[en] IMPRESSIONS ON IMAGES: HISTORY MEMORY AND AUGUSTO MALTA CARIOCA PHOTOGRAPHY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11419@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11419@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11419 |
Resumo: | [pt] A presente dissertação busca aproximar memória e fotografia, bem como o ato de fotografar do ato de historiar. A partir daí, se volta para a proposta específica de analisar um grupo de fotografias que Augusto Malta fez das ruas da cidade do Rio de Janeiro no início do século XX. Já no século XIX foi atribuída aos fotógrafos a função de registradores de um mundo que se dissipava e de outro que se anunciava. Esses profissionais eram contratados como os responsáveis por guardarem as imagens que se transformavam rapidamente, especialmente nas cidades. Tratava-se de um desejo de construir um álbum que conservasse a memória do antes, do durante e do depois, e que servisse de registro confiável das mudanças promovidas. Esta é a função que Augusto César Malta de Campos assumiu na prefeitura da cidade-capital, comandada por Francisco Pereira Passos. É através desse caminho que se busca analisar a fotografia como artifício capaz de inventariar as transformações da cidade, uma representação fiel do mundo visível. Assim, as imagens dos Kiosques, dentre outras tantas, se tornaram instrumentos com valor de prova a serviço de um projeto modernizador da cidade-capital, numa íntima relação com a mobilização nacional em torno de uma identidade moderna que se forjava naquele tempo. |
id |
PUC_RIO-1_1f842339f3eb35d86d3310e0d8026d8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:11419 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] IMPRESSIONS ON IMAGES: HISTORY MEMORY AND AUGUSTO MALTA CARIOCA PHOTOGRAPHY[pt] IMPRESSÕES IMAGÉTICAS: HISTÓRIA, MEMÓRIA E A FOTOGRAFIA CARIOCA DE AUGUSTO MALTA[pt] RIO DE JANEIRO[pt] AUGUSTO MALTA[pt] FOTOGRAFIA[pt] MEMORIA[en] RIO DE JANEIRO[en] AUGUSTO MALTA[en] PHOTOGRAPHY[en] MEMORY[pt] A presente dissertação busca aproximar memória e fotografia, bem como o ato de fotografar do ato de historiar. A partir daí, se volta para a proposta específica de analisar um grupo de fotografias que Augusto Malta fez das ruas da cidade do Rio de Janeiro no início do século XX. Já no século XIX foi atribuída aos fotógrafos a função de registradores de um mundo que se dissipava e de outro que se anunciava. Esses profissionais eram contratados como os responsáveis por guardarem as imagens que se transformavam rapidamente, especialmente nas cidades. Tratava-se de um desejo de construir um álbum que conservasse a memória do antes, do durante e do depois, e que servisse de registro confiável das mudanças promovidas. Esta é a função que Augusto César Malta de Campos assumiu na prefeitura da cidade-capital, comandada por Francisco Pereira Passos. É através desse caminho que se busca analisar a fotografia como artifício capaz de inventariar as transformações da cidade, uma representação fiel do mundo visível. Assim, as imagens dos Kiosques, dentre outras tantas, se tornaram instrumentos com valor de prova a serviço de um projeto modernizador da cidade-capital, numa íntima relação com a mobilização nacional em torno de uma identidade moderna que se forjava naquele tempo.[en] This work tries to approximate memory and photography, and at the same time the act of make photography and act of writing history. Then the work persecutes the propose of analyze a group of four photos that Augusto Malta made in the streets of Rio de Janeiro in the beginning of the 20th century. In the 19th century was given to the photographers the function of recorders of a world passing through many changes. Those professionals were hired as the responsibles to keep the images that were changing quickly, especially in the cities. There was a desire to build an album dedicated to the memory of times, and prove of the changes in the world. This was the work that Augusto Malta did for the mayor Pereira Passos. Through this way the photography is analyzed as a faithful representation of the visible world. The Kiosque s images became a prove to the project of modernization of the city, in a relation to the national mobilization around a modern identity.MAXWELLANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUESANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUESAMANDA DANELLI COSTA2008-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11419@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11419@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11419porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-05T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:11419Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-05T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] IMPRESSIONS ON IMAGES: HISTORY MEMORY AND AUGUSTO MALTA CARIOCA PHOTOGRAPHY [pt] IMPRESSÕES IMAGÉTICAS: HISTÓRIA, MEMÓRIA E A FOTOGRAFIA CARIOCA DE AUGUSTO MALTA |
title |
[en] IMPRESSIONS ON IMAGES: HISTORY MEMORY AND AUGUSTO MALTA CARIOCA PHOTOGRAPHY |
spellingShingle |
[en] IMPRESSIONS ON IMAGES: HISTORY MEMORY AND AUGUSTO MALTA CARIOCA PHOTOGRAPHY AMANDA DANELLI COSTA [pt] RIO DE JANEIRO [pt] AUGUSTO MALTA [pt] FOTOGRAFIA [pt] MEMORIA [en] RIO DE JANEIRO [en] AUGUSTO MALTA [en] PHOTOGRAPHY [en] MEMORY |
title_short |
[en] IMPRESSIONS ON IMAGES: HISTORY MEMORY AND AUGUSTO MALTA CARIOCA PHOTOGRAPHY |
title_full |
[en] IMPRESSIONS ON IMAGES: HISTORY MEMORY AND AUGUSTO MALTA CARIOCA PHOTOGRAPHY |
title_fullStr |
[en] IMPRESSIONS ON IMAGES: HISTORY MEMORY AND AUGUSTO MALTA CARIOCA PHOTOGRAPHY |
title_full_unstemmed |
[en] IMPRESSIONS ON IMAGES: HISTORY MEMORY AND AUGUSTO MALTA CARIOCA PHOTOGRAPHY |
title_sort |
[en] IMPRESSIONS ON IMAGES: HISTORY MEMORY AND AUGUSTO MALTA CARIOCA PHOTOGRAPHY |
author |
AMANDA DANELLI COSTA |
author_facet |
AMANDA DANELLI COSTA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
AMANDA DANELLI COSTA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] RIO DE JANEIRO [pt] AUGUSTO MALTA [pt] FOTOGRAFIA [pt] MEMORIA [en] RIO DE JANEIRO [en] AUGUSTO MALTA [en] PHOTOGRAPHY [en] MEMORY |
topic |
[pt] RIO DE JANEIRO [pt] AUGUSTO MALTA [pt] FOTOGRAFIA [pt] MEMORIA [en] RIO DE JANEIRO [en] AUGUSTO MALTA [en] PHOTOGRAPHY [en] MEMORY |
description |
[pt] A presente dissertação busca aproximar memória e fotografia, bem como o ato de fotografar do ato de historiar. A partir daí, se volta para a proposta específica de analisar um grupo de fotografias que Augusto Malta fez das ruas da cidade do Rio de Janeiro no início do século XX. Já no século XIX foi atribuída aos fotógrafos a função de registradores de um mundo que se dissipava e de outro que se anunciava. Esses profissionais eram contratados como os responsáveis por guardarem as imagens que se transformavam rapidamente, especialmente nas cidades. Tratava-se de um desejo de construir um álbum que conservasse a memória do antes, do durante e do depois, e que servisse de registro confiável das mudanças promovidas. Esta é a função que Augusto César Malta de Campos assumiu na prefeitura da cidade-capital, comandada por Francisco Pereira Passos. É através desse caminho que se busca analisar a fotografia como artifício capaz de inventariar as transformações da cidade, uma representação fiel do mundo visível. Assim, as imagens dos Kiosques, dentre outras tantas, se tornaram instrumentos com valor de prova a serviço de um projeto modernizador da cidade-capital, numa íntima relação com a mobilização nacional em torno de uma identidade moderna que se forjava naquele tempo. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-03-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11419@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11419@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11419 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11419@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11419@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822567096090624 |