[en] CRITICAL AND MEANINGFUL MATHEMATICS: AN EXPERIENCE WITH GEOMETRY IN THE YOUTH AND ADULT EDUCATION PROGRAM (PEJA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47765@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47765@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47765 |
Resumo: | [pt] Este trabalho é fruto de reflexões voltadas para o incentivo do ensino crítico e significativo de matemática na educação básica e defende a utilização da tecnologia neste espaço. Em especial são tratados conteúdos relativos ao cálculo de perímetros, áreas e volumes para o público do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA). O PEJA está vigente na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro desde 1984 e atende uma parcela considerável da população que, por algum motivo, não pôde concluir o ensino regular na idade escolar prevista. Pretendeu-se com as reflexões apresentadas nos capítulos iniciais, aproximar o cotidiano do aluno ao mundo da matemática, mostrar o quanto aspectos geométricos estão presentes em suas vidas e promover a criticidade através do incentivo de debates e troca de experiências e saberes. A geometria exige um olhar cuidadoso no que diz respeito à compreensão do espaço e das formas de objetos. Buscou-se, portanto, o desenvolvimento de métodos adequados ao público que estimulassem esse olhar. As reflexões desenvolvidas geraram um produto educacional constituído de uma sequência de atividades criadas e aplicadas junto a alunos do PEJA. As atividades e os resultados de suas aplicações estão expostos nos capítulos finais do trabalho. Espera-se que o presente estudo possa colaborar com outros professores interessados em criar caminhos comprometidos com o intuito de promover na educação básica, cada vez mais, uma educação crítica e significativa que incentive a autonomia para todos. |
id |
PUC_RIO-1_1f74c2964ec5cc0fadcebf37e0e2ba01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:47765 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] CRITICAL AND MEANINGFUL MATHEMATICS: AN EXPERIENCE WITH GEOMETRY IN THE YOUTH AND ADULT EDUCATION PROGRAM (PEJA)[pt] MATEMÁTICA CRÍTICA E SIGNIFICATIVA: UMA EXPERIÊNCIA COM A GEOMETRIA NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PEJA)[pt] AREA[pt] VOLUME[pt] ENSINO SIGNIFICATIVO[pt] MATEMATICA CRITICA[pt] PEJA[pt] PERIMETRO[en] AREA[en] VOLUME[en] MEANINGFUL TEACHING[en] CRITICAL MATHEMATICS[en] PEJA[en] PERIMETER[pt] Este trabalho é fruto de reflexões voltadas para o incentivo do ensino crítico e significativo de matemática na educação básica e defende a utilização da tecnologia neste espaço. Em especial são tratados conteúdos relativos ao cálculo de perímetros, áreas e volumes para o público do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA). O PEJA está vigente na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro desde 1984 e atende uma parcela considerável da população que, por algum motivo, não pôde concluir o ensino regular na idade escolar prevista. Pretendeu-se com as reflexões apresentadas nos capítulos iniciais, aproximar o cotidiano do aluno ao mundo da matemática, mostrar o quanto aspectos geométricos estão presentes em suas vidas e promover a criticidade através do incentivo de debates e troca de experiências e saberes. A geometria exige um olhar cuidadoso no que diz respeito à compreensão do espaço e das formas de objetos. Buscou-se, portanto, o desenvolvimento de métodos adequados ao público que estimulassem esse olhar. As reflexões desenvolvidas geraram um produto educacional constituído de uma sequência de atividades criadas e aplicadas junto a alunos do PEJA. As atividades e os resultados de suas aplicações estão expostos nos capítulos finais do trabalho. Espera-se que o presente estudo possa colaborar com outros professores interessados em criar caminhos comprometidos com o intuito de promover na educação básica, cada vez mais, uma educação crítica e significativa que incentive a autonomia para todos.[en] This study is the result of thoughts and reflections focused on the encouragement of a critical and meaningful teaching of Mathematics on basic education level and advocates the use of technology in classroom. In particular, topics related to perimeter calculations, areas and volumes are covered, to the public of the Young and Adults Education Program. This Program is in force at the Rio de Janeiro s City Hall since 1984 and meets a considerable portion of the population which, for some reason, could not complete regular education on the predicted age. It was intended, through the thoughts and reflections presented in the first chapters to bring the students daily life closer to the Mathematics World, showing that geometrical aspects are common in their lifes. It was intended too, also, to promote criticality through the encouragement of debates and exchange of experiences and knowledge. Geometry requires a careful look with regard to the space comprehension and the objects form. Therefore, we sought the development of suitable methods that stimulate that look, to the public. The thoughts and reflections developed generated an educational product consisting in a sequence of activities created and applied to PEJA students. The activities and their results are shown in the final chapters of this study. We hope that this study can collaborate with other teachers, interested in creating compromised paths, in the Basic Education, to promote a critical and meaningful education that encourages the autonomy of all.MAXWELLCHRISTINE SERTA COSTACHRISTINE SERTA COSTALUIZ CARAHU DA CUNHA NETO2020-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47765@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47765@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47765porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-28T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:47765Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-28T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] CRITICAL AND MEANINGFUL MATHEMATICS: AN EXPERIENCE WITH GEOMETRY IN THE YOUTH AND ADULT EDUCATION PROGRAM (PEJA) [pt] MATEMÁTICA CRÍTICA E SIGNIFICATIVA: UMA EXPERIÊNCIA COM A GEOMETRIA NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PEJA) |
title |
[en] CRITICAL AND MEANINGFUL MATHEMATICS: AN EXPERIENCE WITH GEOMETRY IN THE YOUTH AND ADULT EDUCATION PROGRAM (PEJA) |
spellingShingle |
[en] CRITICAL AND MEANINGFUL MATHEMATICS: AN EXPERIENCE WITH GEOMETRY IN THE YOUTH AND ADULT EDUCATION PROGRAM (PEJA) LUIZ CARAHU DA CUNHA NETO [pt] AREA [pt] VOLUME [pt] ENSINO SIGNIFICATIVO [pt] MATEMATICA CRITICA [pt] PEJA [pt] PERIMETRO [en] AREA [en] VOLUME [en] MEANINGFUL TEACHING [en] CRITICAL MATHEMATICS [en] PEJA [en] PERIMETER |
title_short |
[en] CRITICAL AND MEANINGFUL MATHEMATICS: AN EXPERIENCE WITH GEOMETRY IN THE YOUTH AND ADULT EDUCATION PROGRAM (PEJA) |
title_full |
[en] CRITICAL AND MEANINGFUL MATHEMATICS: AN EXPERIENCE WITH GEOMETRY IN THE YOUTH AND ADULT EDUCATION PROGRAM (PEJA) |
title_fullStr |
[en] CRITICAL AND MEANINGFUL MATHEMATICS: AN EXPERIENCE WITH GEOMETRY IN THE YOUTH AND ADULT EDUCATION PROGRAM (PEJA) |
title_full_unstemmed |
[en] CRITICAL AND MEANINGFUL MATHEMATICS: AN EXPERIENCE WITH GEOMETRY IN THE YOUTH AND ADULT EDUCATION PROGRAM (PEJA) |
title_sort |
[en] CRITICAL AND MEANINGFUL MATHEMATICS: AN EXPERIENCE WITH GEOMETRY IN THE YOUTH AND ADULT EDUCATION PROGRAM (PEJA) |
author |
LUIZ CARAHU DA CUNHA NETO |
author_facet |
LUIZ CARAHU DA CUNHA NETO |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CHRISTINE SERTA COSTA CHRISTINE SERTA COSTA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LUIZ CARAHU DA CUNHA NETO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] AREA [pt] VOLUME [pt] ENSINO SIGNIFICATIVO [pt] MATEMATICA CRITICA [pt] PEJA [pt] PERIMETRO [en] AREA [en] VOLUME [en] MEANINGFUL TEACHING [en] CRITICAL MATHEMATICS [en] PEJA [en] PERIMETER |
topic |
[pt] AREA [pt] VOLUME [pt] ENSINO SIGNIFICATIVO [pt] MATEMATICA CRITICA [pt] PEJA [pt] PERIMETRO [en] AREA [en] VOLUME [en] MEANINGFUL TEACHING [en] CRITICAL MATHEMATICS [en] PEJA [en] PERIMETER |
description |
[pt] Este trabalho é fruto de reflexões voltadas para o incentivo do ensino crítico e significativo de matemática na educação básica e defende a utilização da tecnologia neste espaço. Em especial são tratados conteúdos relativos ao cálculo de perímetros, áreas e volumes para o público do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA). O PEJA está vigente na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro desde 1984 e atende uma parcela considerável da população que, por algum motivo, não pôde concluir o ensino regular na idade escolar prevista. Pretendeu-se com as reflexões apresentadas nos capítulos iniciais, aproximar o cotidiano do aluno ao mundo da matemática, mostrar o quanto aspectos geométricos estão presentes em suas vidas e promover a criticidade através do incentivo de debates e troca de experiências e saberes. A geometria exige um olhar cuidadoso no que diz respeito à compreensão do espaço e das formas de objetos. Buscou-se, portanto, o desenvolvimento de métodos adequados ao público que estimulassem esse olhar. As reflexões desenvolvidas geraram um produto educacional constituído de uma sequência de atividades criadas e aplicadas junto a alunos do PEJA. As atividades e os resultados de suas aplicações estão expostos nos capítulos finais do trabalho. Espera-se que o presente estudo possa colaborar com outros professores interessados em criar caminhos comprometidos com o intuito de promover na educação básica, cada vez mais, uma educação crítica e significativa que incentive a autonomia para todos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47765@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47765@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47765 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47765@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47765@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47765 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822620381577216 |