[pt] A PRODUÇÃO CRIATIVA DE CRIANÇAS NO BRAINSTORMING DE DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÕES EM DESIGN DE PRODUTOS DIGITAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34957@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34957@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34957 |
Resumo: | [pt] O mercado tecnológico é movido pela demanda por inovações frequentes e substanciais e a consequente agilidade dos processos. Em busca de inovação, não raro as empresas se contentam com melhorias incrementais para apresentar produtos antes de seus concorrentes e garantir o retorno esperado pelos investidores. Com o objetivo de incrementar a criatividade das equipes desenvolvedoras essa pesquisa se concentrou na seguinte hipótese: se a produção criativa do brainstorming com crianças fosse utilizada nos processos de design de produtos o grau de inovação e a quantidade de produtos inovadores aumentaria. Os métodos e técnicas utilizados para essa investigação foram: entrevistas com CEOs de empresas de tecnologia digital; questionário para desenvolvedores de produtos desse tipo; entrevistas com professoras e psicopedagogas; experimento no qual crianças, equipe de desenvolvimento e designers experientes foram envolvidos. Os resultados dessa pesquisa apontaram para a refutação da hipótese, já que o processo de design do desenvolvimento de produtos digitais inovadores não foi otimizado com a produção criativa das crianças. Apesar dos resultados a inserção da variável fez com que fosse gerada uma maior quantidade de boas ideias. Foi possível criar um passo-a-passo para que o brainstorming com a influência da produção criativa das crianças possa ser replicado em processos de Design. |
id |
PUC_RIO-1_1d4084b78c4e4a7995b0008b79ecfdb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:34957 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] A PRODUÇÃO CRIATIVA DE CRIANÇAS NO BRAINSTORMING DE DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÕES EM DESIGN DE PRODUTOS DIGITAIS [en] THE CREATIVE PRODUCTION OF CHILDREN IN THE BRAINSTORMING OF DEVELOPMENT OF INNOVATIONS IN DIGITAL PRODUCT DESIGN [pt] ERGODESIGN[pt] BRAINSTORMING[pt] CRIATIVIDADE DAS CRIANCAS[pt] PRODUCAO CRIATIVA[pt] METODOLOGIA DE PROJETO[pt] PROCESSO DE DESIGN[pt] INOVACAO[en] ERGODESIGN[en] BRAINSTORMING[en] CHILDREN S CREATIVITY[en] CREATIVE PRODUCTION[en] DESIGN METODOLOGY[en] PROCESS DESIGN[en] INNOVATION[pt] O mercado tecnológico é movido pela demanda por inovações frequentes e substanciais e a consequente agilidade dos processos. Em busca de inovação, não raro as empresas se contentam com melhorias incrementais para apresentar produtos antes de seus concorrentes e garantir o retorno esperado pelos investidores. Com o objetivo de incrementar a criatividade das equipes desenvolvedoras essa pesquisa se concentrou na seguinte hipótese: se a produção criativa do brainstorming com crianças fosse utilizada nos processos de design de produtos o grau de inovação e a quantidade de produtos inovadores aumentaria. Os métodos e técnicas utilizados para essa investigação foram: entrevistas com CEOs de empresas de tecnologia digital; questionário para desenvolvedores de produtos desse tipo; entrevistas com professoras e psicopedagogas; experimento no qual crianças, equipe de desenvolvimento e designers experientes foram envolvidos. Os resultados dessa pesquisa apontaram para a refutação da hipótese, já que o processo de design do desenvolvimento de produtos digitais inovadores não foi otimizado com a produção criativa das crianças. Apesar dos resultados a inserção da variável fez com que fosse gerada uma maior quantidade de boas ideias. Foi possível criar um passo-a-passo para que o brainstorming com a influência da produção criativa das crianças possa ser replicado em processos de Design.[en] The demand for frequent and substantial innovations and the consequent agility of the processes is driven by the technological market. In search of innovation, companies are often content with incremental improvements to present products before their competitors and to ensure investors expected return. In order to increase the creativity of the creative teams, this research focused on the following hypothesis: if the creative production of brainstorming with children was used in the Design processes, the degree of innovation of the products and the number of solutions for innovative digital products would increase. The methods and techniques used for this investigation were: interviews with CEOs of digital technology companies; questionnaire for developers of such products; interviews with teachers and psycho-pedagogues; experiment in which children, development team and experienced designers were involved. The results of this research pointed to the refutation of the hypothesis, since the design process of the development of innovative digital products was not optimized with the creative production of the children: in spite of the results, the insertion of the variable resulted in the generation of more good ideas. It was possible to create a step-by-step approach so that brainstorming with the influence of children s creative output can be replicated in Design processes.MAXWELLMARIA MANUELA RUPP QUARESMAMARIA MANUELA RUPP QUARESMAADRIANA STELLA CHAMMAS2018-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34957@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34957@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34957porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:34957Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-30T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] A PRODUÇÃO CRIATIVA DE CRIANÇAS NO BRAINSTORMING DE DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÕES EM DESIGN DE PRODUTOS DIGITAIS [en] THE CREATIVE PRODUCTION OF CHILDREN IN THE BRAINSTORMING OF DEVELOPMENT OF INNOVATIONS IN DIGITAL PRODUCT DESIGN |
title |
[pt] A PRODUÇÃO CRIATIVA DE CRIANÇAS NO BRAINSTORMING DE DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÕES EM DESIGN DE PRODUTOS DIGITAIS |
spellingShingle |
[pt] A PRODUÇÃO CRIATIVA DE CRIANÇAS NO BRAINSTORMING DE DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÕES EM DESIGN DE PRODUTOS DIGITAIS ADRIANA STELLA CHAMMAS [pt] ERGODESIGN [pt] BRAINSTORMING [pt] CRIATIVIDADE DAS CRIANCAS [pt] PRODUCAO CRIATIVA [pt] METODOLOGIA DE PROJETO [pt] PROCESSO DE DESIGN [pt] INOVACAO [en] ERGODESIGN [en] BRAINSTORMING [en] CHILDREN S CREATIVITY [en] CREATIVE PRODUCTION [en] DESIGN METODOLOGY [en] PROCESS DESIGN [en] INNOVATION |
title_short |
[pt] A PRODUÇÃO CRIATIVA DE CRIANÇAS NO BRAINSTORMING DE DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÕES EM DESIGN DE PRODUTOS DIGITAIS |
title_full |
[pt] A PRODUÇÃO CRIATIVA DE CRIANÇAS NO BRAINSTORMING DE DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÕES EM DESIGN DE PRODUTOS DIGITAIS |
title_fullStr |
[pt] A PRODUÇÃO CRIATIVA DE CRIANÇAS NO BRAINSTORMING DE DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÕES EM DESIGN DE PRODUTOS DIGITAIS |
title_full_unstemmed |
[pt] A PRODUÇÃO CRIATIVA DE CRIANÇAS NO BRAINSTORMING DE DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÕES EM DESIGN DE PRODUTOS DIGITAIS |
title_sort |
[pt] A PRODUÇÃO CRIATIVA DE CRIANÇAS NO BRAINSTORMING DE DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÕES EM DESIGN DE PRODUTOS DIGITAIS |
author |
ADRIANA STELLA CHAMMAS |
author_facet |
ADRIANA STELLA CHAMMAS |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MARIA MANUELA RUPP QUARESMA MARIA MANUELA RUPP QUARESMA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ADRIANA STELLA CHAMMAS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] ERGODESIGN [pt] BRAINSTORMING [pt] CRIATIVIDADE DAS CRIANCAS [pt] PRODUCAO CRIATIVA [pt] METODOLOGIA DE PROJETO [pt] PROCESSO DE DESIGN [pt] INOVACAO [en] ERGODESIGN [en] BRAINSTORMING [en] CHILDREN S CREATIVITY [en] CREATIVE PRODUCTION [en] DESIGN METODOLOGY [en] PROCESS DESIGN [en] INNOVATION |
topic |
[pt] ERGODESIGN [pt] BRAINSTORMING [pt] CRIATIVIDADE DAS CRIANCAS [pt] PRODUCAO CRIATIVA [pt] METODOLOGIA DE PROJETO [pt] PROCESSO DE DESIGN [pt] INOVACAO [en] ERGODESIGN [en] BRAINSTORMING [en] CHILDREN S CREATIVITY [en] CREATIVE PRODUCTION [en] DESIGN METODOLOGY [en] PROCESS DESIGN [en] INNOVATION |
description |
[pt] O mercado tecnológico é movido pela demanda por inovações frequentes e substanciais e a consequente agilidade dos processos. Em busca de inovação, não raro as empresas se contentam com melhorias incrementais para apresentar produtos antes de seus concorrentes e garantir o retorno esperado pelos investidores. Com o objetivo de incrementar a criatividade das equipes desenvolvedoras essa pesquisa se concentrou na seguinte hipótese: se a produção criativa do brainstorming com crianças fosse utilizada nos processos de design de produtos o grau de inovação e a quantidade de produtos inovadores aumentaria. Os métodos e técnicas utilizados para essa investigação foram: entrevistas com CEOs de empresas de tecnologia digital; questionário para desenvolvedores de produtos desse tipo; entrevistas com professoras e psicopedagogas; experimento no qual crianças, equipe de desenvolvimento e designers experientes foram envolvidos. Os resultados dessa pesquisa apontaram para a refutação da hipótese, já que o processo de design do desenvolvimento de produtos digitais inovadores não foi otimizado com a produção criativa das crianças. Apesar dos resultados a inserção da variável fez com que fosse gerada uma maior quantidade de boas ideias. Foi possível criar um passo-a-passo para que o brainstorming com a influência da produção criativa das crianças possa ser replicado em processos de Design. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34957@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34957@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34957 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34957@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34957@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822610154815488 |