITY AND INTERACTION DESIGN: PROCESSES OF COMMUNICATION AND COLLABORATION IN VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS
MARIA ISABELLA DE PORTO ALEGRE MUNIZ
[pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD
[pt] IHC
[pt] EAD
[pt] USABILIDADE PEDAGOGICA
[pt] AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
[pt] DESIGN DE INTERACAO
[pt] ERGONOMIA
[pt] INTERACAO HUMANO-COMPUTADOR
[en] DISTANCE EDUCATION
[en] HCI
[en] DISTANCE EDUCATION
[en] PEDAGOGICAL USABILITY
[en] VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT
[en] INTERACTION DESIGN
[en] ERGONOMICS
[en] HUMAN-COMPUTER INTERACTION
title_short [en] PEDAGOGICAL USABILITY AND INTERACTION DESIGN: PROCESSES OF COMMUNICATION AND COLLABORATION IN VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS
title_full [en] PEDAGOGICAL USABILITY AND INTERACTION DESIGN: PROCESSES OF COMMUNICATION AND COLLABORATION IN VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS
title_fullStr [en] PEDAGOGICAL USABILITY AND INTERACTION DESIGN: PROCESSES OF COMMUNICATION AND COLLABORATION IN VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS
title_full_unstemmed [en] PEDAGOGICAL USABILITY AND INTERACTION DESIGN: PROCESSES OF COMMUNICATION AND COLLABORATION IN VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS
title_sort [en] PEDAGOGICAL USABILITY AND INTERACTION DESIGN: PROCESSES OF COMMUNICATION AND COLLABORATION IN VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS
author MARIA ISABELLA DE PORTO ALEGRE MUNIZ
author_facet MARIA ISABELLA DE PORTO ALEGRE MUNIZ
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO
dc.contributor.author.fl_str_mv MARIA ISABELLA DE PORTO ALEGRE MUNIZ
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD
[pt] IHC
[pt] EAD
[pt] USABILIDADE PEDAGOGICA
[pt] AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
[pt] DESIGN DE INTERACAO
[pt] ERGONOMIA
[pt] INTERACAO HUMANO-COMPUTADOR
[en] DISTANCE EDUCATION
[en] HCI
[en] DISTANCE EDUCATION
[en] PEDAGOGICAL USABILITY
[en] VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT
[en] INTERACTION DESIGN
[en] ERGONOMICS
[en] HUMAN-COMPUTER INTERACTION
topic [pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD
[pt] IHC
[pt] EAD
[pt] USABILIDADE PEDAGOGICA
[pt] AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
[pt] DESIGN DE INTERACAO
[pt] ERGONOMIA
[pt] INTERACAO HUMANO-COMPUTADOR
[en] DISTANCE EDUCATION
[en] HCI
[en] DISTANCE EDUCATION
[en] PEDAGOGICAL USABILITY
[en] VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT
[en] INTERACTION DESIGN
[en] ERGONOMICS
[en] HUMAN-COMPUTER INTERACTION
description [pt] A pesquisa trata da interação mediada por ferramentas de comunicação e colaboração em ambientes virtuais de aprendizagem, dentro do contexto da educação a distância (EAD), dentro do olhar da usabilidade pedagógica e do design de interação. O estudo parte da premissa de que existem problemas ligados à interação mediada por ambientes virtuais de aprendizagem que dificultam a implementação de estratégias de ensino da EAD baseadas em colaboração e comunicação. Foi, portanto, definido como objetivo localizar necessidades e questões que podem influenciar o uso de ambientes virtuais de aprendizagem para o planejamento e a implementação de estratégias pedagógicas colaborativas, a partir de relatos de docentes. Além de trazer contribuições para o projeto de uma EAD baseada em colaboração e comunicação, a pesquisa contribui metodologicamente para a área do design de interação com a proposição da técnica da entrevista baseada em cenários. A partir de entrevistas não-diretivas com profissionais da EAD, foram desenvolvidos cenários que têm como tema interações entre pessoas em ambientes virtuais de aprendizagem utilizados para EAD. Esses cenários serviram de base para entrevistas semiestruturadas, com docentes tutores. As entrevistas trazem descrições detalhadas sobre como esses profissionais colocam em práticas estratégias pedagógicas baseadas em comunicação e colaboração e mostram o crescimento do papel da tutoria em EAD nos modelos pedagógicos que utilizam essas estratégias, expondo situações que indicam a necessidade de sistemas que apoiem as tarefas do tutor dentro dos ambientes virtuais de aprendizagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25615@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25615@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25615
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25615@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25615@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822593020035072