[en] BEHIND THE OBJECTIVE: FIXITY AND MOVEMENT IN AUGUSTO MALTAS PHOTOGRAPHY AND RIO DE JANEIRO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13199@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13199@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13199 |
Resumo: | [pt] Augusto Malta (1864-1957), apesar de ter ocupado o cargo de fotógrafo oficial da prefeitura do Rio de Janeiro entre 1903 e 1936 e de possuir numerosas imagens particulares, teve seu nome vinculado ao de Francisco Pereira Passos, desde sua época até os dias atuais. A proposta desta dissertação é analisar Malta como sujeito detrás da objetiva, ou seja, alguém que tendo todo um campo de possibilidades técnicas e visuais, escolhe para cada clique um modo de reapresentar o mundo. Ao mesmo tempo em que as experiências citadinas vivenciadas por Malta incitam e constituem o seu olhar, entendo que ele reconstrói a cidade a partir do retângulo de sua máquina. Além de problematizar a formação histórica do epíteto Malta, fotógrafo-de-Pereira-Passos, a análise se desenvolve em torno de dois conjuntos de fotografias: as imagens produzidas acerca dos quiosques da cidade entre 1903 e 1911; e as fotografias que captaram a Avenida Central/Rio Branco entre 1904 e cerca de 1930. Partindo de tais fotos, observo que Malta busca recriar tanto a civilização do bulevar quanto o atraso dos quiosques; por outro lado, a multiplicidade de apreensões possibilitadas por suas imagens apresenta um jogo entre fixidez e movimento nos registros desses espaços urbanos. |
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[en] BEHIND THE OBJECTIVE: FIXITY AND MOVEMENT IN AUGUSTO MALTAS PHOTOGRAPHY AND RIO DE JANEIRO[pt] DETRÁS DA OBJETIVA: FIXIDEZ E MOVIMENTO NA FOTOGRAFIA E NO RIO DE JANEIRO DE AUGUSTO MALTA[pt] RIO DE JANEIRO[pt] AUGUSTO MALTA[pt] FOTOGRAFIA[en] RIO DE JANEIRO[en] AUGUSTO MALTA[en] PHOTOGRAPHY[pt] Augusto Malta (1864-1957), apesar de ter ocupado o cargo de fotógrafo oficial da prefeitura do Rio de Janeiro entre 1903 e 1936 e de possuir numerosas imagens particulares, teve seu nome vinculado ao de Francisco Pereira Passos, desde sua época até os dias atuais. A proposta desta dissertação é analisar Malta como sujeito detrás da objetiva, ou seja, alguém que tendo todo um campo de possibilidades técnicas e visuais, escolhe para cada clique um modo de reapresentar o mundo. Ao mesmo tempo em que as experiências citadinas vivenciadas por Malta incitam e constituem o seu olhar, entendo que ele reconstrói a cidade a partir do retângulo de sua máquina. Além de problematizar a formação histórica do epíteto Malta, fotógrafo-de-Pereira-Passos, a análise se desenvolve em torno de dois conjuntos de fotografias: as imagens produzidas acerca dos quiosques da cidade entre 1903 e 1911; e as fotografias que captaram a Avenida Central/Rio Branco entre 1904 e cerca de 1930. Partindo de tais fotos, observo que Malta busca recriar tanto a civilização do bulevar quanto o atraso dos quiosques; por outro lado, a multiplicidade de apreensões possibilitadas por suas imagens apresenta um jogo entre fixidez e movimento nos registros desses espaços urbanos.[en] Augusto Malta (1864-1957), despite having occupied the position of the municipal official photographer of Rio de Janeiro between 1903 and 1936 and has numerous particular images of the city, had his name linked to Francisco Pereira Passos, from his time until this days. The proposal of this dissertation is to analyze Malta as a subject behind the objective, that is, someone who has an entire field of technical and visual possibilities, choose to each click a way to represent the world. At the same time that the experiences of the city lived by Malta incite and constitute his looking, I believe he reconstructs the city from the rectangle of his machine. In addition to question the training of historical epitome Malta, photographer-of-Pereira-Passos, the analysis is based around two sets of photographs: the images produced on the kiosks of the city between 1903 and 1911, and the photographs that had caught the Avenida Central/Rio Branco between 1904 and around 1930. From these pictures, I observe that Malta search recreate both the civilization of the boulevard as the delay of the kiosks, and on the other hand, the multiplicity of apprehensions made possible by their images presents a game between fixity and movement in the records of these urban spaces.MAXWELLEUNICIA BARROS BARCELOS FERNANDESVIVIANE DA SILVA ARAUJO2009-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13199@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13199@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13199porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:13199Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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