HEDONIC OR UTILITARIAN PURCHASE MOTIVATION: HOW DOES IT AFFECT REGRET?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CYNTHIA STORCK FIGUEIRA
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16725@1
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Resumo: As motivações hedônica e utilitária de compra podem provocar diferentes reações emocionais na avaliação pós-compra, como arrependimento. A abordagem do arrependimento como uma emoção negativa, fruto do processo de avaliação pós-compra, vem ganhando mais atenção e importância no estudo do comportamento do consumidor. Esta dissertação procurou examinar como se manifesta o arrependimento que consumidores experimentam na avaliação póscompra, em função de sua motivação de consumo ser hedônica ou utilitária. Conduziu-se um levantamento (survey), com o questionário sendo enviado por email para uma amostra não-probabilística de 131 consumidores. Os resultados encontrados sugerem que o arrependimento experimentado manifesta-se de forma mais intensa quando a motivação da compra for hedônica e menos intensa quando a motivação de compra é utilitária.
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